Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 2 de março de 2013


Sexta-feira, 01 de março de 2013, 17h01

Arquidiocese realiza Caminhada Penitencial


Da Redação, com Assessoria de Imprensa (Salvador-BA)


No próximo domingo, 3, a Arquidiocese de Salvador realiza a tradicional Caminhada Penitencial. A atividade acontece às 6h30, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia onde o Bispo Auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva preside uma celebração eucarística - e na Paróquia Nossa Senhora das Dores (Lobato), com missa presidida pelo Vigário Forâneo, Pe. Joelson Alves de Andrade.
A benção da água trazida pelos fiéis ocorre no fim das celebrações. Logo após, todos saem em procissão rumo ao Largo dos Mares, onde se encontram, e seguem até a Basílica do Senhor do Bonfim para receberem a benção do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj.
A Caminhada Penitencial acontece no terceiro domingo da Quaresma, tempo de conversão que motiva os fiéis católicos a refletirem sobre seus atos e se reconciliarem com Deus. O trajeto é animado com trios elétricos e marcado por rituais como a passagem da cruz pelas mãos do povo, a doação de alimentos às Obras Sociais Irmã Dulce, a peregrinação. A caminhada até a Colina Sagrada é considerada um propósito de benção para os católicos, que testemunham uma nova experiência de misericórdia em uma tradição mantida há mais de 20 anos.

Origem da Caminhada Penitencial
Iniciativa da antiga forania Sete, a caminhada surgiu com a ideia de aprofundar e assumir um compromisso com a Campanha da Fraternidade. Os moradores da Suburbana enfrentavam muitas dificuldades e aproveitavam a Caminhada para, além de refletir sobre o tema da Campanha da Fraternidade, passar lista de abaixo-assinado, reivindicando melhorias para o bairro.
A Caminhada Penitencial traduz o desejo do cristão de se reconciliar com o Pai e caminhar junto com Ele. Em 2012, cerca de 200 mil fiéis participaram e deram testemunho de fé.

Tags: Quaresma 2013 caminhada penitencial penitência Salvador
Conteúdo relacionado

Nenhum comentário: