Blog Alma Missionária

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quinta-feira, 28 de março de 2013


CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
PRIMEIRA PARTE - SEGUNDA SEÇÃO:
A PROFISSÃO DA FÉ CRISTÃ
OS SÍMBOLOS DA FÉ
CAPITULO II - CREIO EM JESUS CRISTO,
FILHO ÚNICO  DE DEUS

A BOA NOVA: DEUS ENVIOU SEU FILHO
422         "Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus seu Filho, nascido de uma   mulher, nascido sob a Lei, para remir os que estavam sob a Lei, a fim de que
 389        recebêssemos a adoção filial" (Gl 4,4-5). Este é "o Evangelho de Jesus Cristo, Filho de
2763       Deus  ": Deus visitou seu povo  , cumpriu as promessas feitas a Abraão e à
          sua  descendência  ; fê-lo para além de toda expectativa:  enviou seu "Filho bem-amado”  .

423         Cremos e confessamos que Jesus de Nazaré, nascido judeu de uma filha de Israel, em Belém, no tempo do rei Herodes Magno e do imperador César Augusto, carpinteiro de profissão, morto e crucificado em Jerusalém, sob o procurador Pôncio Pilatos, durante o reinado do imperador Tibério, é o Filho eterno de Deus feito homem; que ele "veio de Deus" (Jo 13,3), "desceu do céu" (Jo 3,13; 6,33), "veio na carne  ", pois "o  Verbo se fez carne e habitou entre nós, e nós vimos sua glória, glória que ele tem junto ao Pai, como Filho único, cheio de graça e de verdade... Pois de sua plenitude nós recebemos graça por graça" (Jo 1,14-16).

424         Movidos pela graça do Espírito Santo e atraídos pelo Pai, cremos e confessamos acerca de
683,552  Jesus: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mt 16,16). Foi sobre a rocha desta fé, confessada por  São Pedro, que Cristo construiu sua Igreja  .

"ANUNCIAR... A INSONDÁVEL RIQUEZA DE CRISTO" (Ef 3,8)
425         A transmissão da fé cristã é primeiramente o anúncio de Jesus Cristo, para levar à fé nele. Desde o começo, os primeiros discípulos ardiam do desejo de anunciar Cristo: "Pois não
850,858 podemos, nós, deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos" (At 4,20). E convidam os homens de todos os tempos a entrarem na alegria de sua comunhão com Cristo:
O que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos e o que nossas mãos apalparam do Verbo da vida – porque a Vida manifestou-se: nós a vimos e lhe damos testemunho e vos anunciamos a Vida Eterna, que estava voltada para o Pai e que no;   apareceu -, o que vimos e ouvimos, vo-lo anunciamos para que estejais também em comunhão conosco. E nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. E isto vos escrevemos para que nossa alegria seja completa (1Jo 1,1-4).

CRISTO É O CENTRO DA CATEQUESE
426         No centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus de Nazaré,
1698     Filho único do Pai..., que sofreu e morreu por nós e agora, ressuscitado, vive conosco para  sempre... Catequizar... é desvendar na Pessoa de Cristo todo o desígnio eterno de Deus
 513      que nela se realiza. E procurar compreender o significado dos gestos e das palavras de
 260     Cristo e dos sinais realizados por Ele  ." A finalidade definitiva da    catequese é "levar à comunhão com Jesus Cristo: só ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade  ".

427         "Na catequese, é Cristo, Verbo Encarnado e Filho de Deus, que é ensinado - todo o resto
2145      está  em relação com ele; e somente Cristo ensina; todo outro que ensine, fá-lo na medida
 876    em que é seu porta-voz,  permitindo a Cristo ensinar por sua boca... Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: 'Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou' (Jo 7,16  )."

428         Aquele que é chamado a "ensinar o Cristo" deve, portanto, procurar primeiro "este ganho supereminente que é o conhecimento de Cristo"; é preciso "aceitar perder tudo... a fim de ganhar a Cristo e ser achado nele", e "conhecer o poder de sua  Ressurreição e a participação em seus sofrimentos, conformando-me com ele em sua Morte, para ver se alcanço a ressurreição de entre os mortos" (Fl 3,8-11).

429         É deste conhecimento amoroso de Cristo que jorra o desejo de anunciá-lo, de
 851       "evangelizar" e de levar outros ao "sim" da fé em Jesus Cristo. Mas ao mesmo tempo se faz sentir a necessidade de conhecer cada vez melhor esta fé. Para este fim, segundo a ordem do Símbolo da fé, primeiro serão apresentados os principais títulos de Jesus: Cristo, o Filho de Deus, o Senhor (artigo 2). Em seguida, o Símbolo confessa os principais Mistérios da vida de Cristo: os de sua Encarnação (artigo 3), os de sua Páscoa (artigos 4 e 5) e, finalmente, os de sua Glorificação (artigos 6 e 7).

ARTIGO 2
"E EM JESUS CRISTO, SEU FILHO ÚNICO, NOSSO SENHOR"
I- JESUS
430         Jesus quer dizer, em hebraico, "Deus salva". No momento da Anunciação, o anjo Gabriel
 210       dá-lhe como nome próprio o nome de Jesus, que exprime ao mesmo tempo sua identidade emissão  . Uma vez que "só Deus pode perdoar os pecados" (Mc 2,7), é Ele que, em
 402      Jesus, seu Filho eterno feito homem, "salvará seu povo dos pecados" (Mt 1,21). Em Jesus, portanto, Deus recapitula toda a sua história de salvação em favor dos homens.

431         Na História da Salvação, Deus não se contentou em libertar Israel da "casa da
1441,1850 escravidão" (Dt 5,6), fazendo-o sair do Egito. Salva-o também de seu pecado. Por ser o   
 388     pecado sempre uma ofensa feita a Deus  , só ele pode perdoá-lo  . Por isso Israel, tomando consciência cada vez mais clara da universalidade do pecado, não poder  mais procurar a salvação a não ser na invocação do Nome do Deus Redentor  .

432         O nome de Jesus significa que o próprio nome de Deus está presente na pessoa de seu
589.2666 Filho   feito homem para a redenção universal e definitiva dos pecados. E o único nome
 389   divino que traz a salvação  e a partir de agora pode ser invocado por todos, pois se uniu a
 161  todos os homens pela Encarnação  , de sorte que "não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos" (At 4,12  ).

433         O nome do Deus Salvador era invocado uma só vez por ano pelo sumo sacerdote para a
 615      expiação dos pecados de Israel, depois de ele aspergir o propiciatório do Santo dos Santos com o sangue do sacrifício  . O propiciatório era o lugar da presença de Deus  . Quando São Paulo diz de Jesus que "Deus o destinou como instrumento de propiciação, por seu próprio Sangue" (Rm 3,25), quer afirmar que na humanidade deste último "era Deus que em Cristo reconciliava consigo o mundo" (2Cor 5,19).

434         A Ressurreição de Jesus glorifica o nome do Deus Salvador  , pois a partir de agora é o
2812     nome de Jesus que manifesta em plenitude o poder supremo do "nome acima de todo nome  ". Os espíritos maus temem seu nome  , e é em nome dele que os discípulos de Jesus
2614     operam milagres  , pois tudo o que pedem ao Pai em seu nome o Pai lhes concede  .

435         O nome de Jesus está  no cerne da oração cristã. Todas as orações litúrgicas são
2667-2668 concluídas pela fórmula "per Dominum nostrum Iesum Christum  por Nosso Senhor Jesus
2676       Cristo...". A "Ave-Maria" culmina no "e bendito é o fruto do vosso ventre,  Jesus". A oração oriental do coração denominada "oração a Jesus"  diz: "Jesus Cristo, Filho de Deus, Senhor, tem piedade de mim, pecador". Numerosos cristãos, como Sta. Joana d'Arc, morrem tendo nos lábios apenas o nome de Jesus  .
II.  Cristo
436         Cristo vem da tradução grega do termo hebraico "Messias", que quer dizer "ungido". Só
690,695  se toma o nome próprio de Jesus porque este leva à perfeição a missão divina que significa. Com efeito, em Israel eram ungidos em nome de Deus os que lhe eram consagrados para uma missão vinda dele. Era o caso dos reis  , dos sacerdotes   e, em raras ocasiões, dos profetas . Esse devia ser por excelência o caso do Messias que Deus enviaria para instaurar definitivamente seu Reino  . O Messias devia ser
711,716  ungido pelo Espírito do Senhor   ao mesmo tempo como rei e sacerdote  , mas também 
 783      como profeta  . Jesus realizou a esperança messiânica de Israel em sua tríplice função de sacerdote, profeta e rei.

437         O anjo anunciou aos pastores o nascimento de Jesus como o do Messias prometido a
486,525  Israel: "Hoje, na cidade de Davi, nasceu-vos um Salvador que é o Cristo Senhor" (Lc 2,11). Desde o inicio Ele é "aquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo" (Jo  10,36), concebido como "Santo  " no seio virginal de Maria. José foi chamado por Deus "a receber Maria, sua mulher", grávida "daquele que foi gerado nela pelo Espírito Santo" (Mt 1,21), para que Jesus, "que se chama Cristo", nascesse da esposa de José na descendência messiânica de Davi (Mt 1,16  ).

438         A consagração messiânica de Jesus manifesta sua missão divina. "É, aliás, o que indica
 727      seu próprio nome, pois no nome de Cristo está  subentendido Aquele que ungiu, Aquele que foi ungido e a própria Unção com que ele foi ungido dado: Aquele que ungiu é o Pai, Aquele que foi ungido é o Filho, e o foi no Espírito, que é a Unção  ." Sua consagração
 535      messiânica eterna revelou-se no tempo de sua vida terrestre, por ocasião de seu Batismo por João, quando "Deus o ungiu com o Espírito Santo e poder" (At 10,38), "para que ele fosse manifestado a Israel" (Jo 1,31) como seu Messias. Por suas obras e palavras será  conhecido como "o Santo de Deus  ".

439         Numerosos judeus e até certos pagãos os que compartilhavam a esperança deles
528-529 reconheceram em Jesus os traços fundamentais tais do "Filho de Davi" messiânico,
 547     prometido por Deus a Israel  . Jesus aceitou o título de Messias ao qual tinha direito  , mas com reserva, pois este era entendido por uma parte de seus contemporâneos segundo uma concepção demasiadamente humana  , essencialmente política  .

440         Jesus acolheu a profissão de fé de Pedro, que o reconhecia como o Messias anunciando a
 552     Paixão iminente do Filho do Homem  . Desvendou o conteúdo autêntico de sua realeza messiânica, seja na identidade transcendente do Filho do Homem "que desceu do Céu" (Jo  3,13 ) seja em sua missão redentora como Servo sofredor: "O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate pela multidão" (Mt 20,28
 530      ). Por isso o verdadeiro sentido de sua realeza só se manifestou do alto da Cruz  . É somente após sua Ressurreição que sua realeza messiânica poderá ser
 445    proclamada por Pedro diante do povo de Deus: "Que toda   casa de Israel saiba com certeza: Deus o constituiu Senhor  e Cristo, este Jesus que vós crucificastes" (At 2,36).

III. Filho Único de Deus
441         Filho de Deus, no Antigo Testamento, é um título aos anjos  , ao povo da Eleição  , aos filhos de Israel   e a seus reis  . Significa então uma filiação adotiva que estabelece entre Deus e sua criatura relações de uma intimidade especial. Quando o Rei-Messias prometido é chamado "filho de Deus  ", isso não implica necessariamente, segundo o sentido literal desses textos, que ele ultrapasse o nível humano. Os que designaram Jesus como Messias de Israel  talvez não tenham tido a intenção de dizer mais do que isto  .

442         Não acontece o mesmo com Pedro, quando confessa Jesus como "o Cristo, o Filho do ,
 552      Deus vivo  " pois este lhe responde com solenidade: "Não foi a carne e o sangue que te revelaram isso, e sim meu Pai que está  nos Céus" (Mt 16,17). Paralelamente, Paulo dirá  a propósito de sua conversão no caminho para Damasco: Quando, porém, aquele que me separou desde o seio materno e me chamou, por sua graça houve por bem revelar em mim o seu Filho, para que eu o evangelizasse entre os gentios..." (Gl 1,15-16). "Imediatamente, nas sinagogas, começou a proclamar Jesus, afirmando que ele é o Filho  de Deus" (At 9,20). Este será  desde o início  o centro da fé apostólica  professada primeiro por
 424       Pedro como fundamento da Igreja  .

443         Se Pedro pôde reconhecer o caráter transcendente da filiação divina de Jesus Messias foi porque este o deu a entender claramente. Diante do Sinédrio, a pergunta de seus acusadores: "Tu és então o Filho de Deus?", Jesus respondeu: "Vós dizeis que eu Sou" (Lc 22,70  ). Já bem antes, Ele se designara como "o Filho" que conhece o Pai  e que é diferente dos "servos" que Deus enviou anteriormente a seu povo  , superior aos próprios anjos  . Distinguiu sua filiação daquela de seus discípulos, não
2786    dizendo nunca "nosso Pai  ", a não ser para ordenar-lhes: "Portanto, orai desta maneira: Pai Nosso" (Mt 6,9); e sublinhou esta distinção: "Meu Pai e vosso Pai" (Jo 20,17).

444         Os Evangelhos narram em dois momentos solenes - o Batismo e a Transfiguração de
536,554  Cristo - a voz do Pai a designá-lo como seu "Filho bem-amado  ". Jesus designa-se a si mesmo como "o Filho Único de Deus" (Jo 3,16) e afirma com este título sua preexistência eterna . Exige a fé "em nome do Filho Único de Deus" (Jo 3,18). Esta confissão cristã aparece já  na exclamação do centurião diante de Jesus na cruz: "Verdadeiramente este homem era Filho de Deus" (Mc 15,39), pois somente no  Mistério Pascal o fiel cristão pode entender o pleno significado do título "Filho de Deus".

445         É depois de sua Ressurreição que a filiação divina de Jesus aparece no poder de sua
 653      humanidade glorificada: "Estabelecido Filho de Deus com poder por sua Ressurreição dos mortos" (Rm 1, ). Os apóstolos poderão confessar: "Nós vimos a sua glória, glória que ele tem junto ao Pai como Filhos Único, cheio de graça e de verdade" (Jo 1,14).

IV.  Senhor
446         Na versão grega dos livros do Antigo Testamento, o nome inefável com o qual Deus se revelou a Moisés  , Iahweh, traduzido por "Kýrios" ["Senhor"]. Senhor torna-se desde
 209      então o nome mais habitual para designar a própria divindade do Deus de Israel. É neste sentido forte que o Novo Testamento utiliza o título de "Senhor" para o Pai, e também - e aí está a novidade - para Jesus reconhecido assim como o próprio  Deus  .

447         Jesus mesmo atribui-se de maneira velada este título quando discute com os fariseus
 548      sobre o sentido do Salmo 110  ,  mas também de modo explícito dirigindo-se a seus apóstolos . Ao  longo de toda a sua vida pública, seus gestos de domínio sobre a natureza, sobre as doenças, sobre os demônios, sobre a morte e o pecado demonstravam sua soberania divina.

448         Muito freqüentemente nos Evangelhos determinadas pessoas se dirigem a Jesus chamando-o de "Senhor". Este título exprime o respeito e a confiança dos que se achegam
208,683 a Jesus e esperam dele ajuda e cura  . Sob a moção do Espírito Santo, ele exprime o reconhecimento do Mistério Divino de Jesus  . No encontro com Jesus ressuscitado, ele se transforma em expressão de adoração: "Meu Senhor e meu Deus!" (Jo 20,28). Assume
 641      então uma conotação de amor e afeição que tornar-se-á peculiar à tradição cristã: "É o Senhor!" (Jo 21,7).

449         Ao atribuir a Jesus o título divino de Senhor, as primeiras confissões de fé da Igreja
 461      afirmam, desde o início  , que o  poder, a honra e a glória devidos a Deus Pai cabem
 653    também a Jesus  , por ser Ele "de condição divina" (Fl 2,6) e ter o Pai manifestado esta soberania de Jesus ressuscitando-o dos mortos e exaltando-o em sua glória  .

450         Desde o principio da história cristã a afirmação do senhorio de Jesus sobre o mundo e
668-672  sobre a história  significa também o reconhecimento de que o homem não deve submeter
2242    sua liberdade de pessoal, de maneira absoluta, a nenhum poder terrestre, mas somente a Deus Pai e ao Senhor Jesus Cristo: César não é "o Senhor . "A Igreja crê... que a chave, o centro e o fim de toda a história humana se encontram em seu Senhor e Mestre  ."

451         A oração cristã é marcava pelo título "Senhor", quer se trate do convite à oração "o
2664-2665 Senhor esteja convosco" ou da conclusão da oração, "por Jesus Cristo nosso Senhor", ou 
2817    ainda do grito cheio de confiança e de esperança: "Maran atha" ("o Senhor vem!") ou "Marana tha" ("Vem, Senhor!") (1Cor 16,22): "Amém, vem, Senhor Jesus!" (Ap 2,20).

RESUMINDO
452         O nome de Jesus significa "Deus que salva". A criança nascida da Virgem Maria é chamada "Jesus", "pois Ele salvará seu povo de seus pecados" (Mt 1,21): "Não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos" (At 4,12). 

453         O nome Cristo significa "Ungido", "Messias". Jesus é o Cristo pois "Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder" (At 10,38). Ele era "aquele que há de vir" (Lc 7,19), o objeto da "esperança de Israel  ".

454         O nome Filho de Deus significa a relação única e eterna de Jesus Cristo com Deus, seu Pai: Ele é o Filho Único do Pai  e o próprio Deus  . Crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus é necessário para ser cristão  

455         O nome Senhor designa a soberania divina. Confessar ou invocar Jesus como Senhor é crer em sua divindade. "Ninguém pode dizer 'Jesus é Senhor' a não ser no Espírito Santo" (1 Cor 12,3). 

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