Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Quinta Feira II Semana Da Quaresma

paisagens45
Laudes
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente às Laudes.
Hino
Ó Cristo, sol de justiça,
brilhai nas trevas da mente.
Com força e luz, reparai
a criação novamente.
Dai-nos, no tempo aceitável,
um coração penitente,
que se converta e acolha
o vosso amor paciente.
A penitência transforme
tudo o que em nós há de mal.
É bem maior que o pecado
o vosso dom sem igual.
Um dia vem, vosso dia,
e tudo então refloresce.
Nós, renascidos na graça,
exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente,
com toda a terra adoramos,
e no perdão renovados
um canto novo cantamos.
Salmodia
Ant. 1 Despertai vosso poder, ó nosso Deus,
e vinde logo nos trazer a salvação!
Salmo 79(80)
Visitai, Senhor, a vossa vinha
Vinde, Senhor Jesus! (Ap 22,20).
–2 Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. *
Vós, que a José apascentais qual um rebanho!
= Vós, que sobre os querubins vos assentais, †
aparecei cheio de glória e esplendor *
3 ante Efraim e Benjamim e Manassés!
– Despertai vosso poder, ó nosso Deus, *
e vinde logo nos trazer a salvação!
=4 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, †
e sobre nós iluminai a vossa face! *
Se voltardes para nós, seremos salvos!
–5 Até quando, ó Senhor, vos irritais, *
apesar da oração do vosso povo?
–6 Vós nos destes a comer o pão das lágrimas, *
e a beber destes um pranto copioso.
–7 Para os vizinhos somos causa de contenda, *
de zombaria para os nossos inimigos.
=8 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, †
e sobre nós iluminai a vossa face! *
Se voltardes para nós, seremos salvos!
–9 Arrancastes do Egito esta videira, *
e expulsastes as nações para plantá-la;
–10 diante dela preparastes o terreno, *
lançou raízes e encheu a terra inteira.
–11 Os montes recobriu com sua sombra, *
e os cedros do Senhor com os seus ramos;
–12 até o mar se estenderam seus sarmentos, *
até o rio os seus rebentos se espalharam.
–13 Por que razão vós destruístes sua cerca, *
para que todos os passantes a vindimem,
–14 o javali da mata virgem a devaste, *
e os animais do descampado nela pastem?
=15 Voltai-vos para nós, Deus do universo! †
Olhai dos altos céus e observai. *
Visitai a vossa vinha e protegei-a!
–16 Foi a vossa mão direita que a plantou; *
protegei-a, e ao rebento que firmastes!
–17 E aqueles que a cortaram e a queimaram, *
vão perecer ante o furor de vossa face.
–18 Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, *
o filho do homem que escolhestes para vós!
–19 E nunca mais vos deixaremos,Senhor Deus! *
Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!
=20 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, †
e sobre nós iluminai a vossa face! *
Se voltardes para nós, seremos salvos!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Despertai vosso poder, ó nosso Deus,
e vinde logo nos trazer a salvação!
Ant. 2 Publicai em toda a terra as maravilhas do Senhor!
Cântico Is 12,1-6
Exultação do povo redimido
Se alguém tem sede, venha a mim, e beba (Jo 7,37).
–1 Dou-vos graças, ó Senhor, porque, estando irritado, *
acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.
–2 Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; *
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
–3 Com alegria bebereis no manancial da salvação, *
4 e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor,
– invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, *
entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
–5 Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, *
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
–6 Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, *
porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Publicai em toda a terra as maravilhas do Senhor!
Ant. 3 Exultai no Senhor, nossa força! †
Salmo 80(81)
Solene renovação da Aliança
Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela
incredulidade (Hb 3,12).
–2 Exultai no Senhor, nossa força, *
† e ao Deus de Jacó aclamai!
–3 Cantai salmos, tocai tamborim, *
harpa e lira suaves tocai!
–4 Na lua nova soai a trombeta, *
na lua cheia, na festa solene!
–5 Porque isto é costume em Jacó, *
um preceito do Deus de Israel;
–6 uma lei que foi dada a José, *
quando o povo saiu do Egito.
= Eis que ouço uma voz que não conheço: †
7 “Aliviei as tuas costas de seu fardo,*
cestos pesados eu tirei de tuas mãos.
=8 Na angústia a mim clamaste, e te salvei, †
de uma nuvem trovejante te falei, *
e junto às águas de Meriba te provei.
–9 Ouve, meu povo, porque vou te advertir! *
Israel, ah! se quisesses me escutar:
–10 Em teu meio não exista um deus estranho *
nem adores a um deus desconhecido!
=11 Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, †
que da terra do Egito te arranquei. *
Abre bem a tua boca e eu te sacio!
–12 Mas meu povo não ouviu a minha voz, *
Israel não quis saber de obedecer-me.
–13 Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos, *
abandonei-os ao seu duro coração.
–14 Quem me dera que meu povo me escutasse! *
Que Israel andasse sempre em meus caminhos!
–15 Seus inimigos, sem demora, humilharia *
e voltaria minha mão contra o opressor.
–16 Os que odeiam o Senhor, o adulariam, *
seria este seu destino para sempre;
–17 eu lhe daria de comer a flor do trigo, *
e como mel que sai da rocha o fartaria”.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Exultai no Senhor, nossa força!
Leitura breve Cf. 1Rs 8,51-53a
Nós somos, Senhor, teu povo e tua herança. Teus olhos estejam abertos à súplica do teu servo e
do teu povo, Israel, escutando-nos toda vez que te invocarmos. Pois tu nos separaste para ti
como herança dentre todos os povos da terra.
Responsório breve
R. Nós somos vosso povo, ó Senhor.
* Misericórdia, Senhor, a vós clamamos! R. Nós somos.
V. Curvados sob o peso dos pecados,
choramos de tristeza. * Misericórdia.
Glória ao Pai. R. Nós somos.
CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79
Ant. Recorda-te,meu filho:
na vida tinhas tudo, mas Lázaro sofria.
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
–69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.
=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;
–78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
= e na sombra da morte estão sentados
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Recorda-te,meu filho:
na vida tinhas tudo, mas Lázaro sofria.
Preces
Celebremos a bondade de Deus, que se revelou em Cristo Jesus. E de todo o coração lhe
supliquemos:
R. Lembrai-vos, Senhor, de vossos filhos e filhas!
Concedei-nos viver mais profundamente o mistério da Igreja;
– que ela seja para toda a humanidade o sacramento eficaz da salvação. R.
Deus, amigo do ser humano, ensinai-nos a trabalhar generosamente para o progresso da
civilização,
– e a buscar em todas as coisas o vosso Reino. R.
Levai-nos a saciar nossa sede de justiça,
– na fonte de água viva que nos destes em Cristo. R.
Perdoai, Senhor, todos os nossos pecados,
– e dirigi nossos passos no caminho da justiça e da verdade. R.
(intenções livres)
Pai nosso.
Oração
Ó Deus, que amais e restaurais a inocência, orientai para vós os corações dos vossos filhos e
filhas para que, renovados pelo vosso Espírito, sejamos firmes na fé e eficientes nas obras. Por
nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Média
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
O número sagrado,
três vezes três das horas,
abrindo um novo espaço,
nos chama à prece, agora.
Ao nome de Jesus,
perdão seu povo implora.
O Cristo ouviu a prece
sincera do ladrão.
A graça foi-lhe dada,
por sua confissão.
Jesus ouvindo a súplica,
também nos dê perdão.
Agora morre a morte,
vencida pela cruz;
após as trevas densas,
serena, volta a luz;
o horror do mal se quebra,
na mentes Deus reluz.
A Cristo nós rogamos
e ao Pai, eterno Bem,
com seu Divino Espírito,
amor que os sustém,
proteja sua Igreja
agora e sempre. Amém.
Salmodia
– salmodia complementar –
Ant. Sejamos firmes na provação:
Sua justiça é nossa força.
Salmo 118(119),65-72
IX (Teth)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
O seu mandamento é vida eterna (Jo 12,50).
–65 Tratastes com bondade o vosso servo, *
como havíeis prometido, ó Senhor.
–66 Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, *
pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!
–67 Antes de ser por vós provado, eu me perdera; *
mas agora sigo firme em vossa lei!
–68 Porque sois bom e realizais somente o bem, *
ensinai-me a fazer vossa vontade!
–69 Forjam calúnias contra mim os orgulhosos, *
mas de todo o coração vos sou fiel!
–70 Seus corações são insensíveis como pedra, *
mas eu encontro em vossa lei minhas delícias.
–71 Para mim foi muito bom ser humilhado, *
porque assim eu aprendi vossa vontade!
–72 A lei de vossa boca, para mim, *
vale mais do que milhões em ouro e prata.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Salmo 55(56),2-7b.9-14
Confiança na palavra do Senhor
Neste salmo se manifesta o Cristo em sua Paixão (S. Jerônimo).
=2 Tende pena e compaixão de mim, ó Deus, †
pois há tantos que me calcam sob os pés, *
e agressores me oprimem todo dia!
–3 Meus inimigos de contínuo me espezinham, *
são numerosos os que lutam contra mim!
–4 Quando o medo me invadir, ó Deus Altíssimo, *
porei em vós a minha inteira confiança.
=5 Confio em Deus e louvarei sua promessa; †
é no Senhor que eu confio e nada temo: *
que poderia contra mim um ser mortal?
–6 Eles falam contra mim o dia inteiro, *
eles desejam para mim somente o mal!
–7b Armam ciladas e me espreitam reunidos, *
seguem meus passos, perseguindo a minha vida!
=9 Do meu exílio registrastes cada passo, †
em vosso odre recolhestes cada lágrima, *
e anotastes tudo isso em vosso livro.
=10 Meus inimigos haverão de recuar †
em qualquer dia em que eu vos invocar; *
tenho certeza: o Senhor está comigo!
=11 Confio em Deus e louvarei sua promessa; †
12 é no Senhor que eu confio e nada temo: *
que poderia contra mim um ser mortal?
–13 Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, *
e vos oferto um sacrifício de louvor,
–14 porque da morte arrancastes minha vida *
e não deixastes os meus pés escorregarem,
– para que eu ande na presença do Senhor, *
na presença do Senhor na luz da vida.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Salmo 56(57)
Oração da manhã numa aflição
Este salmo canta a Paixão do Senhor (Sto. Agostinho).
–2 Piedade, Senhor, piedade, *
pois em vós se abriga a minh’alma!
– De vossas asas, à sombra, me achego, *
até que passe a tormenta, Senhor!
–3 Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, *
a este Deus que me dá todo o bem.
=4 Que me envie do céu sua ajuda †
e confunda os meus opressores! *
Deus me envie sua graça e verdade!
–5 Eu me encontro em meio a leões, *
que, famintos, devoram os homens;
– os seus dentes são lanças e flechas, *
suas línguas, espadas cortantes.
–6 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, *
vossa glória refulja na terra!
–7 Prepararam um laço a meus pés, *
e assim oprimiram minh’alma;
– uma cova me abriram à frente, *
mas na mesma acabaram caindo.
–8 Meu coração está pronto, meu Deus, *
está pronto o meu coração!
–9 Vou cantar e tocar para vós: *
desperta, minh’alma, desperta!
– Despertem a harpa e a lira, *
eu irei acordar a aurora!
–10 Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, *
dar-vos graças, por entre as nações!
–11 Vosso amor é mais alto que os céus, *
mais que as nuvens a vossa verdade!
–12 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, *
vossa glória refulja na terra!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Sejamos firmes na provação:
Sua justiça é nossa força.
Leitura breve Hb 10,35-36
Não abandoneis a vossa coragem, que merece grande recompensa. De fato, precisais de
perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu.
V. Meu sacrifício é minha alma penitente.
R. Não desprezeis um coração arrependido!
Oração
Ó Deus, que amais e restaurais a inocência, orientai para vós os corações dos vossos filhos e
filhas para que, renovados pelo vosso Espírito, sejamos firmes na fé e eficientes nas obras. Por
nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.
Ofício das Leituras
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.
Hino
Agora é tempo favorável,
divino dom da Providência,
para curar o mundo enfermo
com um remédio, a penitência.
Da salvação refulge o dia,
na luz de Cristo a fulgurar.
O coração, que o mal feriu,
a abstinência vem curar.
Em corpo e alma, a abstinência,
Deus, ajudai-nos a guardar.
Por tal passagem, poderemos
à páscoa eterna, enfim, chegar.
Todo o Universo vos adore,
Tridade Santa, Sumo Bem.
Novos por graça entoaremos
um canto novo a vós. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Fostes vós que nos salvastes, ó Senhor!
Para sempre louvaremos vosso nome.
Salmo 43(44)
Calamidades do povo
Em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou! (Rm 8,37).
I
–2 Ó Deus, nossos ouvidos escutaram, *
e contaram para nós, os nossos pais,
– as obras que operastes em seus dias, *
em seus dias e nos tempos de outrora:
=3 Expulsastes as nações com vossa mão, †
e plantastes nossos pais em seu lugar; *
para aumentá-los, abatestes outros povos.
–4 Não conquistaram essa terra pela espada, *
nem foi seu braço que lhes deu a salvação;
– foi, porém, a vossa mão e vosso braço *
e o esplendor de vossa face e o vosso amor.
–5 Sois vós, o meu Senhor e o meu Rei, *
que destes as vitórias a Jacó;
–6 com vossa ajuda é que vencemos o inimigo, *
por vosso nome é que pisamos o agressor.
–7 Eu não pus a confiança no meu arco, *
a minha espada não me pôde libertar;
–8 mas fostes vós que nos livrastes do inimigo, *
e cobristes de vergonha o opressor.
–9 Em vós, ó Deus, nos gloriamos todo dia, *
celebrando o vosso nome sem cessar.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Fostes vós que nos salvastes, ó Senhor!
Para sempre louvaremos vosso nome.
Ant. 2 Perdoai, ó Senhor, o vosso povo,
não entregueis à vergonha a vossa herança!
II
–10 Porém, agora nos deixastes e humilhastes, *
já não saís com nossas tropas para a guerra!
–11 Vós nos fizestes recuar ante o inimigo, *
os adversários nos pilharam à vontade.
–12 Como ovelhas nos levastes para o corte, *
e no meio das nações nos dispersastes.
–13 Vendestes vosso povo a preço baixo, *
e não lucrastes muita coisa com a venda!
–14 De nós fizestes o escárnio dos vizinhos, *
zombaria e gozação dos que nos cercam;
–15 para os pagãos somos motivo de anedotas, *
zombam de nós a sacudir sua cabeça.
–16 À minha frente trago sempre esta desonra, *
e a vergonha se espalha no meu rosto,
–17 ante os gritos de insultos e blasfêmias *
do inimigo sequioso de vingança.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Perdoai, ó Senhor, o vosso povo,
não entregueis à vergonha a vossa herança!
Ant. 3 Levantai-vos, ó Senhor, e socorrei-nos,
libertai-nos pela vossa compaixão!
II
–18 E tudo isso, sem vos termos esquecido *
e sem termos violado a Aliança;
–19 sem que o nosso coração voltasse atrás, *
nem se afastassem nossos pés de vossa estrada!
–20 Mas à cova dos chacais nos entregastes *
e com trevas pavorosas nos cobristes!
–21 Se tivéssemos esquecido o nosso Deus *
e estendido nossas mãos a um Deus estranho,
–22 Deus não teria, por acaso, percebido, *
ele que vê o interior dos corações?
–23 Por vossa causa nos massacram cada dia *
e nos levam como ovelha ao matadouro!
–24 Levantai-vos, ó Senhor, por que dormis? *
Despertai! Não nos deixeis eternamente!
–25 Por que nos escondeis a vossa face *
e esqueceis nossa opressão, nossa miséria?
–26 Pois arrasada até o pó está noss’alma *
e ao chão está colado o nosso ventre.
– Levantai-vos, vinde logo em nosso auxílio, *
libertai-nos pela vossa compaixão!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Levantai-vos, ó Senhor, e socorrei-nos,
libertai-nos pela vossa compaixão!
V. Quem medita a lei de Deus
R. Dará frutos a seu tempo.
Primeira leitura
Do Livro do Êxodo 18,13-27
Moisés nomeia juízes do povo
Naqueles dias, 13Moisés assentou-se para julgar as questões do povo, que se conservava de pé
diante dele desde a manhã até à tarde. 14Vendo tudo o que fazia pelo povo, Jetro, o sogro de
Moisés, disse: “Que é isto que fazes com o povo? Por que estás aí sentado, tu sozinho, enquanto
todo o povo espera desde a manhã até à tarde?” 15Moisés respondeu ao sogro: “É que o povo
vem a mim para consultar a Deus. 16Quando surge entre eles alguma disputa, vêm a mim para
que julgue entre eles e lhes mostre os preceitos de Deus e suas leis”. 17Maso sogro de Moisés
lhe disse: “Não está bem o que fazes. 18Acabarás por sucumbir, tu e este povo que está contigo;
essa tarefa está acima das tuas forças e não poderás executá-la sozinho. 19Agora escuta-me: vou
dar-te um conselho, e que Deus esteja contigo: Tu deves representar o povo diante de Deus, e
levar perante ele os problemas. 20Esclarece o povo a respeito dos preceitos e das leis, e dá-lhe a
conhecer o caminho a seguir, e o que deve fazer. 21Mas escolhe entre todo o povo homens de
valor, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos da cobiça, e constitui-os chefes de mil,
de cem, de cinqüenta e de dez. 22Eles julgarão o povo em todo o tempo. A ti levarão as questões
de maior importância, mas as de menor importância decidirão eles mesmos. Desta maneira,
sendo repartido com os outros, o peso que te oprime será mais leve. 23Se assim procederes, e
Deus te der as suas ordens, poderás resistir, e toda esta gente voltará em paz para suas casas”.
24Moisés ouviu o conselho do sogro, e fez tudo o que ele tinha dito. 25Escolheu entre todo o
Israel homens de valor, e os pôs à frente do povo como chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de
dez. 26Eles julgavam o povo em todo o tempo, e levavam a Moisés as questões mais graves,
resolvendo eles mesmos as menores. 27Depois disso, Moisés despediu-se do sogro, e este voltou
para a sua terra.
Responsório Cf. Nm 11,25; Ex 18,25a
R. O Senhor desceu na nuvem e falou para Moisés;
e tomando do espírito que estava em Moisés,
deu aos setenta anciãos.
* Quando o espírito pousou sobre aqueles anciãos,
profetizaram sem parar.
V. Moisés, tendo escolhido homens capazes dentre o povo,
colocou-os como chefes sobre os filhos de Israel.
* Quando.
Segunda leitura
Dos Tratados sobre os Salmos, de Santo Hilário, bispo
(Ps 127,1-3:CSEL 24,628-630)
(Séc.IV)
O verdadeiro temor do Senhor
Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos (Sl 127,1). Todas as vezes que na
Escritura se fala do temor do Senhor, nunca se fala isoladamente, como se ele bastasse para a
perfeição da nossa fé; mas vem sempre acompanhado de muitas outras virtudes que nos ajudam
a compreender sua natureza e perfeição. Assim aprendemos desta palavra que disse Salomão no
livro dos Provérbios: Se suplicares a inteligência e pedires em voz alta a prudência; se andares
à sua procura como ao dinheiro, e te lançares no seu encalço como a um tesouro, então
compreenderás o temor do Senhor (Pr 2,3-5).
Vemos assim quantos degraus é necessário subir para chegar ao temor do Senhor.
Em primeiro lugar, devemos suplicar a inteligência, pedir a prudência, procurá-la como ao
dinheiro e nos lançarmos ao seu encalço como a um tesouro. Então chegaremos a compreender
o temor do Senhor.
Porque o temor, na opinião comum dos homens, tem outro sentido. É a perturbação que
experimenta a fraqueza humana quando receia sofrer o que não quer que lhe aconteça. Este
gênero de temor manifesta-se em nós pelo remorso do pecado, pela autoridade do mais
poderoso ou a violência do mais forte, por alguma doença, pelo encontro com um animal feroz
e pela ameaça de qualquer mal.
Esse temor, por conseguinte, não precisa ser ensinado, porque deriva espontaneamente de nossa
fraqueza natural. Não aprendemos o que se deve temer, mas são as próprias coisas temíveis que
nos incutem o terror.
Pelo contrário, sobre o temor de Deus, assim está escrito: Meus filhos, vinde agora e escutai-
me: vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus (Sl 33,12). Portanto, se o temor do Senhor é
ensinado, deve-se aprender. Não nasce do nosso receio natural, mas do cumprimento dos
mandamentos, das obras de uma vida pura e do conhecimento da verdade.
Para nós, todo o temor do Senhor está contido no amor, e a caridade perfeita expulsa o temor. O
nosso amor a Deus leva-nos a seguir os seus conselhos, a cumprir os seus mandamentos e a
confiar em suas promessas. Ouçamos o que diz a Escritura: E agora, Israel, o que é que o
Senhor teu Deus te pede? Apenas que o temas e andes em seus caminhos; que ames e guardes
os mandamentos do Senhor teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, para que
sejas feliz (Dt 10,12-13).
Ora, os caminhos do Senhor são muitos, embora ele próprio seja o Caminho. Pois, ele chama-se
a si mesmo caminho, e mostra a razão porque fala assim: Ninguém vai ao Pai senão por mim
(Jo 14,6).
Devemos, portanto, examinar e avaliar muitos caminhos, para encontrarmos, por entre os
ensinamentos de muitos, o único caminho certo, o único que nos conduz à vida eterna. Há
caminhos na Lei, caminhos nos profetas, caminhos nos evangelhos e nos apóstolos, caminhos
nas diversas obras dos mestres. Felizes os que andam por eles, movidos pelo temor do Senhor.
Responsório Eclo 2,19; Lc 1,50
R. Os que temem o Senhor, buscam aquilo que lhe agrada;
* Os que amam o Senhor, se contentam com sua lei.
V. Seu amor para sempre se estende
sobre aqueles que o temem.
* Os que amam.
Oração
Ó Deus, que amais e restaurais a inocência, orientai para vós os corações dos vossos filhos e
filhas para que, renovados pelo vosso Espírito, sejamos firmes na fé e eficientes nas obras. Por
nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.

Nenhum comentário: