Malis Ingravescentibus
Encíclica de Pio XI
No Santo Rosário da Virgem
29 de setembro de 1937
I. Introdução
Nem uma vez disseram-como fizemos recentemente na Encíclica Redemptoris Divini que os males cada vez mais graves do nosso tempo não pode ser dada a escolha, mas para voltar ao nosso Senhor Jesus Cristo e seus preceitos mais sagrados. Só Ele tem palavras de vida eterna [i] ,e nem os indivíduos nem a sociedade pode fazer qualquer coisa que não vacilam miseravelmente em breve e, se deixar de lado a majestade de Deus e sua repudiam lei.
Mas quem estudar diligentemente os anais da Igreja Católica, juntou-se facilmente ver todo o esplendor do patrocínio poderoso nome cristão da Virgem Mãe de Deus.
II. História María e Igreja
E, de fato, quando os erros dilacerar difundida por toda parte persistiram na túnica inconsútil da Igreja e perturbar o mundo católico, nossos pais iam humor confiante com o que por si só já destruiu todas as heresias do mundo [ii] , e vitória alcançada através Ela trouxe épocas mais calmas.
E quando o poder maometano ímpio, confiando frotas e exércitos poderosos em apuros, ameaçada de ruína e de escravidão para os povos da Europa, em seguida, por implicação do Sumo Pontífice implorou fervorosamente a protecção da Mãe de Deus, e os inimigos foram derrotados e submerso vasos.
E, assim como as calamidades públicas em sua privada. os fiéis de todas as idades foram suplicante a Maria, para ela, tão benigno, venha para seu alívio, suplicando alívio e remédio para as dores do corpo e da alma. E que nunca se esperou em vão a sua ajuda poderosa para que o defendeu com a oração piedosa e confiante.
III. Os perigos do mundo moderno
Hoje também ameaçam a sociedade civil e os perigos religiosas não menos do que no passado.
E em verdade, porque, como muitos desprezam e repudiam completamente a autoridade suprema e eterna de Deus, que ordena e proíbe, segue-se que enfraqueceu a consciência do dever cristão, definhando fé nas almas, se não desligado completamente, e que são movidos e destruir os próprios fundamentos da sociedade humana.
Então você vê, por um lado, os cidadãos presos em luta feroz entre si, porque alguns estão cheios de riquezas abundantes e outros devem ganhar o pão para si e sua família com exigindo todos os dias.
Além disso, em algumas regiões, como todos sabem, o mal chegou a tal ponto que se pretendia destruir a propriedade privada direito de colocar todas as coisas em comum. Além disso, os homens não estão faltando honra e exaltar declarar sobre todo o poder do Estado, dizendo que é necessário assegurar por todos os meios restaurar a ordem civil e reivindicação de autoridade, que pode rejeitar totalmente os execráveis teorias de comunistas , mas negligenciar a luz da sabedoria evangélica estão empenhados em fazer ressurgir erros pagãos e tenor de vida.
Adicione a isso, a seita astúcia e funestísima que, negando e odiar Deus, são declarados inimigos do Eterno insinuam-se por toda parte; desacreditar e rasgar as almas de todas as crenças religiosas, e de modo a violar todas as leis humanas e divinas. E enquanto zombando a esperança de celestial, incentivar os homens a ficar ainda por meios ilícitos, felicidade terrena em todo e qualquer mentiroso e, portanto, dirigir com temerária ousadia a destruição da ordem social, elevando distúrbios, rebeliões sangrentas e mesmo a conflagração de uma guerra civil.
IV. confiança em Deus Erect
No entanto, veneráveis irmãos, mesmo dos males como grande e tão numerosas ameaças e medo ainda maior para o futuro, não devemos desanimar ou deixar definhar a esperança confiante que repousa em Deus.
A Saúde já distribuiu os povos e nações [iii] , sem dúvida, não perecerá quem redimiu com Seu sangue precioso, nem abandonar a sua Igreja.
Pelo contrário, como vimos no início, antes de Deus intervir a mediação da Santíssima Virgem como aceitei, na medida em que, nas palavras de São Bernardo, assim é a sua vontade (de Deus) que desejava que consiguiésemos tudo por por Maria [iv] .
V. Orações a Maria. O Santo Rosário
Entre as várias orações com que recentemente abordamos a Virgem Mãe de Deus, o Santo Rosário, sem dúvida, ocupa um lugar especial e diferenciado .
Esta oração, que alguns chamam de Saltério da Virgem ou Breviário do Evangelho e da vida cristã , tem sido descrito e recomendado por nosso predecessor de feliz memória, Leão XIII, com estas características fortes: muito admiráveis é essa coroa tecida com a saudação Angélica, em que a Oração do Senhor está inserido, e[V] .
E isso também é visto a partir das mesmas flores com que essa coroa mística é formado. Na verdade, o que poderia ser mais apropriado e orações sagradas?
A primeira é que o mesmo Divino Redentor pronunciada quando os discípulos perguntaram a nos ensinar a orar [vi] ; súplica santo e dá-nos o caminho para dar glória a Deus como nos é dado, e considera também as necessidades do nosso corpo e da nossa alma. Como pode o Pai Eterno, orou com as palavras de seu Filho, não venha em nosso auxílio?
O outro é a Ave Maria de oração, que começa com o louvor do Arcanjo Gabriel e Santa Isabel, e termina com a súplica piedosa com a qual pedimos a ajuda da Virgem Maria, agora e na hora de nossa morte.
Estas invocações feitas oralmente acrescenta contemplação dos mistérios sagrados, que colocam diante de nós, as alegrias, tristezas e triunfos de Jesus Cristo e de sua Mãe, que recebeu alívio e conforto em nossas tristezas e que, após esses exemplos mais santos, os graus mais elevados de virtude, felicidade ascender à pátria celeste.
Esta prática de piedade, veneráveis irmãos, divulgados pelo Santo Domingo admiravelmente superior não sem declaração e inspiração da Virgem Mãe de Deus, é certamente mais fácil para todos, mesmo as pessoas ignorantes e simples.
E como longe do caminho da verdade que se diz que a devoção como fórmula irritante repetido com cantilena monótona, e rejeitá-lo tão bom para as crianças e as mulheres!
A este respeito, deve notar-se que tanto a piedade e amor, mesmo repetindo as mesmas palavras muitas vezes, porque não sempre repetem a mesma coisa, mas sempre expressando algo novo, que nasce da íntima da caridade. Além disso. Este modo de rezar é o perfume da simplicidade evangélica e humildade de espírito necessária, sem a qual, como ensina o Divino Redentor, que não pode adquirir o reino celestial: em verdade vos digo que, se você não se tornar como crianças, não entrará no reino dos céus [vii] .
Se a nossa idade em seu orgulho zomba do Santo Rosário e rejeita-o em vez disso, uma multidão inumerável de santos homens de todas as idades e de todas as esferas da vida, sempre consideraram, orei com grande devoção, e em todos os momentos têm usado como uma arma poderosa para afastar demônios, para manter a vida plena, para mais facilmente adquirir virtude, em uma palavra, para alcançar a verdadeira paz entre os homens.
Nem os homens perdidos famosos pela cultura e sabedoria, embora intensamente engajados no estudo e na pesquisa científica , mas deixaram um dia sem joelhos e orar fervorosamente diante da imagem da Virgem é maneira graciosa.
Assim também fez o seu dever de reis e príncipes, mesmo quando pressionado por ocupações de negócio e mais urgentes.
Esta coroa mística e execução é encontrado não só nas mãos dos pobres, mas também apreciado por pessoas de todas as categorias sociais.
Nós não passar em silêncio a Virgem Maria se também em nossos tempos aparecem instantaneamente recomendado este modo de rezar, quando ele apareceu e ensinou por exemplo que a recitação com a menina inocente na gruta de Lourdes.
Por que então não deveríamos esperar toda a graça, se as disposições exigidas e, assim, piedosamente rezar à Mãe Celestial?
Então Asaz fortemente desejo, veneráveis irmãos, que de um modo especial no mês de outubro é rezado o Rosário com devoção cresceu tanto em igrejas e em casas particulares.
E mais deve ser feito este ano, para que, através do uso efetivo da Virgem Mãe de Deus, os inimigos do nome divino, isto é, todos aqueles que têm subido para repudiar e difamar o Deus eterno, a estabelecer laços de Católica fé e liberdade própria da Igreja, e finalmente com rebelde esforços insanos contra os direitos divinos e humanos para a queda e destruição da sociedade humana, estão finalmente cedeu e levou ao arrependimento e voltar para o caminho certo, confiando à proteção e proteção de Maria.
VI. El Rosario é remédio eficaz males presentes
Que a Virgem Santíssima, que já dirigiu vitoriosos países cristãos da seita terrível dos Albigenses, agora fervorosamente invocado por nós, retrair os novos erros, especialmente os do comunismo, que lembra em muitos aspectos e pelos seus erros muitos idade.
E assim como nos tempos das cruzadas em toda a Europa subiu uma voz e uma pessoas súplica, assim, hoje, em todo o mundo, em cidades e em aldeias ainda menor, unidos no coração e vigor, com a insistência de filial e constante, tentando obter a grande Mãe dos inimigos de Deus são derrotados civilização cristã e humana, assim brilhe diante dos homens desviados paz cansado e verdadeiro.
Portanto, se tudo mostrar-lhes a bem, com disposições adequadas, com grande confiança e com devoção fervorosa, espera-se que, como no passado, então no nosso dia a Virgem impetrará de seu Divino Filho picos de corrente tempestades estão contidos e calmos, e uma coroa brilhante vitória neste concurso nobre de cristãos em oração.
Além disso, o Rosário é muito útil não só para derrotar os inimigos de Deus e da religião, mas também é um estímulo e um incentivo para a prática das virtudes evangélicas e que insinua cultivada em nossas almas.
Primeiro de tudo, alimenta a fé católica, que revigora a meditação oportuna sobre os mistérios sagrados e eleva as almas para as verdades que nos foram reveladas por Deus.
Qualquer um pode entender o quão saudável-é-esta prática, especialmente em nossos tempos, em que até mesmo entre o aborrecimento rainha fiéis para as coisas do espírito e quase repulsa da doutrina cristã.
Em seguida, reacende a esperança de bens imortais, tornando-nos meditar sobre a última parte do Rosário, o triunfo de Jesus Cristo e de sua Mãe, mostra-nos o aberto e convida-nos a vencer a pátria eterna.
Assim, enquanto no coração dos imortais penetra um desejo frenético coisas da terra e cada vez mais homens ardentemente lutar por riquezas prazeres desatualizados e efêmero, tudo-aqueles que rezar o Rosário-sentir-se chamado a uma frutífera tesouros no céu, onde nenhum ladrão entra ou rói mariposa[Viii] , e para bens duráveis.
E como não reacender a caridade, que definhou e é legal em muitos, um aumento de amor nos corações daqueles que se lembram de tortura coração dolorido e morte de nosso Redentor e sua Mãe Dolorosa desgraças?
Este amor de Deus não pode deixar de brotar o amor necessariamente mais intenso do vizinho só para parar de pensar no trabalho e que Nosso Senhor sofreu dores para reintegrar toda a herança perdida como filhos de Deus.
Por isso, veneráveis irmãos, se esforçam para frutíferas que esta prática está cada vez mais difundida, é muito estimado por todos e aumentar a propriedade comum.
VII. A família Rosário
Pregar e repetir procedimentos para os fiéis de todas as classes seu louvor e suas vantagens para o seu trabalho e que os sacerdotes que ajudam na cura de almas.
Jovens tirar dele com a nova energia para domar os estímulos mal rebeldes e preservar intacta e imaculada candura de alma em que são os idosos no seu descanso desejo triste, alívio e paz. Para aqueles envolvidos na Ação Católica é um incentivo para empurrá-los para um trabalho mais fervoroso e diligente do apostolado, e todos os que sofrem de alguma forma, especialmente para o último suspiro e aumentar a esperança de felicidade eterna.
E os pais e mães de família, em particular, estão neste também um modelo para o seu filho, especialmente quando, após a queda do dia, são coletadas após o trabalho do dia na casa da família, recitando-los primeiro, ajoelhado diante da imagem da Virgem, o Santo Rosário, fundindo em uma só voz, fé e sentimento, este hábito mais macia e saudável, o que certamente não pode deixar de levar a tranquilidade sociedade doméstica sereno e abundância dos dons celestes .
Assim, quando, como muitas vezes acontece, recebeu em audiência os recém-casados e abordamos algumas palavras paternais, damos-lhes o Rosário, recomendándoselo muito e exortando, argumentando também o exemplo do nosso, não passar um só dia sem recitá-lo, apesar de estar sobrecarregado por muitos cuidados e trabalhos.
VIII. Exortação final
Por estas razões, Veneráveis Irmãos, que queria incentivar fortemente e, através de você, a todos os fiéis para esta prática piedosa, e não há dúvida de que ouvir a correspondência acostumar, Nosso convite paterno reportaréis frutos abundantes.
Há outra razão que nos leva a abordar esta Encíclica Nosso. Esperamos que todos os que estão em Cristo Jesus nossas crianças se juntem a nós para dar graças a grande Mãe de Deus pela saúde que nós felizmente recuperado.
Esta graça, como já tive ocasião de escrever [ix] , nós atribuímos à intercessão especial da Virgem de Lisieux, Santa Teresa do Menino Jesus, mas nós sabemos que tudo o que concedeu o alto e Onipotente Deus mãos Senhora.
Finalmente, como tem vindo a lançar pela imprensa com insolência temerária um insulto grave à Santíssima Virgem, não podemos mas aproveitar esta oportunidade para oferecer juntamente com os bispos e as pessoas de que nação que venera Maria como rainha da Unidos Polônia , com a homenagem de nossa piedade, reparar devido à mesma agosto Rainha, e relatar ao mundo como algo doloroso e indigno este sacrilégio cometidos com impunidade no meio de um povo civilizado.
Sinceramente concedo a vós, veneráveis irmãos, eo rebanho confiado aos cuidados de cada um de vocês, a Bênção Apostólica, como patrocínio de graças celestes e penhor de nossa benevolência paterna.
Dado em Castel Gandolfo, perto de Roma, no dia 29 de setembro, a festa da dedicação de São Miguel, em 1937, o décimo sexto do nosso pontificado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário