Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 29 de dezembro de 2012


You are here: Home / Igreja / litugia das horas / Sábado – Oitava de Natal

Sábado – Oitava De Natal

191
Laudes
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Do sol nascente ao poente
cantai, fiéis, neste dia,
ao Cristo Rei que, por nós,
nasceu da Virgem Maria.
Autor feliz deste mundo,
tomou um corpo mortal.
A nossa carne assumindo,
livrou a carne do mal.
No seio puro da Virgem
entrou a graça dos céus.
Em si carrega um segredo
sabido apenas por Deus.
O casto seio da Virgem
se faz o templo de Deus.
Gerou sem homem um Filho,
o Autor da terra e dos céus.
Nasceu da Virgem o Filho
que Gabriel anunciou,
em quem no seio materno
João, o Batista, exultou.
Não recusou o presépio,
foi sobre o feno deitado;
quem mesmo as aves sustenta
com leite foi sustentado.
Do céu os coros se alegram,
os anjos louvam a Deus.
Pastor se mostra aos pastores
quem fez a terra e os céus.
Louvor a vós, ó Jesus,
que duma Virgem nascestes.
Louvor ao Pai e ao Espírito
no azul dos paços celestes.
Salmodia
Ant. 1 A quem vistes, ó pastores?
Anunciai e nos dizei quem na terra apareceu?
Nós vimos um menino e os anjos a cantar
e a louvar Nosso Senhor. Aleluia.
Salmo 62 (63), 2-9.
Sede de Deus
Vigia diante de Deus, quem rejeita as obras das trevas (cf. 1Ts 5,5)
— 2Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!*
Desde a aurora ansioso vos busco!
= A minh’alma tem sede de vós,+
minha carne também vos deseja,*
como terra sedenta e sem água!
— 3Venho, assim, contemplar-vos no templo,*
para ver vossa glória e poder.
— 4Vosso amor vale mais do que a vida:*
e por isso meus lábios vos louvam.
— 5Quero, pois, vos louvar pela vida,*
e elevar para vós minhas mãos!
— 6A minh’alma será saciada,*
como em grande banquete de festa;
— cantará a alegria em meus lábios,*
ao cantar para vós meu louvor!
- 7Penso em vós no meu leito, de noite,*
nas vigílias suspiro por vós!
— 8Para mim fostes sempre um socorro;*
de vossas asas à sombra eu exulto!
— 9Minha alma se agarra em vós;*
com poder vossa mão me sustenta.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. A quem vistes, ó pastores?
Anunciai e nos dizei quem na terra apareceu?
Nós vimos um menino e os anjos a cantar
e a louvar Nosso Senhor. Aleluia.
Ant. 2 Disse o anjo aos pastores:
Eu vos trago a boa-nova de uma grande alegria:
nasceu hoje para vós o Salvador do universo. Aleluia.
No cântico que se segue o refrão entre parênteses é opcional.
Cântico Dn 3,57-88.56
Louvor das criaturas ao Senhor
Louvai o nosso Deus, todos os seus servos (Ap 19,5)
- 57Obras do Senhor, bendizei o Senhor,*
louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
- 58Céus do Senhor, bendizei o Senhor!
59Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
Ou
R. A ele glória e louvor eternamente)
- 60Águas do alto céu, bendizei o Senhor!*
61Potências do Senhor, bendizei o Senhor!
- 62Lua e sol, bendizei o Senhor!*
63Astros e estrelas bendizei o Senhor!
(R.)
- 64Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor!*
65Brisas e ventos, bendizei o Senhor!
- 66Fogo e calor, bendizei o Senhor!*
67Frio e ardor, bendizei o Senhor!
(R.)
- 68Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor!*
69Geada e frio, bendizei o Senhor!
- 70Gelos e neves, bendizei o Senhor!*
71Noites e dias, bendizei o Senhor!
(R.)
- 72Luzes e trevas, bendizei o Senhor!*
73Raios e nuvens, bendizei o Senhor!
-74Ilhas e terra, bendizei ao Senhor!*
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
(R.)
- 75Montes e colinas, bendizei o Senhor!*
76Plantas da terra, bendizei o Senhor!
- 77Mares e rios, bendizei o Senhor!*
78Fontes e nascentes, bendizei o Senhor!
(R.)
- 79Baleias e peixes, bendizei o Senhor!*
80Pássaros do céu, bendizei o Senhor!
- 81Feras e rebanhos, bendizei o Senhor!*
82Filhos dos homens, bendizei o Senhor!
(R.)
- 83Filhos de Israel, bendizei o Senhor!*
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
- 84Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor!*
85Servos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R.)
- 86Almas dos justos, bendizei o Senhor!*
87Santos e humildes, bendizei o Senhor!
- 88Jovens Misael,Ananias e Azarias, bendizei o Senhor,*
louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
(R.)
- ao Pai e ao Filho e ao espírito Santo*
louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim!
- 56Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus!*
Sois digno de louvor e de glória eternamente!
(R.)
No fim deste cântico não se diz Glória ao Pai
Ant. Disse o anjo aos pastores:
Eu vos trago a boa-nova de uma grande alegria:
nasceu hoje para vós o Salvador do universo. Aleluia.
Ant. 3 Um menino nasceu hoje para nós:
o seu nome é Deus forte, aleluia.
Salmo 149
A alegria e o louvor dos santos
Os filhos da Igreja, novo povo de Deus, se alegrem no seu Rei Cristo Jesus (Hesíquio)
— 1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*
e o seu louvor na assembléia dos fiéis!
— 2Alegre-se Israel em quem o fez,*
e Sião se rejubile no seu Rei!
— 3Com danças glorifiquem o seu nome,*
toquem harpa e tambor em sua honra!
— 4Porque, de fato, o Senhor ama seu povo*
e coroa com vitória os seus humildes.
— 5Exultem os fiéis por sua glória,*
e cantando se levantem de seus leitos,
— 6com louvores do Senhor em sua boca*
e espadas de dois gumes em sua mão,
— 7para exercer sua vingança entre as nações,*
e infligir o seu castigo entre os povos,
— 8colocando nas algemas os seus reis,*
e seus nobres entre ferros e correntes,
— 9para aplicar-lhes a sentença já escrita:*
Eis a glória para todos os seus santos.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Um menino nasceu hoje para nós:
o seu nome é Deus forte, aleluia.
Leitura breve Hb 1,1-2
Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas;
nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu
herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo.
Responsório breve
R.O Senhor fez conhecer
* Aleluia, aleluia. R. O Senhor.
V. A sua salvação *Aleluia, aleluia. Glória ao Pai.
R. O Senhor.
CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79
Ant. Os pastores falavam entre si: Vamos todos a Belém,
vamos ver o grande evento que o Senhor nos revelou.
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
–69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.
=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;
–78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
= e na sombra da morte estão sentados
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Os pastores falavam entre si: Vamos todos a Belém,
vamos ver o grande evento que o Senhor nos revelou.
Preces
Demos graças a Deus Pai, que na sua misericórdia nos enviou Jesus Cristo, Príncipe da paz; e digamos cheios de confiança:
R. Dai a paz, Senhor, a todos os homens!
Deus onipotente, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, nestes dias em que a Igreja celebra vosso amor salvador,
– aceitai com bondade os nossos louvores. R.
Vós, que, desde o início, prometestes dar aos seres humanos a vitória por meio de Cristo, Salvador do mundo,
– iluminai todos os povos com a luz do Evangelho. R.
Para a glória de vosso Filho, que Abraão contemplou com alegria, os patriarcas esperaram, os profetas anunciaram e os povos desejaram,
– fazei que o povo de Israel também seja salvo. R.
Vós, que mandastes os anjos proclamar o nascimento de vosso Filho, e os apóstolos, mártires e fiéis o louvarem por todos os séculos,
– concedei à terra a vossa paz. R.
(intenções livres)
Pai nosso…
Oração
Ó Deus invisível e todo-poderoso, que dissipastes as trevas do mundo
com a vinda da vossa luz, volvei para nós o vosso olhar, a fim de que
proclamemos dignamente a maravilhosa natividade de vosso Filho
Unigênito. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Média
Oração das Quinze Horas (Hora Nona)
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Vós que sois o Imutável,
Deus fiel, Senhor da História,
nasce e morre a luz do dia,
revelando a vossa glória.
Seja a tarde luminosa
numa vida permanente.
E da santa morte o prêmio
nos dê glória eternamente.
Escutai-nos, ó Pai Santo,
pelo Cristo, nosso irmão,
que convosco e o Espírito
vive em plena comunhão.
Salmodia
– salmodia complementar –
Ant. Os meus olhos viram a vossa salvação,
que preparastes ante a face das nações.
Salmo 118(119),17-24
I (Ghimel)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou (Jo 4,34).
–17 Sede bom com vosso servo, e viverei, *
e guardarei vossa palavra, ó Senhor.
–18 Abri meus olhos, e então contemplarei *
as maravilhas que encerra a vossa lei!
–19 Sou apenas peregrino sobre a terra, *
de mim não oculteis vossos preceitos!
–20 Minha alma se consome o tempo todo *
em desejar as vossas justas decisões.
–21 Ameaçais os orgulhosos e os malvados; *
maldito seja quem transgride a vossa lei!
–22 Livrai-me do insulto e do desprezo, *
pois eu guardo as vossas ordens, ó Senhor.
–23 Que os poderosos reunidos me condenem; *
o que me importa é o vosso julgamento!
–24 Minha alegria é a vossa Aliança, *
meus conselheiros são os vossos mandamentos.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Salmo 24(25)
Prece de perdão e confiança
A esperança não decepciona (Rm 5,5).
I
=1 Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma, †
2 em vós confio: que eu não seja envergonhado*
nem triunfem sobre mim os inimigos!
–3 Não se envergonha quem em vós põe a esperança, *
mas sim, quem nega por um nada a sua fé.
–4 Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, *
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
=5 Vossa verdade me oriente e me conduza, †
porque sois o Deus da minha salvação; *
em vós espero, ó Senhor, todos os dias!
–6 Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura *
e a vossa compaixão que são eternas!
–7 Não recordeis os meus pecados quando jovem, *
nem vos lembreis de minhas faltas e delitos!
– De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia *
e sois bondade sem limites, ó Senhor!
–8 O Senhor é piedade e retidão, *
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
–9 Ele dirige os humildes na justiça, *
e aos pobres ele ensina o seu caminho.
–10 Verdade e amor são os caminhos do Senhor *
para quem guarda sua Aliança e seus preceitos.
–11 Ó Senhor, por vosso nome e vossa honra, *
perdoai os meus pecados que são tantos!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
II
–12 Qual é o homem que respeita o Senhor? *
Deus lhe ensina os caminhos a seguir.
–13 Será feliz e viverá na abundância,*
e os seus filhos herdarão a nova terra.
–14 O Senhor se torna íntimo aos que o temem *
e lhes dá a conhecer sua Aliança.
–15 Tenho os olhos sempre fitos no Senhor, *
pois ele tira os meus pés das armadilhas.
–16 Voltai-vos para mim, tende piedade, *
porque sou pobre, estou sozinho e infeliz!
–17 Aliviai meu coração de tanta angústia, *
e libertai-me das minhas aflições!
–18 Considerai minha miséria e sofrimento *
e concedei vosso perdão aos meus pecados! –
–19 Olhai meus inimigos que são muitos, *
e com que ódio violento eles me odeiam!
–20 Defendei a minha vida e libertai-me; *
em vós confio, que eu não seja envergonhado!
–21 Que a retidão e a inocência me protejam, *
pois em vós eu coloquei minha esperança!
–22 Libertai, ó Senhor Deus, a Israel *
de toda sua angústia e aflição!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Ant. Os meus olhos viram a vossa salvação,
que preparastes ante a face das nações.
Leitura breve At 10,36
Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-nova
da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.
V.A verdade e o amor se encontraram. Aleluia.
R. A justiça e a paz se abraçaram. Aleluia.
Oração
Ó Deus invisível e todo-poderoso, que dissipastes as trevas do mundo
com a vinda da vossa luz, volvei para nós o vosso olhar, a fim de que
proclamemos dignamente a maravilhosa natividade de vosso Filho
Unigênito. Que vive e reina para sempre.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.
R. Demos graças a Deus.
29 de dezembro
QUINTO DIA NA OITAVA DO NATAL
Invitatório
___________________________________________________
Ofício das Leituras
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.
Hino
Eterno esplendor da beleza divina,
ó Cristo, vós sois luz e vida e perdão.
As nossas doenças trazeis o remédio,
abris uma porta para a salvação.
O coro dos anjos ressoa na terra
e um mundo novo seu canto anuncia:
a glória a Deus Pai nas alturas celestes,
e ao gênero humana a paz e alegria.
Embora pequeno, deitado em presépio,
em todo Universo, ó Cristo, reinais.
Ó fruto bendito da Virgem sem mancha,
que todos vos amem num reino de paz.
Nasceis para dar-nos o céu como Pátria,
vivendo na carne da humanidade.
Renovem-se as mentes e os corações,
se unam por laços de tal caridade.
Às vozes dos anjos as nossas unimos,
num coro exultante de glória e louvor,
cantando aleluias ao Pai e ao Filho,
cantando louvores e graças ao Amor.
Salmodia
Ant. 1 Conosco está o Senhor do universo.
O nosso refúgio é o Deus de Jacó.
Salmo 45(46)
–2 O Senhor para nós é refúgio e vigor, *
sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;
–3 assim não tememos, se a terra estremece, *
se os montes desabam, caindo nos mares,
–4 se as águas trovejam e as ondas se agitam, *
se, em feroz tempestade, as montanhas se abalam:
–5 Os braços de um rio vêm trazer alegria *
à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
–6 Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! *
Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.
–7 Os povos se agitam, os reinos desabam; *
troveja sua voz e a terra estremece.
–8 Conosco está o Senhor do universo! *
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
–9 Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus *
e a obra estupenda que fez no universo:
= reprime as guerras na face da terra, †
10 ele quebra os arcos, as lanças destrói, *
e queima no fogo os escudos e as armas:
–11 “Parai e sabei, conhecei que eu sou Deus, *
que domino as nações, que domino a terra!”
–12 Conosco está o Senhor do universo! *
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Conosco está o Senhor do universo.
O nosso refúgio é o Deus de Jacó.
Ant. 2 Florescerá nos seus dias grande paz.
Ele será o Senhor de toda a terra.
Salmo 71(72)
I
–1 Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, *
vossa justiça ao descendente da realeza!
–2 Com justiça ele governe o vosso povo, *
com eqüidade ele julgue os vossos pobres.
–3 Das montanhas venha a paz a todo o povo, *
e desça das colinas a justiça!
=4 Este Rei defenderá os que são pobres, †
os filhos dos humildes salvará, *
e por terra abaterá os opressores!
–5 Tanto tempo quanto o sol há de viver, *
quanto a lua através das gerações!
–6 Virá do alto, como o orvalho sobre a relva, *
como a chuva que irriga toda a terra.
–7 Nos seus dias a justiça florirá *
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
–8 De mar a mar estenderá o seu domínio, *
e desde o rio até os confins de toda a terra!
–9 Seus inimigos vão curvar-se diante dele, *
vão lamber o pó da terra os seus rivais.
–10 Os reis de Társis e das ilhas hão de vir *
e oferecer-lhes seus presentes e seus dons;
– e também os reis de Seba e de Sabá *
hão de trazer-lhe oferendas e tributos.
–11 Os reis de toda a terra hão de adorá-lo, *
e todas as nações hão de servi-lo.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Florescerá nos seus dias grande paz.
Ele será o Senhor de toda a terra.
Ant. 3 O Senhor salvará a vida dos seus pobres.
II
–12 Libertará o indigente que suplica, *
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
–13 Terá pena do indigente e do infeliz, *
e a vida dos humildes salvará.
–14 Há de livrá-los da violência e opressão, *
pois vale muito o sangue deles a seus olhos!
=15 Que ele viva e tenha o ouro de Sabá! †
Hão de rezar também por ele sem cessar, *
bendizê-lo e honrá-lo cada dia.
–16 Haverá grande fartura sobre a terra, *
até mesmo no mais alto das montanhas;
– as colheitas florirão como no Líbano, *
tão abundantes como a erva pelos campos!
–17 Seja bendito o seu nome para sempre! *
E que dure como o sol sua memória!
– Todos os povos serão nele abençoados, *
todas as gentes cantarão o seu louvor!
–18 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque só ele realiza maravilhas!
–19 Bendito seja o seu nome glorioso! *
Bendito seja eternamente! Amém, amém!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. O Senhor salvará a vida dos seus pobres.
V. Os pastores, quando viram o menino,
R. Reconheceram o que dele fora dito.
Primeira leitura
Início da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,1-14
Ação de graças e prece
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus e o irmão Timóteo, 2 aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: graça e paz da parte de Deus nosso Pai.
3 Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre rezando por vós, 4 pois ouvimos acerca da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que mostrais para com todos os santos, 5 animados pela esperança na posse do céu. Disso já ouvistes falar no Evangelho, cuja palavra de verdade chegou até vós. 6 E como no mundo inteiro, assim também entre vós ela está produzindo frutos e se desenvolve desde o dia em que ouvistes a graça divina e a conhecestes verdadeiramente. 7 Assim aprendestes de Epafras, nosso estimado companheiro, que é junto de vós um autêntico mensageiro de Cristo. 8 Foi ele quem nos deu notícia sobre o amor que o Espírito Santo suscitou em vós.
9 Por isso, desde que recebemos essas notícias, não deixamos de rezar insistentemente por vós, para que chegueis a conhecer plenamente a vontade de Deus, com toda a sabedoria e com o discernimento da luz do Espírito. 10 Pois deveis levar uma vida digna do Senhor, para lhe ser agradáveis em tudo. Deveis produzir frutos em toda a boa obra e crescer no conhecimento de Deus, 11 animados de muita força, pelo poder de sua glória, de muita paciência e constância.
12 Com alegria dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. 13 Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, 14 por quem temos a redenção, o perdão dos pecados.
Responsório Cl 1,12.13; Tg 1,17
R. Demos graças a Deus Pai onipotente:
* Ele arrancou-nos do império das trevas
e transportou-nos para o reino de seu Filho,
para o reino de seu Filho bem-amado.
V. Toda dádiva que é boa e preciosa,
todo dom que é perfeito vem do alto
e desce até nós, do Pai das luzes. * Ele arrancou-nos.
Segunda leitura
Dos Sermões de São Bernardo, abade
(Sermo 1 in Epiphania Domini, 1-2: PL 133, 141-143)
(Séc. XII)
Na plenitude dos tempos, veio a nós a plenitude da divindade
Apareceu a bondade e a humanidade de Deus, nosso Salvador (cf. Tt 3,4). Demos graças a Deus que nos dá tão abundante consolação neste exílio, nesta peregrinação, nesta vida tão miserável.
Antes de aparecer a sua humanidade, a sua bondade também se encontrava oculta; e, no entanto, esta já existia, porque a misericórdia do Senhor é eterna. Mas como poderíamos conhecer tão grande misericórdia? Estava prometida, mas não era experimentada e por isso muitos não acreditavam nela. Muitas vezes e de muitos modos, Deus falou por meio dos profetas (cf. Hb 1,1). E dizia: Eu tenho pensamentos de paz e não de aflição (cf. Jr 29,11). E o que respondia o homem, que experimentava a aflição e desconhecia a paz? Até quando direis paz, paz e não há paz? Por esse motivo, os mensageiros da paz choravam amargamente (cf. Is 33,7), dizendo: Senhor, quem acreditou no que ouvimos? (cf. Is 53,1). Agora, porém, os homens podem acreditar ao menos no que vêem com seus olhos, pois os testemunhos de Deus são verdadeiros (cf. Sl 92,5); e para se tornar visível, mesmo àqueles que têm a vista enfraquecida, armou uma tenda para o sol (Sl 18,6).
Agora, portanto, não se trata de uma paz prometida, mas enviada; não adiada, mas concedida; não profetizada, mas presente. Deus Pai a enviou à terra, por assim dizer, como um saco pleno de sua misericórdia. Um saco que devia romper-se na paixão para derramar o preço de nosso resgate nele escondido; um saco, sim, que embora pequeno estava repleto. Pois, um menino nos foi dado (cf. Is 9,5), mas nele habita toda a plenitude da divindade (Cl 2,9). Quando chegou a plenitude dos tempos, veio também a plenitude da divindade.
Veio na carne para se revelar aos que eram de carne, de modo que, ao aparecer sua humanidade, sua bondade fosse reconhecida. Com efeito, depois que Deus manifestou sua humanidade, sua bondade já não podia ficar oculta. Como poderia expressar melhor sua bondade senão assumindo minha carne? Foi precisamente a minha carne que ele assumiu, e não a de Adão, tal como era antes do pecado.
Poderá haver prova mais eloqüente de sua misericórdia do que assumir nossa miséria? Poderá haver maior prova de amor do que o Verbo de Deus se tornar como a erva do campo por nossa causa? Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho? (Sl 8,5). Por isso, compreenda o homem até que ponto Deus cuida dele; reconheça bem o que Deus pensa e sente a seu respeito. Não perguntes, ó homem, por que sofres, mas por que ele sofreu por ti. Vendo tudo o que fez em teu favor, considera o quanto ele te estima, e assim compreenderás a sua bondade através da sua humanidade. Quanto menor se tornou em sua humanidade, tanto maior se revelou em sua bondade; quanto mais se humilhou por mim, tanto mais digno é agora do meu amor. Diz o Apóstolo: Apareceu a bondade e a humanidade de Deus, nosso Salvador. Na verdade, como é grande e manifesta a bondade de Deus! E dá-nos uma grande prova de bondade Aquele que quis associar à humanidade o nome de Deus.
Responsório Ef 1,5; Rm 8,29
R. Deus Pai predestinou-nos, por seu Cristo,
para sermos os seus filhos adotivos.
* Por livre decisão de sua vontade,
para o louvor e para a glória de sua graça.
V. Aos que ele conheceu de antemão,
esses também predestinou para que fossem
conformes à imagem de seu Filho. * Por livre.
HINO TE DEUM (A VÓS, Ó DEUS, LOUVAMOS)
A vós, ó Deus, louvamos,
a vós, Senhor, cantamos.
A vós, Eterno Pai,
adora toda a terra.
A vós cantam os anjos,
os céus e seus poderes:
Sois Santo, Santo, Santo,
Senhor, Deus do universo!
Proclamam céus e terra
a vossa imensa glória.
A vós celebra o coro
glorioso dos Apóstolos,
Vos louva dos Profetas
a nobre multidão
e o luminoso exército
dos vossos santos Mártires.
A vós por toda a terra
proclama a Santa Igreja,
ó Pai onipotente,
de imensa majestade,
e adora juntamente
o vosso Filho único,
Deus vivo e verdadeiro,
e ao vosso Santo Espírito.
Ó Cristo, Rei da glória,
do Pai eterno Filho,
nascestes duma Virgem,
a fim de nos salvar.
Sofrendo vós a morte,
da morte triunfastes,
abrindo aos que têm fé
dos céus o reino eterno.
Sentastes à direita
de Deus, do Pai na glória.
Nós cremos que de novo
vireis como juiz.
Portanto, vos pedimos:
salvai os vossos servos,
que vós, Senhor, remistes
com sangue precioso.
Fazei-nos ser contados,
Senhor, vos suplicamos,
em meio a vossos santos
na vossa eterna glória.
(A parte que se segue pode ser omitida, se for oportuno).
Salvai o vosso povo.
Senhor, abençoai-o.
Regei-nos e guardai-nos
até a vida eterna.
Senhor, em cada dia,
fiéis, vos bendizemos,
louvamos vosso nome
agora e pelos séculos.
Dignai-vos, neste dia,
guardar-nos do pecado.
Senhor, tende piedade
de nós, que a vós clamamos.
Que desça sobre nós,
Senhor, a vossa graça,
porque em vós pusemos
a nossa confiança.
Fazei que eu, para sempre,
não seja envergonhado:
Em vós, Senhor, confio,
sois vós minha esperança!
Oração
Ó Deus invisível e todo-poderoso, que dissipastes as trevas do mundo com a vinda da vossa luz, volvei para nós o vosso olhar, a fim de que proclamemos dignamente a maravilhosa natividade de vosso Filho Unigênito. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.
http://www.nossasenhorademedjugorje.com

Nenhum comentário: