Você sabe como a CF é articulada todos os anos?
Data de Publicação: 27 de março de 2013
A CF é um programa global conjunto dos Organismos Nacionais, do Secretariado Nacional da CNBB e das Igrejas Particulares, sempre realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Desde 1963, com o Plano de Emergência, e 1966, com o Plano de Pastoral de Conjunto, a ação evangelizadora da Igreja vive um processo de planejamento abrangente. Esse processo tem as Diretrizes como fundamentação e inspiração e se expressa no Plano de Pastoral, elaborado de forma muito participativa e em diversos âmbitos.
A busca desse planejamento, sempre mais participativo, requer envolvimento dos agentes de pastoral, das equipes de coordenação e animação, dos conselhos e outros órgãos a serviço do crescimento da vida comunitária.
A realização da CF, como programa global conjunto, é exercício e expressão de planejamento participativo e de articulação pastoral, decorrente da própria natureza da Igreja-Comunhão.
A articulação:
• favorece o desenvolvimento dos carismas eclesiais de maneira orgânica;
• distribui tarefas e define as atribuições das diversas pastorais, organismos, movimentos e grupos;
• envolve um maior número possível de interessados, na reflexão, na decisão, na execução e na avaliação.
• distribui tarefas e define as atribuições das diversas pastorais, organismos, movimentos e grupos;
• envolve um maior número possível de interessados, na reflexão, na decisão, na execução e na avaliação.
Para uma eficaz e frutuosa realização da CF, como de todo programa pastoral, é indispensável reavivar, a cada ano, o processo de seu planejamento. Isso não acontece sem a constituição de equipes de trabalho com coordenação entusiasta, dinâmica, criativa, com profunda espiritualidade e zelo apostólico.
Em muitos regionais, dioceses e paróquias, a animação da CF é assumida pela respectiva equipe de Coordenação Pastoral, com o estabelecimento de uma Comissão específica para a CF. Esse procedimento poderá favorecer maior integração, evitando paralelismos. Poderá, por outro lado, apresentar o risco de a CF “ser de todos e, ao mesmo tempo, de ninguém”.
Especial tarefa e compromisso das equipes, em seus diversos níveis, deve ser a desrotinização da Campanha. A CF não é a mesma a cada ano. Evitando a novidade pela simples novidade, as equipes saberão utilizar-se de criatividade para realizá-la, todos os anos, como algo realmente novo.
Cronograma da CF 2013 – Realização e avaliação
13 de fevereiro de 2013: Quarta-feira de Cinzas: Lançamento da CF 2012 em todo o Brasil, em âmbito nacional, regional, diocesano e paroquial, com a mensagem do Papa, da Presidência da CNBB e programas especiais.
Realização -13 de fevereiro a 24 de março de 2013: a Campanha deste ano se realiza com o tema: Fraternidade e juventude, o lema “Eis-me aqui. Envia-me” (Is 6,8).
Domingo de Ramos - 24 de março de 2013: Coleta nacional da solidariedade (60% para o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade).
Avaliação - Abril a junho 2013: nos âmbitos paroquial (de 08 de abril a 21 de abril), diocesano (de 22 de abril a 19 de maio) e regional (20 de maio a 16 de junho).
Fonte: cf2013.org.br
http://www.arquidiocesedesaoluis.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário