CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
PRIMEIRA PARTE - SEGUNDA SEÇÃO:
A PROFISSÃO DA FÉ CRISTÃ
OS SÍMBOLOS DA FÉ
CAPITULO III - Artigo 9 - PARÁGRAFO 3
A IGREJA É UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA
811 Esta é a única Igreja de Cristo que, no Símbolo, confessamos una, santa, católica e
750 apostólica ." Esses quatro atributos, inseparavelmente ligados entre si, indicam traços essenciais da Igreja e de sua missão. A Igreja não os tem de si mesma; é Cristo
832,865 que, pelo Espírito Santo, dá a sua Igreja o ser una, santa, católica e apostólica, e é também ele que a convida a realizar cada uma dessas qualidades.
812 Só a fé pode reconhecer que a Igreja recebe estas propriedades de sua fonte divina.
156,770 Mas as manifestações históricas delas constituem sinais que falam também com clareza à razão humana. "A Igreja - lembra o Concílio Vaticano I -, em razão de sua santidade, de sua unidade católica, de sua constância invicta, é ela mesma um grande e perpétuo motivo de credibilidade e uma prova irrefutável de sua missão divina ."
I- A Igreja é una
813 A Igreja é una por sua fonte: "Deste mistério, o modelo supremo e o princípio é a
172,766 unidade de um só Deus na Trindade de Pessoas, Pai e Filho no Espírito Santo ". A Igreja é una por seu Fundador: "Pois o próprio Filho encarnado, príncipe da paz, por sua cruz reconciliou todos os homens com Deus, restabelecendo a união de todos em
797 um só Povo, em um só Corpo ". A Igreja é una por sua "alma": "O Espírito Santo que habita nos crentes, que plenifica e rege toda a Igreja, realiza esta admirável comunhão dos fiéis e os une tão intimamente em Cristo, que ele é o princípio de Unidade da Igreja ". Portanto, é da própria essência da Igreja ser una:
Que estupendo mistério! Há um único Pai do universo, um único Logos do universo e também um único Espírito Santo, idêntico em todo lugar; há também uma única virgem que se tornou mãe, e me agrada chamá-la Igreja .
814 Contudo, desde a origem, esta Igreja una se apresenta com uma grande diversidade,
791,873 que provém ao mesmo tempo da variedade dos dons de Deus e da multiplicidade das
1202 pessoas que os recebem. Na unidade do Povo de Deus se congregam as diversidades dos povos e das culturas. Entre os membros da Igreja existe uma diversidade de dons, de encargos, de condições e de modos de vida; "na comunhão eclesiástica há,
832 legitimamente, Igrejas particulares gozando de tradições próprias ". A grande riqueza desta diversidade não se opõe à unidade da Igreja. Todavia, o pecado e o peso de suas conseqüências ameaçam sem cessar o dom da unidade. Assim, o apóstolo tem de exortar a "conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz" (Ef 4,3).
815 Quais são estes vínculos da unidade? "Sobre tudo isso [está] a caridade, que é o
1827,830 vínculo da perfeição" (Cl 3,14). Mas a unidade da Igreja peregrinante é também
837 assegurada por vínculos visíveis de comunhão:
173 ü profissão de uma única fé recebida dos Apóstolos
ü a celebração comum do culto divino, sobretudo dos sacramentos;
ü a sucessão apostólica, por meio do Sacramento da Ordem, que mantém a concórdia fraterna da família de Deus .
816 "A única Igreja de Cristo (...) é aquela que nosso Salvador depois de sua Ressurreição, entregou a Pedro para que fosse seu pastor e confiou a ele e aos demais Apóstolos para propagá-la e regê-la... Esta Igreja, constituída e organizada neste mundo como uma sociedade, subsiste na ( "subsistit in") Igreja Católica governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão comele ":
O Decreto sobre o Ecumenismo, do Concílio Vaticano II, explicita: "Pois somente por meio da Igreja
católica de Cristo, 'a qual é meio geral de salvação', pode ser atingida toda a plenitude dos meios de
830 salvação. Cremos que o Senhor confiou todos os bens da Nova Aliança somente ao Colégio
Apostólico, do qual Pedro é o chefe, a fim de constituir na terra um só Corpo de Cristo, ao qual
é necessário que se incorporem plenamente todos os que, de que alguma forma, já pertencem ao
AS FERIDAS DA UNIDADE
817 Na realidade, "nesta una e única Igreja de Deus, já desde os primórdios, surgiram algumas cisões, que o Apóstolo censura com vigor como condenáveis. Dissensões mais amplas nasceram nos séculos posteriores. Comunidades não pequenas separaram-se da plena comunhão com a Igreja católica, por vezes não sem culpa de homens de
2089 ambas as partes ". As rupturas que ferem a unidade do Corpo de Cristo (distinguem-se a heresia, a apostasia e o cisma ) não acontecem sem os pecados dos homens:
"Ubi peccata sunt, ibi multitudo, ibi schismata, ibi haereses, ibi discussiones. Ubi autem virtus, ibi singularitas, ibi unio, ex quo omnium credentium erat cor unum et anima una. - Onde estão os pecados, aí está a multiplicidade (das crenças), aí o cisma, aí as heresias, aí as controvérsias. Onde, porém, está a virtude, aí está a unidade, aí a comunhão, em força disso, os crentes eram um só coração e uma só alma ."
818 Os que hoje em dia nascem em comunidades que surgiram de tais rupturas "e estão imbuídos da fé em Cristo não podem ser argüidos de pecado de separação, e a Igreja
1271 católica os abraça com fraterna reverência e amor... Justificados pela fé recebida no Batismo; estão incorporados em Cristo, e por isso com razão são honrados com o nome de cristãos e merecidamente reconhecidos pelos filhos da Igreja católica como irmãos no Senhor ".
819 Além disso, "muitos elementos de santificação e de verdade existem fora dos limites visíveis da Igreja católica": "A palavra escrita de Deus, a vida da graça, a fé, a esperança, a caridade, outros dons interiores do Espírito Santo e outros elementos visíveis " O espírito de Cristo serve-se dessas igrejas e comunidades eclesiais como meios de salvação cuja força vem da plenitude de graça e de verdade que Cristo confiou à Igreja católica. Todos esses bens provêm de Cristo e levam a Ele e chamam, por eles mesmos, para a "unidade católica ".
RUMO À UNIDADE
820 A unidade, "Cristo a concedeu, desde o início, à sua Igreja, e nós cremos que ela subsiste sem possibilidade de ser perdida na Igreja católica e esperamos que cresça, dia após dia, até a consumação dos séculos ". Cristo dá sempre à sua Igreja o dom
2748 da unidade, mas a Igreja deve sempre orar e trabalhar para manter, reforçar e aperfeiçoar a unidade que Cristo quer para ela. Por isso Jesus mesmo orou na hora de sua Paixão, e não cessa de orar ao Pai pela unidade de seus discípulos: "... Que todos sejam um. Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles esteja me nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste" (Jo 17,21). O desejo de reencontrar a unidade de todos os cristãos é um dom de Cristo e convite do EspíritoSanto
821 Para responder adequadamente a este apelo, exigem-se:
ü uma renovação permanente da Igreja em uma fidelidade maior à sua vocação. Esta renovação
e a infidelidade dos membros ao dom de Cristo que causa as divisões;
2791 ü a oração em comum, pois "a conversão do coração e a santidade de vida, juntamente com as
preces particulares e públicas pela unidade dos cristãos, devem ser consideradas a alma de
ü diálogo entre os teólogos e os encontros entre os cristãos diferentes Igrejas e comunidades ;
822 A preocupação de realizar a união "diz respeito à Igreja inteira, fiéis e pastores ". Mas é preciso também "ter consciência de que este projeto sagrado, a reconciliação de todos os cristãos na unidade de uma só e única Igreja de Cristo, ultrapassa as forças e as capacidades humanas". Por isso depositamos toda a nossa esperança "na oração de Cristo pela Igreja, no amor do Pai por nós e no poder do Espírito Santo ".
II. A Igreja é santa
823 "A Igreja... é, aos olhos da fé, indefectivelmente santa. pois Cristo, Filho de Deus, que
459,796 com o Pai e o Espírito Santo é proclamado o 'único Santo', amou a Igreja como sua Esposa. Por ela se entregou com o fim de santificá-la. Uniu-a a si como seu corpo e cumulou-a com o dom do Espírito Santo, para a glória de Deus ." A Igreja é,
824 A Igreja, unida a Cristo, é santificada por Ele; por Ele e nele torna-se também santificante. Todas as obras da Igreja tendem, como seu fim, "à santificação dos
816 homens em Cristo e à glorificação de Deus ". É na Igreja que está depositada "a plenitude dos meios de salvação ". É nela que "adquirimos a santidade pela graça de Deus ".
670 Em seus membros, a santidade perfeita ainda é coisa a adquirir: "Munidos de tantos e tão salutares meios, todos os cristãos, de qualquer condição ou estado, são chamados
2013 pelo Senhor, cada um por seu caminho, à perfeição da santidade pela qual é perfeito o próprioPai ".
826 A caridade é a alma da santidade à qual todos são chamados. Ela "dirige todos os
"Compreendi que a Igreja tinha um corpo, composto de diferentes membros, não lhe
faltava o membro mais nobre e mais necessário (o coração). Compreendi que a Igreja
tinha um Coração, e que este Coração ARDIA de AMOR. Compreendi que só o amor
864 fazia os membros da Igreja agirem, que, se o Amor viesse a se apagar, os Apóstolos não
anunciariam mais o Evangelho, os Mártires se recusariam a derramar seu sangue...
Compreendi que O AMOR ENCERRAVA TODAS AS VOCAÇÕES, QUE O AMOR
ERA TUDO QUE ELE ABRAÇAVA TODOS OS TEMPOS E TODOS LUGARES... EM
UMA PALAVRA, QUE ELE É ETERNO! ”
827 "Mas enquanto Cristo, 'santo, inocente, imaculado', não conheceu o pecado, mas veio
1425-1429 apenas para expiar os pecados do povo, a Igreja, reunindo em seu próprio seio os
821 pecadores ao mesmo tempo santa e sempre necessitada de purificar-se, busca sem cessar a penitência e a renovação ." Todos os membros da Igreja, inclusive seus ministros, devem reconhecer-se pecadores . Em todos eles o joio do pecado continua ainda mesclado ao trigo do Evangelho até o fim dos tempos . A Igreja reúne, portanto, pecadores alcançados pela salvação de Cristo, mas ainda em via de santificação.
A Igreja é santa, mesmo tendo pecadores em seu seio, pois não possui outra vida senão a da graça: é vivendo de sua vida que seus membros se santificam; é subtraindo-se à vida dela que caem pecados e nas desordens que impedem a irradiação da santidade dela. É por isso que ela sofre e faz penitência por essas faltas das quais tem o poder de curar seus filhos, pelo sangue de Cristo e pelo dom do EspíritoSanto .
828 Ao canonizar certos fiéis, isto é, ao proclamar solene que esses fiéis praticaram
1173 heroicamente as virtudes e viveram na fidelidade à graça de Deus, a Igreja reconhece o poder do Espírito de santidade que está em si e sustenta a esperança dos fiéis, propondo-os como modelos e intercessores . "Os santos e as santas sempre foram fonte e origem de renovação nas circunstâncias mais difíceis da história da Igreja ."
2045 Com efeito, "a santidade é a fonte secreta e a medida infalível de sua atividade apostólica e de seu elã missionário ".
829 "Enquanto na beatíssima Virgem a Igreja já atingiu a perfeição, pela qual existe sem
1172 mácula e sem ruga, os cristãos ainda se esforçam por crescer em santidade, vencendo
A Igreja é católica
QUE QUER DIZER "CATÓLICO"?
830 A palavra "católico" significa "universal" no sentido de segundo a totalidade" ou
"segundo a integralidade". A Igreja é católica em duplo sentido. Ela é católica porque
816 subsiste a plenitude do Corpo de Cristo unido à sua Cabeça o que implica que ela recebe dele "a plenitude dos meios de salvação " que ele quis: confissão de fé correta e completa, vida sacramental integral e ministério ordenado na sucessão apostólica. Neste sentido fundamental, a Igreja era católica no dia de Pentecostes e o será sempre, até o dia da Parusia.
831 Ela é católica porque é enviada em missão por Cristo à universalidade do gênero
849 humano .
Todos os homens são chamados a pertencer ao novo Povo de Deus. Por isso este Povo,
permanecendo uno e único, deve estender-se a todo o mundo e por todos os tempos, para que
se cumpra, o desígnio da vontade de Deus, que no início formou uma natureza humana e
360 finalmente decretou congregar seus filhos que estavam dispersos... Este caráter de
universalidade que marca o Povo de Deus é um dom do próprio Senhor, pelo qual a Igreja
518 Católica, de maneira eficaz e perpétua, tende a recapitular toda a humanidade com todos os
seus bens sob Cristo Cabeça, na unidade do seu Espírito .
CADA IGREJA PARTICULAR É "CATÓLICA”
832 "Esta Igreja de Cristo está verdadeiramente presente em todas as legitimas
814 comunidades locais de fiéis que, unidas a seus pastores, são também elas, no Novo Testamento, chamadas “Igrejas”... Nelas os fiéis são reunidos pela pregação do Evangelho de Cristo, nelas se celebra o mistério da Ceia do Senhor... Nessas comunidades, embora muitas vezes pequenas e pobres, ou vivendo na dispersão, está
833 Entende-se por Igreja particular, o que é, em primeiro lugar, a diocese (ou a eparquia),
886 uma comunidade de fiéis cristãos em comunhão na fé e nos sacramentos com seu Bispo ordenado na sucessão apostólica . Essas Igrejas particulares "são formadas à imagem da Igreja universal; é nelas e a partir delas que existe a Igreja católica una e única "
834 As Igrejas particulares são plenamente católicas pela comunhão com uma delas: a
882,1369 Igreja de Roma, "que preside à caridade ". "Pois com esta Igreja, em razão de sua origem mais excelente, deve necessariamente concordar cada Igreja, isto é, os fiéis de toda parte ." "Com efeito, desde a descida a nós do Verbo Encarnado, todas as Igrejas cristãs de toda parte consideraram e continuam considerando a grande Igreja que está aqui [em Roma] como única base e fundamento, visto que, segundo as próprias promessas do Salvador, as portas do inferno nunca prevaleceram sobre ela ."
835 "Guardemo-nos bem, no entanto, de conceber a Igreja universal como sendo a somatória, ou,
se preferir dizê-lo, a federação mais ou menos anômala de Igrejas particulares essencialmente
diversas. No pensamento do Senhor, é a Igreja, universal por vocação e por missão, que, ao
lançar suas raízes na variedade dos terrenos culturais, sociais e humanos, se reveste em cada
eclesiásticas, de ritos litúrgicos, de patrimônios teológicos espirituais próprios das
1202 Igrejas locais "mostra mais luminosamente a catolicidade da Igreja indivisa,
por sua convergência na unidade .
QUEM PERTENCE · IGREJA CATÓLICA?
836 "Todos os homens, pois, são chamados a esta católica unidade do Povo de Deus, que
831 prefigura e promove a paz universal. A ela pertencem ou são ordenados de modos diversos quer os fiéis católicos, quer os outros crentes em Cristo, quer, enfim, os homens em geral, chamados à salvação pela graça de Deus .
837 "São incorporados plenamente à sociedade, que é a Igreja, os que, tendo o Espírito de
771 Cristo, aceitam a totalidade de sua organização e todos os meios de salvação nela instituídos e em sua estrutura visível - regida por Cristo por meio do Sumo Pontífice e
882,815 dos Bispos se unem com Ele pelos vínculos da profissão de fé, dos sacramentos, do regime eclesiástico e da comunhão. Contudo não se salva, embora esteja incorporado
à Igreja, aquele que, não perseverando na caridade, permanece dentro da Igreja 'com o corpo', mas não 'com o coração .”
838 Por muitos títulos a Igreja sabe-se ligada aos batizados que são ornados com o nome
818 cristão, mas não professam na íntegra a fé ou não guardam a unidade da comunhão sob
1271 o Sucessor de Pedro ." “Aqueles que crêem em Cristo e foram devidamente batizados estão constituídos em certa comunhão, embora não perfeita, com a Igreja católica ." Com as Igrejas ortodoxas, esta comunhão é tão profunda "que falta bem
1399 pouco para que ela atinja a plenitude que autoriza uma celebração comum da Eucaristia doSenhor ".
A IGREJA E OS NÃO-CRISTÃOS
839 "Os que ainda não receberam o Evangelho também se ordenam por diversos modos ao
A relação da Igreja com o Povo Hebreu . A Igreja, Povo de Deus na Nova
63 Aliança, descobre, ao perscrutar seu próprio ministério, seus vínculos com o Povo
147 Hebreu " a quem Deus falou em primeiro lugar ". Ao contrário das outras religiões não-cristãs, a fé hebraica já é resposta à revelação de Deus na Antiga Aliança. É ao Povo Hebreu que "pertencem a adoção filial, a glória, as alianças, a legislação, o culto, as promessas e os patriarcas, dos quais descende Cristo, segundo a carne” (Rm 9,4-5), pois "os dons e o chamado de Deus são sem arrependimento" (Rm 11, 29).
840 De resto, quando se considera o futuro, o povo de Deus da Antiga Aliança e o novo Povo de Deus
674 tendem para fins análogos: a espera da vinda (ou da volta) do Messias. Mas o que se espera é do lado dos cristãos, a volta do Messias, morto e ressuscitado, reconhecido como Senhor e Filho de Deus, e do lado dos
597 hebreus, a vinda do Messias - cujos traços permanecem encobertos -, no fim dos tempos, espera esta acompanhada do drama da ignorância ou do desconhecimento de Cristo Jesus.
841 As relações da Igreja com os muçulmanos. "Mas o plano de salvação abrange também aqueles que reconhecem o Criador. Entre eles, em primeiro lugar, os muçulmanos, que, professando manter a fé de Abraão, adoram conosco o Deus único, misericordioso, juiz dos homens no último dia ."
842 O vínculo da Igreja com as religiões não-cristãs é primeiramente o da origem e do fim
360 comuns do gênero humano:
Com efeito, todos os povos constituem uma só comunidade. Têm uma origem comum, visto que Deus fez todo o gênero humano habitar a face da terra. Têm igualmente um único fim comum, Deus, cuja providência, testemunhos de bondade e planos de salvação abarcam a todos, até os eleitos se reunirem na Cidade Santa .
843 A Igreja reconhece nas outras religiões a busca, “ainda nas sombras e sob imagens",
28 do Deus desconhecido, mas próximo, pois é Ele quem dá a todos vida, respiração e tudo o mais, e porque quer que todos os homens sejam salvos. Assim, a Igreja
856 considera tudo o que pode haver de bom e de verdadeiro nas religiões "como uma preparação evangélica dada por Aquele que ilumina todo homem para que, finalmente, tenha a vida ".
844 Em seu comportamento religioso, porém, os homens mostram também limitações e
29 erros que desfiguram neles a imagem de Deus:
Muitas vezes os homens, enganados pelo Maligno, se enganaram em seus pensamentos e trocaram a verdade de Deus pela mentira, servindo à criatura mais que ao Criador, ou, vivendo e morrendo sem Deus neste mundo, se expõem ao extremo desespero .
845 É para reunir novamente todos os seus filhos - que o pecado dispersou e desgarrou --
30 que o Pai quis convocar toda a humanidade na Igreja de seu Filho. A Igreja é o lugar em que a humanidade deve reencontrar sua unidade e sua salvação. Ela é "o mundo
953 reconciliado ". Ela é esse navio que "navega bem neste mundo ao sopro do Espírito Santo com as velas da Cruz do Senhor plenamente desfraldadas ". Segundo outra
1219 imagem cara aos Padres da Igreja, ela é figurada pela Arca de Noé, a única que salva do dilúvio .
"FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO"
846 Como entender esta afirmação, com freqüência repetida pelos Padres da Igreja? Formulada de maneira positiva, ela significa que toda salvação vem de Cristo-Cabeça por meio da Igreja, que é seu Corpo:
Apoiado na Sagrada Escritura e na Tradição, [o Concílio] ensina que esta Igreja peregrina é
necessária para a salvação. O único mediador e caminho da salvação é Cristo, que se nos
torna presente em seu Corpo, que é a Igreja. Ele, porém, inculcando com palavras expressas
a necessidade da fé e do batismo, ao mesmo tempo confirmou a necessidade da Igreja, na
161,1257 qual os homens entram pelo Batismo, como que por uma porta. Por isso não podem salvar-se
aqueles que, sabendo que a Igreja católica foi fundada por Deus por meio de Jesus Cristo
como instituição necessária, apesar disso não quiserem nela entrar ou nela perseverar .
847 Esta afirmação não visa àqueles que, sem culpa, desconhecem Cristo e sua Igreja:
"Aqueles, portanto, que sem culpa ignoram o Evangelho de Cristo e sua Igreja, mas buscam a Deus
com coração sincero e tentam, sob o influxo da graça, cumprir por obras a sua vontade conhecida por
meio do ditame da consciência podem conseguir a salvação eterna ”.
848 "Deus pode, por caminhos dele conhecidos, levar à fé todos os homens que sem culpa
1260 própria ignoram o Evangelho. Pois 'sem a fé é impossível agradar-lhe' Mesmo assim, cabe à Igreja o dever e também o direito sagrado de evangelizar " todos os homens.
A MISSÃO UMA EXIGÊNCIA DA CATOLICIDADE DA IGREJA
849 O mandato missionário. "Enviada por Deus às nações para ser 'o sacramento
738,767 universal da salvação', a Igreja, em virtude das exigências intimas de sua própria catolicidade e obedecendo à ordem de seu fundador, esforça-se para anunciar o Evangelho a todos os homens . "Ide, portanto, e fazei que todos os povos se tomem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28,19-20).
850 A origem e o escopo da missão. O mandato missionário Senhor tem sua fonte última no
257 amor eterno da Santíssima Trindade: "A Igreja peregrina é, por sua natureza,
730 missionária. Pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai ". E o fim último da missão não é outro senão fazer os homens participarem da comunhão que existe entre o Pai e o Filho em seu Espírito de amor .
851 O motivo da missão. É do amor de Deus por todos os homens que a Igreja sempre tirou a obrigação e a força de seu clã missionário: "Pois o amor de Cristo nos
74,217, e cheguem ao conhecimento da verdade" (1Tm 2,4). Deus quer a salvação de todos
2104 pelo conhecimento da verdade. A salvação está na verdade. Os que obedecem à
890 moção do Espírito de verdade já estão no caminho da salvação; mas a Igreja,
a quem esta verdade foi confiada, deve ir ao encontro de seu anseio, levando-lhes
a mesma verdade. Ela tem de ser missionária porque crê no projeto universal
de salvação.
852 Os caminhos da missão. "O Espírito Santo é o protagonista de toda a missão eclesial ." É ele quem conduz a Igreja pelos caminhos da missão. "Esta missão, no decurso da história, continua e desdobra a missão do próprio Cristo, enviado a evangelizar os
2044 pobres. Eis por que a Igreja, impelida pelo Espírito de Cristo, deve trilhar a mesma senda de Cristo, isto é, o caminhos da pobreza, da obediência, do serviço e da imolação
2473 de si até a, morte, da qual Ele saiu vencedor por sua Ressurreição ." É assim que "o sangue dos mártires é uma semente de cristãos ".
853 Mas em sua peregrinação "não ignora a Igreja o quanto se distanciam entre si a mensagem que ela profere e a fraqueza humana daqueles aos quais o Evangelho foi confiado ". Somente avançando pelo
2443 estender o Reino de Cristo . Com efeito, "assim como Cristo consumou a obra da redenção na pobreza e na perseguição, assim a Igreja é chamada a seguir o mesmo caminho, a fim de comunicar aos homens os frutos dasalvação "
854 Por sua própria missão, "a Igreja caminha com a humanidade inteira. Experimenta com o mundo a mesma sorte terrena; é como o fermento e a alma da sociedade humana a ser renovada em Cristo e transformada
2105 na família de Deus ". O esforço missionário exige, pois, a paciência. Começa pelo anúncio do Evangelho aos povos e aos grupos que ainda não crêem em Cristo ; prossegue no estabelecimento de comunidades cristãs que sejam "sinais da presença de Deus no mundo " e na fundação de Igrejas locais ;
204 encaminha um processo de inculturação para encarnar o Evangelho nas culturas dos povos ; e não deixará de conhecer também fracassos. “Quanto aos homens, sociedades e povos, apenas gradualmente os atinge e penetra, e assim os assume na plenitude católica ."
855 A missão da Igreja exige o esforço rumo à unidade dos cristãos . Efetivamente, "as divisões entre
821 cristãos impedem a Igreja de realizar a plenitude da catolicidade que lhe é própria naqueles filhos que, embora lhe pertençam pelo batismo, estão separados da plena comunhão com ela. Não só isso, mas também para a própria Igreja se torna tanto mais difícil exprimir, na realidade de sua plena catolicidade sob todos os aspectos "
856 A tarefa missionária implica um diálogo respeitoso com os que ainda não aceitam o Evangelho . Os
839 fiéis podem tirar proveito para si mesmos deste diálogo, aprendendo a conhecer melhor “tudo quanto de verdade e de graça já se achava entre as nações, numa como que secreta presença de Deus ". Se
843 anunciam a Boa Nova aos que a desconhecem, é para consolidar, completar e elevar a verdade e o bem que Deus difundiu entre os homens e os povos e para purificá-los do erro e do mal, "para a glória de Deus, a confusão do demônio e a felicidade do homem'' .
IV. A Igreja é apostólica
857 A Igreja é apostólica por ser fundada sobre os apóstolos, e isto em um tríplice sentido:
75 ü ela foi e continua sendo construída sobre "o fundamento dos apóstolos"
ü ela continua a ser ensinada, santificada e dirigida pelos apóstolos até a volta de
880,1575 Cristo, graças aos que a eles sucedem na missão pastoral: o colégio dos bispos,
"assistido pelos presbíteros, em união com o sucessor de Pedro, pastor supremo
da Igreja ".
"Pastor eterno, vós não abandonais o rebanho, mas o guardais constantemente pela proteção
dos Apóstolos. E assim a Igreja é conduzida pelos mesmos pastores que pusestes à sua
frente como representantes de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso ".
A MISSÃO DOS APÓSTOLOS
858 Jesus é o Enviado do Pai. Desde o início de seu ministério "chamou a si os que quis, e
551 dentre eles escolheu Doze para estarem com ele e para enviá-los a pregar" (Mc 3,13-14). A partir daquela hora eles serão os seus "enviados" (é o que significa a palavra grega "apóstolo"). Neles continua a sua própria missão: "Como o Pai me enviou, eu
425,1086 também vos envio" (Jo 20,21 ). Seu ministério é, portanto, a continuação de sua própria missão: "Quem vos recebe a mim recebe", diz ele aos Doze (Mt 10,40 ).
859 Jesus associa-os à missão que recebeu do Pai: como "o Filho não pode fazer nada por si mesmo" (Jo 5,19.30), mas recebe tudo do Pai que o enviou, assim os que Jesus envia nada podem fazer sem ele , de quem recebem o mandato de missão e o poder
876 de exercê-lo. Os Apóstolos de Cristo sabem, portanto, que são qualificados por Deus como "ministros de Uma aliança nova" (2Cor 3,6), "ministros de Deus" (2Cor 6,4), "embaixadores de Cristo" (2Cor 5,20), "servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus" (1 Cor 4,1).
860 No encargo dos Apóstolos, há um aspecto não-transmissível: serem as testemunhas
642 escolhidas da Ressurreição do Senhor e os fundamentos da Igreja. Mas h também um aspecto permanente de seu ofício. Cristo prometeu-lhes ficar com eles até o fim dos
765 tempos . "Esta missão divina confiada por Cristo aos Apóstolos deverá durar até o fim dos século que o Evangelho que eles devem transmitir é para a Igreja, em todos os
OS BISPOS, SUCESSORES DOS APÓSTOLOS
861 "Para que a missão a eles confiada fosse continuada após sua morte, confiaram a seus
77 cooperadores imediatos, como que por testamento, o múnus de completar e confirmar a obra iniciada por eles, recomendando-lhes que atendessem a todo o rebanho no qual
1087 o Espírito Santo os instituíra para apascentar a Igreja de Deus. Constituíram, pois, tais varões e administraram-lhes, depois, a ordenação a fim de que, quando eles morressem outros homens íntegros assumissem seu ministério. "
862 "Assim como permanece o múnus que o Senhor concedeu singularmente a Pedro, o
880 primeiro dos apóstolos, a ser transmitido a seus sucessores, da mesma forma permanece todos Apóstolos de apascentar a Igreja, o qual deve ser exercido para
1556 sempre pela sagrada ordem dos Bispos." Eis por que a Igreja ensina que "os bispos, por instituição divina, sucederam aos apóstolos como pastores da Igreja, de sorte quem os ouve, ouve a Cristo, e quem os despreza, despreza a (aquele por quem Cristo foi enviado" .
O APOSTOLADO
863 Toda a Igreja é apostólica na medida em que, por meio dos sucessores de São Pedro e
900 dos apóstolos, permanece em comunhão de fé e de vida com sua origem. Toda a Igreja é apostólica na medida em que é "enviada" ao mundo inteiro; todos os membros da
2472 Igreja, ainda que de formas diversas, participam deste envio. "A vocação cristã é também por natureza vocação ao apostolado." Denomina-se "apostolado" "toda a atividade do Corpo Místico" que tende a "estender o reino de Cristo a toda a terra" .
864 "Sendo Cristo enviado pelo Pai a fonte e a origem de todo apostolado da Igreja", é
828 evidente que a fecundidade do apostolado, tanto o dos ministros ordenados como o dos leigos, depende de sua união vital com Cristo . De acordo com as vocações, os apelos da época e os dons variados do Espírito Santo, o apostolado assume as formas
824,1324 mais diversas. Mas é sempre a caridade, haurida sobretudo na Eucaristia, "que e como que a alma de todo apostolado ".
865 A Igreja é una, santa, católica e apostólica em sua identidade profunda e última,
811,541 porque é nela que já existe e será consumado no fim dos tempos "o Reino dos céus", "o Remo de Deus ", que veio na Pessoa de Cristo e cresce misteriosamente no coração dos que lhe são incorporados, até sua plena manifestação escatológica. Então todos os homens remidos por ele, tornados nele "santos e imaculados na presença de Deus no Amor ", serão reunidos como o único Povo de Deus, "a Esposa do Cordeiro ", "a Cidade Santa descida do Céu, de junto de Deus, com a Glória de Deus nela ", e "a muralha da cidade tem doze alicerces, sobre os quais estão os nomes dos doze Apóstolos do Cordeiro" (Ap 21,14).
RESUMINDO
866 A Igreja é una: tem um só Senhor, confessa uma só fé, nasce de um só Batismo, forma um só Corpo, vivificado por um só Espírito, em vista de uma única esperança , no fim da qual serão superadas todas as divisões.
867 A Igreja é santa: o Deus Santíssimo é seu autor; Cristo, seu esposo, se entregou por ela para santificá-la; o Espírito de santidade a vivifica. Embora congregue pecadores, ela é "imaculada (feita) de maculados" ("ex maculatis immaculata"). Nos santos brilha a santidade da Igreja; em Maria esta já é a toda santa.
868 A Igreja é católica: anuncia a totalidade da fé; traz em si e administra a plenitude dos meios de salvação; é enviada a todos os povos; dirige-se a todos os homens; abarca todos os tempos; "ela é, por sua própria natureza, missionária ".
869 A Igreja é apostólica: está construída sobre fundamentos duradouros: "Os doze Apóstolos do Cordeiro "; ela é indestrutível ; é infalivelmente mantida na verdade: Cristo a governa por meio de Pedro e dos demais apóstolos, presentes em seus sucessores, o Papa e o colégio dos Bispos.
870 "A única Igreja de Cristo, que no Símbolo confessamos una, santa, católica e apostólica... subsiste na Igreja católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele, embora fora de sua estrutura visível se encontrem numerosos elementos de santificação e de verdade ."
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