Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

segunda-feira, 25 de março de 2013

Notícias da Igreja Católica

Via Sacra no Coliseu de Roma vai destacar sofrimentos dos cristãos no Médio Orie

Data: 25/3/2013
Cidade do Vaticano, 25 mar (SIR) – O Papa Francisco vai presidir esta sexta-feira à celebração da Via Sacra no Coliseu de Roma, com reflexões do cardeal e de jovens libaneses que recordam os sofrimentos dos cristãos do Médio Oriente. A evocação da prisão, julgamento e condenação à morte de Jesus em 14 etapas, chamadas ‘estações’, vai apresentar este ano um olhar sobre os preconceitos e o ódio que levam a “conflitos religiosos” e ao “fundamentalismo violento que toma como pretexto a defesa dos valores religiosos”. Os textos das meditações da tradicional cerimônia de Sexta-feira Santa foram pedidos pelo agora Papa emérito, Bento XVI, ao patriarca de Antioquia dos maronitas (Líbano), Béchara Boutros Raï, que contou com a colaboração de vários jovens do seu país. Os autores pedem o respeito pela liberdade religiosa para que as “várias religiões possam colaborar em conjunto para servir o bem comum e contribuir para o desenvolvimento de todas as pessoas”. A violência sobre as mulheres e os ataques à “dignidade do homem e ao seu direito à vida” juntam-se à preocupação pelos povos que sofrem e são humilhados, “em particular os do Oriente martirizado”. As reflexões, antecipadas pela Rádio Vaticano, criticam o “laicismo cego” que procura sufocar “os valores da fé e da moral”. A 12ª estação, que recorda a morte de Jesus na cruz, conta com uma oração por todos os que promovem o aborto e defendem a eutanásia, “para que se empenhem na edificação da civilização da vida e do amor”. A celebração tem início marcado para as 21h15 (menos quatro em Brasília), com transmissão televisiva em vários países, e pelo site www.news.va. Todos os anos, o Papa pede a um autor diferente a redação dos textos de reflexão apresentados nas estações da celebração, seguida por dezenas de milhares de peregrinos, com velas na mão. D. Béchara Boutros Raï foi criado cardeal por Bento XVI a 24 de novembro de 2012, dois meses depois da viagem pontifícia ao Líbano (14-16 de setembro). Nos últimos anos, as meditações tinham sido confiadas ao cardeal Angelo Comastri (2006), arcipreste da Basílica de São Pedro; cardeal Gianfranco Ravasi (2007), presidente do Conselho Pontifício para a Cultura; cardeal Joseph Zen Ze-Kiun, arcebispo de Hong Kong, (2008); Thomas Menamparampil, arcebispo de Guwahati, Índia (2009); cardeal Camillo Ruini, antigo vigário do Papa para a diocese de Roma (2010); irmã Maria Rita Piccione, presidente da Federação das Monjas Agostinianas (2011); Danilo e Anna Maria Zanzucchi, fundadores do movimento «Famílias Novas» (2012).


Faça parte desta história!

Data: 25/3/2013
Brasília, 25 mar (CNBB/SIR) - A Pastoral da Pessoa Idosa, Organismo vinculado à CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, fundada em 05 de novembro de 2004, tem por objetivo formar redes de solidariedade humana, fortalecendo o tecido social e contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas na família, buscando a compreensão de todas as dimensões do envelhecimento (física, psicológica, social e espiritual), gerando uma cultura de cuidado do ser humano em sua plenitude. O trabalho essencial é a organização da comunidade e a capacitação de Líderes comunitários que ali vivem, para que, cada líder capacitado, fortalecido em sua fé e no seu compromisso social, assuma voluntariamente o acompanhamento por meio da visita domiciliar, a uma média de 10 pessoas idosas nas famílias vizinhas, em ações preventivas, adotando bons hábitos na área da saúde, nutrição, educação e cidadania, estimulando a sociabilidade, evitando ou reduzindo o grau de isolamento e abandono. Para a Pastoral continuar com esse trabalho é necessário sua contribuição!



Praça do Papa: jovens participam da Jornada Arquidiocesana da Juventude

Data: 25/3/2013
Belo Horizonte, MG, 25 mar (SIR) - Jovens da Arquidiocese de Belo Horizonte lotaram a Praça do Papa neste Domingo de Ramos, dia 24 , para participar da Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ). O Arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo presidiu a Celebração Eucarística concelebrada pelo bispo-auxiliar dom João Justino de Medeiros da Silva e por padres e diáconos da Arquidiocese. A JAJ é organizada pelo Secretariado Arquidiocesano da Juventude (SAJ), como preparação para a Semana Missionária de Belo Horizonte e a Jornada Mundial da Juventude - dois grandes eventos voltados para os jovens e que, este ano, serão realizados no Brasil com o tema "Ide e fazei discípulos em todas as nações" (Mt. 28,19). Dom Walmor disse que reunir os jovens na Praça do Papa no Domingo de Ramos, quando jovens do mundo todo também se reúnem para celebrar a abertura da Semana Santa e a Páscoa de Jesus Cristo, é um momento especial. "Desejo que esta praça um dia seja chamada de Praça do Papa e dos Jovens. É bonito ver tantos jovens abrindo seu coração para Jesus. Estar aqui hoje é uma escolha de vida. Vida que é um dom de Deus e precisa ser bem cuidada. Encher nossos corações desse amor de Deus nos dá força para superar as dificuldades. Nos livrando das muitas alternativas erradas, de tropeço e de prejuízo para nossas vidas". O Arcebispo convidou os jovens para vir cada vez mais para a Igreja e também para mostrar este caminho do bem para outros jovens. Em resposta ao pedido dos jovens para que o Papa Francisco venha a Belo Horizonte, dom Walmor disse que Minas Gerais e os jovens merecem. "Este é um convite muito especial e será feito em um momento oportuno". No final da celebração, dom Walmor deu a bênção e fez o envio dos jovens, da cruz e do ícone de Nossa Senhora para a Jornada Mundial da Juventude. Uma intérprete da Pastoral do Surdo da Arquidiocese fez a tradução da celebração para a Linguagem Brasileira de Sinais - Libras.




Portugal: “Páscoa dos 12”

Data: 25/3/2013
Lisboa, 25 mar (SIR/RR) - Um grupo de jovens cristãos da Arquidiocese de Évora vai viver o Tríduo Pascal em comunidade rural. A iniciativa chama-se “Páscoa dos 12”. A iniciativa é conjunta, dos departamentos da juventude e das vocações. Em tempos de “desencanto”, os jovens querem aprofundar este mistério cristão que espelha também a realidade em que muitos vivem. A missa crismal de quinta-feira santa na Sé de Évora constitui o início do Tríduo Pascal e, para 12 jovens cristãos, o início de uma experiência que desejam possa, apesar da distância temporal, assemelhar-se à vivência dos apóstolos. Chama-se “Páscoa dos 12” e é definida nestes moldes pelo padre Ricardo Cardoso, sacerdote que também participa na iniciativa. “Uma encarnação naquilo que foi a vida e a experiência dos apóstolos na Páscoa do Senhor, com o momento da Paixão, da morte e posteriormente da Ressurreição”, resume. Três dimensões marcam o período que se vai viver entre 27 e 31 de Março: celebrativa, em comunhão com a Igreja eborense; contemplativa, numa experiência de meditação e deserto; e caritativa, na localidade de Monte do Trigo, no distrito de Portel, onde estes jovens vão ficar instalados para vivenciar o período pascal não só com os que sofrem, mas com toda a comunidade, que nem sempre consegue ter o seu pároco a tempo inteiro. É também um desafio, numa altura em que muitos jovens olham para o futuro com apreensão. Pensar na Paixão do Senhor, diz o padre Ricardo Cardoso, a começar “pela agonia em que o Senhor se vê sozinho é a experiência de muitos jovens, que por vezes só já tem os pais que os possam suportar. Lembra, ainda, uma realidade cada vez mais frequente nos jovens “em que tudo lhes foge à sua volta, sobretudo aquilo que eram os seus sonhos e assim sendo a Paixão do Senhor faz-nos uma leitura da vida de sofrimento de muitos jovens, hoje a viverem verdadeiros dramas”. Mas o importante a reter, reforça o diretor do setor das Vocações da Arquidiocese de Évora, é que a Ressurreição é um sinal claro de que o cristão não pode ficar retido na morte, pois “nós esperamos os novos céus e a nova terra como diz a Sagrada Escritura”. O sacerdote considera que nas últimas décadas as pessoas contentaram-se “com aquilo que o mundo nos dava o que nos fez esvaziar de nós próprios”, daí que o também vice-reitor do seminário de S. José, em Vila Viçosa lembre que é urgente “voltar a ter plenitude e esquecer que o mundo nos pode saciar e que apenas é um meio no qual fazemos uma peregrinação nesta terra, mas que a verdadeira Páscoa do Senhor é a glória, não a que buscamos, mas a que o Senhor nos dá.” O padre Ricardo Cardoso vai unir-se aos jovens cristãos, voluntários, que procuram viver e testemunhar a fé junto de uma pequena comunidade alentejana, Monte do Trigo, à espera de receber, por estes dias, a “Páscoa dos 12”.



Nenhum comentário: