Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

terça-feira, 26 de março de 2013

LEITURAS DO DIA


  • Roxo. 3ª-feira da Semana Santa Páscoa 

PDF Imprimir Indique um amigo!
1ª Leitura - Is 49,1-6
Eu te farei luz das nações, para que
minha salvação chegue até aos confins da terra.
(2º canto do Servo do Senhor)
Leitura do Livro do Profeta Isaías 49,1-6
1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção:o Senhor chamou-me antes de eu nascer,desde o ventre de minha mãeele tinha na mente o meu nome;2fez de minha palavra uma espada afiada,protegeu-me à sombra de sua mãoe fez de mim uma flecha aguçada,escondida em sua aljava,3e disse-me: 'Tu és o meu Servo,Israel, em quem serei glorificado'.4E eu disse: 'Trabalhei em vão,gastei minhas forças sem fruto, inutilmente;entretanto o Senhor me fará justiçae o meu Deus me dará recompensa'.5E agora diz-me o Senhor- ele que me preparou desde o nascimentopara ser seu Servo - que eu recupere Jacó para elee faça Israel unir-se a ele;aos olhos do Senhor esta é a minha glória.6Disse ele: 'Não basta seres meu Servopara restaurar as tribos de Jacóe reconduzir os remanescentes de Israel:eu te farei luz das nações,para que minha salvaçãochegue até aos confins da terra'.Palavra do Senhor.
Salmo - Sl 70, 1-2. 3-4a. 5-6ab. 15.17 (R.15)
R. Minha boca anunciará vossa justiça.

1Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor:*que eu não seja envergonhado para sempre!2Porque sois justo, defendei-me e libertai-me!*Escutai a minha voz, vinde salvar-me!R. 
3Sede uma rocha protetora para mim,*um abrigo bem seguro que me salve!Porque sois a minha força e meu amparo,o meu refúgio, proteção e segurança!4aLibertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.R. 
5Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,*em vós confio desde a minha juventude!6aSois meu apoio desde antes que eu nascesse, 6bdesde o seio maternal, o meu amparo.R. 
15Minha boca anunciará todos os dias*vossa justiça e vossas graças incontáveis.17Vós me ensinastes desde a minha juventude,*e até hoje canto as vossas maravilhas.R.
Evangelho - Jo 13,21-33.36-38
Um de vós me entregará...
O galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 13,21-33.36-38
Naquele tempo:Estando à mesa com seus discípulos,21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou:'Em verdade, em verdade vos digo,um de vós me entregará.'22Desconcertados,os discípulos olhavam uns para os outros,pois não sabiam de quem Jesus estava falando.23Um deles, a quem Jesus amava,estava recostado ao lado de Jesus.24Simão Pedro fez-lhe um sinalpara que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando.25Então, o discípulo,reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe:'Senhor, quem é?'26Jesus respondeu:'É aquele a quem eu der o pedaço de pãopassado no molho.'Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes.27Depois do pedaço de pão,Satanás entrou em Judas.Então Jesus lhe disse:'O que tens a fazer, executa-o depressa.'28Nenhum dos presentes compreendeupor que Jesus lhe disse isso.29Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavamque Jesus lhe queria dizer:'Compra o que precisamos para a festa',ou que desse alguma coisa aos pobres.30Depois de receber o pedaço de pão,Judas saiu imediatamente.Era noite.31Depois que Judas saiu,disse Jesus:'Agora foi glorificado o Filho do Homem,e Deus foi glorificado nele.32Se Deus foi glorificado nele,também Deus o glorificará em si mesmo,e o glorificará logo.33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco.Vós me procurareis,e agora vos digo, como eu disse também aos judeus:'Para onde eu vou, vós não podeis ir'.36Simão Pedro perguntou:'Senhor, para onde vais?'Jesus respondeu-lhe:'Para onde eu vou,tu não me podes seguir agora,mas me seguirás mais tarde.'37Pedro disse:'Senhor, por que não posso seguir-te agora?Eu darei a minha vida por ti!'38Respondeu Jesus:'Darás a tua vida por mim?Em verdade, em verdade te digo:o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes.'Palavra da Salvação.


Nenhum comentário: