Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quinta-feira, 28 de março de 2013


Jesus
Bíblia:
“Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco”(Is 7,14).
“Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”(Lc 1, 31-33).
"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e pudemos contemplar Sua glória, glória que recebe do Pai como Filho Único, cheio de graça e verdade..." (Jo 1,14).
“Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra”(Mt 2,11).
Pastor
“Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas.
O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas”(Jo 10,11-12).
Sumo Sacerdote
“O ponto essencial do que acabamos de dizer é este: temos um Sumo Sacerdote, que está sentado à direita do trono da Majestade divina nos céus. Ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, erigido pelo Senhor, e não por homens”(Hb 8,1-2)
Senhor
"Ele manifestou na pessoa de Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar à sua direita no céu, acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver neste mundo como no futuro"(Ef 1,20-21)
“Ao nome de Jesus todo joelho se dobre no céu, na terra e nos infernos e toda língua proclame para a glória de Deus, que Jesus Cristo é o Senhor”(cf. Fl 2,10).
Filho de Deus
“Vou publicar o decreto do Senhor. Disse-me o Senhor: Tu és meu filho, eu hoje te gerei”(Sl 2,7).
"Conselheiro admirável, Varão Forte, Pai do século futuro, Príncipe da Paz (Is 9,6).
"Tu és Meu Filho amado, em Ti deposito minha complacência..." (Batismo no rio Jordão - Mt 23,17).
"Este é Meu Filho muito amado, escutai-O ..." (Monte Tabor - Mt 17,5).
"...Não sabias que Eu devo ocupar-me nas coisas que dizem respeito ao serviço de Meu Pai..." (Lc 2,49).
"Todas as coisas foram o Pai quem as colocou em Minhas mãos e ninguém conhece ao Filho senão o Pai, e ninguém conhece ao Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo..." (Mt 11,27).
"As obras que faço em nome de Meu Pai dão testemunho de Mim..." (Jo 10,25).
"Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou, como não nos dará também com ele todas as coisas?" (Rm 8,32).
"Deus tanto amou o mundo que lhe deu Seu Filho Unigênito..." (Jo 3,16).
"E uma voz que saia dos céus dizia: 'este é Meu Filho amado, em quem me alegro..." (Mt 3,17).
"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e pudemos contemplar Sua glória, glória que recebe do Pai como Filho Único, cheio de graça e verdade..." (Jo 1,14).
“Aos que me feriam, apresentei as espáduas, e as faces àqueles que me arrancavam a barba; não desviei o rosto dos ultrajes e dos escarros.Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniqüidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas. Foi maltratado e resignou-se; não abriu a boca, como um cordeiro que se conduz ao matadouro, e uma ovelha muda nas mãos do tosquiador. (Ele não abriu a boca.)”(Is 50,6; 53, 5.7).
"Eis aqui o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo" (Jo 1,29).
"Cristo nos amou e se entregou por nós todos em sacrifício e oblação a Deus..." (Ef. 5,2).
"Porque nosso Cordeiro Pascal, Cristo já foi imolado..." (Rm 3,25).
"Cristo se ofereceu uma vez como sacrifício para tirar os pecados do mundo..." (Hb 9,28).
"Porque nosso Cordeiro Pascal, Cristo já foi imolado..." (Rm 3,25).
"Cristo se ofereceu uma vez como sacrifício para tirar os pecados do mundo..." (Hb 9,28).
"Este é Meu corpo que será entregue por vós..." (Lc 22,19). "...este é Meu Sangue da Aliança que se derrama sobre muitos para a remissão dos pecados..." (Mt 26,28).
"O qual se deu a Si mesmo em preço do resgate..." (1Tm 2,6).
"São justificados por Sua graça..." (Rm 3,24).
"...Ele se deu a Si mesmo por nós para redimir-nos de toda iniquidade..." (1Tm 2,14).
Ressurreição
"Porque vós não abandonareis minha alma na habitação dos mortos, nem permitireis que vosso Santo conheça a corrupção". (Sl 15,10).
"[Cristo predisse:] pois da mesma forma que Jonas esteve no ventre da baleia três dias e três noites, assim também o Filho do homem estará no seio da terra três dias e três noites..." (Mt. 12,40).
"Os Apóstolos davam testemunho, com grande poder, da ressurreição do Senhor Jesus..." (At 4,33).
"... e se Cristo não ressuscitou, nossa pregação é vazia e também a vossa fé..." (1Cor 15,14).
Ascensão
Cristo havia predito: "O espírito é aquele que dá a vida; a carne de nada serve. As palavras que lhes disse são espírito e são vida..." (Jo 6,63; 14,2; 16,28).
"Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus" (Mc 16,19)
"Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu"(Lc 24,51).
"Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu, voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu"(At 1,11).
Duas naturezas
"E o Verbo se fez carne..." (Jo 1,14). "O qual, sendo de condição divina, não reteve avidamente o fato de ser igual a Deus, mas se despojou de si mesmo, tomando a condição de servo, fazendo-se semelhante aos homens e aparecendo em seu porte como homem..." (Fil 2,6-7).
Duas vontades
"Não seja como Eu quero, mas sim como Tu queres..." (Mt 26,39).
"Não seja feita Minha vontade, mas sim a Tua..." (Lc 22,42).
"Desci do céu para fazer não a Minha vontade, mas sim a vontade de Quem Me enviou..." (Jn. 6,38).
"Ninguém Me tira, Eu a doei voluntariamente, tenho o poder para concedê-la e o poder de recobrá-la novamente..." (Jo 10,18).
"O qual, sendo de condição divina, não reteve avidamente o fato de ser igual a Deus, mas se despojou de si mesmo, tomando a condição de servo, fazendo-se semelhante aos homens e aparecendo em seu porte como homem..." (Fl 2,6-7).
Catecismo:
“Jesus quer dizer, em hebraico, “Deus Salva”. (...) o anjo Gabriel dá-lhe como nome próprio o nome de Jesus, que exprime sua identidade e missão. Uma vez que ...’salvará seu povo dos pecados(Mt 1,21 )”(§ 430).
“Os traços do rosto do Messias esperado começam a aparecer...:’ Um ramo sairá do tronco de Jessé, um rebento brotará de suas raízes: sobre ele repousará o espírito do senhor...’(Is 11,1-2 )”(§ 712).
“...Uma multidão de pecadores, de publicanos e soldados, fariseus e saduceus e prostitutas vem fazer-se batizar por ele(João). Jesus aparece ...recebe o Batismo...a voz do céu proclama: ‘Este é o meu Filho bem-amado’(Mt 3,17 )...Deixa-se contar entre os pecadores; é já ‘o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”(Jo 1,29 )...No Batismo de Jesus, ‘abriram-se os céus’(Mt 3,16 ) que o pecado de Adão havia fechado”(§ 535/536).
“Ao abraçar em seu coração humano o amor do Pai pelos homens, Jesus ‘amou-os até o fim’(Jo 13,11 ), ‘pois ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos’(Jo 15,13 )”(609).
“Jesus disse ao entrar no mundo: ‘Eis aqui, eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade’(Hb 10,7 ). Só Jesus pode dizer: ‘Faço sempre o que lhe agrada’(Jo 8,29 )...’Não a minha vontade, mas a tua seja feita’(Lc 22,42 )”(§ 2824)
“...’ressuscitado dos mortos pela Glória do Pai’(Rm 6,4 ), dá imediatamente o Espírito Santo, ‘soprando’ sobre os discípulos(Jo 20,22 )”(§ 730).
Verbo de Deus
“E por nós homens e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem(DS 150)”(§ 456).
“O Verbo se fez carne para salvar-nos, reconciliar-nos com Deus”(§ 457).
“O Verbo se fez carne para que assim conhecêssemos o amor de Deus por nós”(§ 458).
“O Verbo se fez carne para ser nosso modelo de santidade”(§ 459).
“O Verbo se fez carne para tornar-nos participantes da natureza divina(2Pe 1,4)” (§ 460)
“Por meio de todas as palavras da Sagrada Escritura, Deus pronuncia uma só Palavra, seu Verbo único, no qual se expressa por inteiro(Hb 1,1-3)”(§ 102).
Filho de Deus
“Os Evangelhos narram em dois momentos solenes – o Batismo e a Transfiguração de Cristo – a voz do Pai a designa-lo como seu ‘Filho bem-amado’(Mt 3,17 ; 17,5 ). Jesus designa-se a si mesmo como ‘o Filho Único de Deus’(Jo 3,16 )” (§ 444).
“...Pedro quando confessa Jesus como ‘o Cristo, o Filho do Deus vivo’, pois este lhe responde com solenidade: ‘Não foi a carne e o sangue que te revelaram isso, e sim meu Pai que está nos céus’(Mt 16,17 ).(§ 442).
O Ungido
“Cristo vem da tradução grega do termo hebraico ‘Messias’, que quer dizer ‘ungido’...o Messias devia ser ungido pelo espírito do Senhor ao mesmo tempo como rei e sacerdote, mas também como profeta. Jesus realizou a esperança messiânica de Israel em sua tríplice função de sacerdote, profeta e rei”(§ 436).
“...Cristo inaugura o anúncio da Boa-Nova...(Lc 4,18-19 ):’O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres ; curar aos de coração ferido; enviou-me para proclamar a remissão dos presos, e aos cegos a recuperação o vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor’.”(§ 714)
Salvador
“...O anjo anuncia a José: ‘Tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados’(Mt 1,21 ). O mesmo se dá com a Eucaristia, sacramento da redenção: ‘Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados’(Mt 26,28 )” (§ 1846).
“...Por sua gloriosa cruz, Cristo obteve a salvação de todos os homens. Resgatou-os do pecado que os mantinha na escravidão”(§ 1741).
“João Batista ... designa como o Cordeiro que tira o pecado do mundo’(Jo 1,29 )”(§523).
“Por sua paixão, Cristo livrou-nos de Satanás e do pecado. Ele nos mereceu a vida nova no Espírito Santo. Sua graça restaura o que o pecado deteriorou em nós”(§ 1708).
“Este projeto divino de salvação mediante a morte do ‘Servo, o Justo’(Is 53,11 ; At 3,14 ) havia sido anunciado antecipadamente na Escritura como um mistério de redenção universal, isto é, de resgate que liberta os homens da escravidão do pecado. S. Paulo ... professa que ‘Cristo morreu por nossos pecados segundo as Escrituras”(§ 601).
Senhor
“Ao atribuir a Jesus o título divino de Senhor, as primeiras confissões de fé da Igreja afirmam, desde o início, que o poder, a honra e a glória devidos a Deus Pai cabem também a Jesus...”(§ 448).
“Jesus Cristo é o Senhor: possui todo o poder nos céus e na terra. Está acima de toda autoridade, poder, portentado e soberania, pois o Pai ‘tudo submeteu a seus pés’(Ef 1,20-22 )”(§ 668).
“Confessar ou invocar Jesus como Senhor é crer em sua divindade”(§ 455). 
Dogmas:
Ele é Deus e Filho de Deus
"É necessário para a eterna salvação crer fielmente na encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, que é Deus e homem. É Deus engendrado na substância do Pai antes dos séculos..." (Símbolo "Quicumque" do Concílio de Toledo, 400-447 - Dz. 40).
Duas naturezas numa só pessoa
"Ficando então a salvo a propriedade de uma e outra natureza... natureza íntegra e perfeita de verdadeiro homem, nasceu Deus Verdadeiro, inteiro no seu, inteiro no nosso" (São Leão I Magno, 440-461 - em sua epístola dogmática de 13.06.449 - Dz. 143 ss.)
"...Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele mesmo perfeito na divindade e Ele mesmo perfeito na humanidade... que se há de reconhecer em duas naturezas: sem confusão, sem mudanças, sem divisão, sem separação e de modo algum apagada a diferença de natureza por causa da união, conservando cada natureza sua propriedade e concorrendo em uma só pessoa" (Conc. Calcedônia, 451, IV Ecumênico - Dz. 148).
”Na sequência dos Santos Padres, ensinamos unanimemente que se confesse um só e mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, igualmente perfeito na divindade e perfeito na humanidade, sendo o mesmo verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem [...]. Um só e mesmo Cristo, Senhor, Filho único, que devemos reconhecer em duas naturezas, sem confusão, sem mudança, sem divisão, sem separação [...] Ele não está dividido ou separado em duas pessoas, mas é um só e mesmo Filho único, Deus, Verbo e Senhor Jesus Cristo” (Conc de Calcedônia - DS, 301-302).
Duas vontades numa só pessoa
"Proclamamos igualmente, conforme os ensinamentos dos Santos Padres, que existem também duas vontades físicas e duas operações físicas de modo indivisível, de modo que não seja conversível, de modo inseparável e de modo não confuso. E estas duas vontades físicas não se opõe uma a outra como afirmam os ímpios hereges..." (III Conc. Constantinopla, 680-681 - Dz. 291 e Dz. 263-288).
Cristo: Homem e Filho natural de Deus
"...O Pai celestial... quando chegou a plenitude, enviou aos homens seu Filho, Jesus Cristo..." (Conc. Trento, 1545-1563 - Dz. 794, 299, 309).
Missa: Sacrifício da cruz incruento
"O Sacrossanto Concílio... ensina, declara, ordena, que na Missa está contido e de modo não cruel se imola aquele mesmo Cristo, que apenas uma vez se ofereceu Ele mesmo cruelmente no altar da cruz..." (Conc. Trento, 1545-1563 - Dz. 940-122-951).
Salvou-nos pela cruz
"O concilio... por inspiração do Espírito Santo, ensina, declara e manda... Este Deus e Senhor Nosso, Jesus Cristo quis oferecer-se a si mesmo a Deus Pai, como sacrifício apresentado sobre a ara da cruz em sua morte, para conseguir para eles o eterno perdão..." (Dz. 938). "... que nos reconciliou com Deus por meio de Seu Sangue fazendo-Se por nós a Justiça, a Santidade e a Redenção..." (Conc. Trento, 1545-1563 - Dz 790).
Ressurreição
"...ao terceiro dia, ressuscitado por sua própria virtude, se levantou do sepulcro." (XI Conc. Toledo, 675 - Dz. 286)
Ascensão aos céus
"...fielmente cremos e simplesmente confessamos: ressuscitou dentre os mortos e subiu ao céu em Corpo e Alma..." (IV Conc. Latrão, 1215 - Dz. 429).

Veja também:    - Deus     - Espírito Santo     - Eucaristia     - Pecado 
http://www.dicionariodafe.com/

Nenhum comentário: