Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Magnae Dei Matris

Leão XIII

Sobre o Rosário

De 8 de setembro de 1892

Veneráveis ​​Irmãos, saúde e Bênção Apostólica

I. Amor e gratidão a Maria Leão XIII
Sempre diante de nós a oportunidade de estimular e reforçar o amor que as pessoas cristã e culto da Mãe de Deus reverenciado, Estamos cheios de satisfação e felicidade, não só pela excelência e emissão de fertilidade múltipla em si, mas porque responde docemente para os sentimentos mais profundos do nosso coração. De fato, a devoção a Maria, a devoção, por assim dizer, temos de leite que alimenta-nos, vem crescendo e criando raízes em nossa alma como a idade, como estávamos vendo mais claramente como digno de amor e veneração é que o mesmo Deus que amou e escolheu desde o início de todas as criaturas, e que, enriquecendo-a com privilégios señaladísimos, escolheu para sua mãe. A evidência bondade muitos generoso e maravilhoso que tem favorecido nós, e não podemos lembrar sem olhos nos enchem de lágrimas de gratidão, são incentivos novos e poderosos para permanecer fiel a esta devoção. Por causa das muitas, várias circunstâncias e difícil de nossas vidas sempre recorrer à Santíssima Virgem, nossos olhos Ela carinhosamente de volta, e derramando seu coração medos e esperanças, nós perguntamos se digne ajudar como piedosa mãe, e nós a graça a que corresponder ao seu amor com um verdadeiro afeto filial. Mais tarde elevou design, inescrutável da Providência, a esta Sé do Apóstolo S. Pedro, isto é, para representar a Igreja na pessoa de Jesus Cristo, movido pela dor imensa de escritório e desconfiando-nos com intensa afeição Além disso, buscamos ajuda divina na proteção materna da Virgem Maria. E - bem maior prazer de publicar a nossa alma - Nosso esperança, como antigamente, mas, sobretudo, no desempenho supremo Apostolado, nem vão ou era estéril. 
II. Celebrando o Mês do Rosário
Então, agora, sob os auspícios e com a mediação da Virgem, a mesma esperança se eleva mais confiante e queima através de sua intercessão para maiores bênçãos e graças que produzem de saúde da família alegremente cristão, juntamente com a maior glória de Santa Igreja. É necessário, pois, Veneráveis ​​Irmãos, a renovar através de você o nosso conselho, que despertam todos os nossos filhos, para que o mês de outubro, dedicado a Nossa Senhora do Rosário e Rainha, é realizada por todos, com o aumento fervor exigentes necessidades, cada vez mais urgente e angustiante.
III. Mal e corrupção dos tempos
É conhecido por todos porque a abundância ea variedade de meios de malícia corruptora artisticamente esforça século em declínio e, se possível, nas almas destruir completamente a fé cristã e de respeito à lei divina, que nutre e faz com que a fecunda Assim também a fé, sem dúvida, o murmúrio de erro, ignorância e corrupção se espalha por toda parte fatal, esterilização e desoladora campo evangelho. E o mais triste é que, como perniciosa e audácia descarada, em vez de ser reprimida e punida por aqueles que podem e estão intimamente obrigação de o fazer, em sua indiferença e até proteção para continuar o seu trabalho devastador.
Decorre aqui exatamente como é lamentável que Deus deliberadamente dispor de escolas públicas, que na verdade não é amaldiçoado, insolentes e dar licença para imprimir e dizer o que querem na reprovação de Cristo e da Igreja Católica, Nem há menos razão para lamentar o abandono ea morna de estar a olhar para muitos praticando deveres cristãos, que, se não apostasia franca, é na verdade uma inclinação em direção a ela, mesmo que a norma l comum de vida está cada vez mais se afastando dos preceitos da fé. Há, portanto, de admirar que assim ruína e gemido nações perversão sob a destra fiel do Senhor e tremer consternado, temendo desgraças maiores.
IV. Males remédio e armas: o Rosário
Para aplacar a Majestade Divina ofendido e opor-se o remédio adequado para os males que nos arrependemos, não, certamente mais apropriado que a oração fervorosa e perseverante, desde que seja ligada, é claro, para a prática zeloso da vida cristã, para obter os quais estimativa singularmente apropriada Santo Rosário, cuja eficiência é claramente visto em seu bem conhecido quanto página inicial, bonito da história que nós temos muitas vezes lembrado.
Quando a seita dos Albigenses, cheios de zelo aparente para a integridade da fé e da pureza dos costumes, a criticou publicamente em muitas regiões cultivadas a ruína dos fiéis, a Igreja lutou contra todas as formas de que torpísimas erro sem armas ou outras forças que o Santo Rosário, cuja instituição e pregação inspiraram o glorioso Patriarca São Domingos pela Virgem. Por esses meios a Igreja foi vitorioso e, como na tempestade, a Igreja tem vindo a seguir com vitórias sempre esplêndido, fornecer para o bem comum. Mas, nas atuais circunstâncias, circunstâncias que lamento tudo de bom, você é tão triste para a Religião e tão prejudicial para a sociedade, é uma maneira especial de que, unidos, em harmonia de pensamento e ação, implorar e pedimos à Virgem através do Santo Rosário, a fim de experimentar seus efeitos muito poderosos nós mesmos.   
V. Maria, Mãe da Misericórdia
Recorrendo a recorrer a Maria é a Mãe de Misericórdia, de modo organizado para nós que o que quer que as nossas necessidades e, especialmente, os da alma, movidos pela mesma caridade e até mesmo antecipar as nossas orações, nosso auxílio para todo o sempre dá-nos os tesouros de graça que com que ele adornou o princípio Deus para ser sua mãe digna. Entre todos os outros, este lugar muito especial é prerrogativa da Virgem acima de todos os homens e de todos os anjos, e mais perto de Deus: " Grande coisa em qualquer santo que tem tanta graça que é suficiente para salvação de muitos, mas quando eu tinha tantos que eram suficientes para todos os homens, esta seria uma grande virtude, como foi em Cristo e em Maria Viren " [i] . Assim, sempre que a saudação com a Ave Maria, e repetindo, tecer em honra da Virgem uma coroa devoto realmente não posso dizer o quão agradável é o nosso presente para os olhos. Com esta saudação vai lembrar sua exaltação sublime e o início da nossa salvação na Encarnação do Verbo, enquanto sua união divina e indissolúvel com as alegrias e as dores e humilhações e triunfos de seu Filho Jesus no governo e santificação das almas. E se a sua grande bondade Ele queria que os dois homens parecem ser chamado e se apresenta como o Filho do Homem, e, portanto, nosso irmão, de modo que sua misericórdia brilhe mais, todos devem se assemelham a seus irmãos, para ser misericordioso [ii] , da mesma forma que a Santíssima Virgem, que foi escolhida para ser a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é nosso irmão, teve entre todas as mães singular missão de demonstrar e nos conceder misericórdia. Segue-se que, assim como nós devemos a Cristo por ter de alguma forma comunicado seu próprio direito de chamar Deus Pai e tê-lo como tal, também estamos em débito com nós gentilmente comunicou o direito de chamar a mãe de Maria e tê-la por tal. A mesma natureza doce fez este nome e que a mãe notou como tipo e modelo do amor e da previsão de concurso, mas que a linguagem não expressa, experiência almas piedosas e sabem o que chama ardente da caridade em Maria é nossa Mãe, não por natureza, mas por Jesus Cristo.     
VI. Maria é capaz e disposto a socorrer
Maria conhece o nosso negócio, sabe a assistência que precisa, vá perigos públicos ou particulares que nos ameaçam, e do trabalho que nos afligem, mas singularmente descobre os terríveis inimigos com os quais temos de lutar para a salvação de nossas almas, e em toda a estes ensaios e perigos, o que seja, ela pode efetivamente e anseia, vir em auxílio de seus amados filhos, por isso devemos recorrer a Maria alegre e confiante, materna invocando os laços que nos unem e Jesus. Invocar a sua ajuda e devoção humilde, valendo-nos da oração que ela mesma nos ensinou, e como é bom, e abandonar-nos com o coração alegre e confiante nos braços de nossa mãe melhor.
VII. O Rosário ensina as principais verdades da nossa fé
No Rosário procura benefícios sob a mesma sentença que o compõe, adicionar outra, bem certamente nobre que a brisa está ensinando meio que fornece as principais verdades da nossa santa fé. Pela fé vem diretamente e, certamente, a Deus e ao homem aprende a reconhecer a unidade de coração e entendimento e imensa majestade da natureza e de domínio universal, ea maioria de seu conhecimento, poder e providência, para a história que vem a Deus deve crer que Deus existe e que recompensa aqueles que o buscam [iii] . Mas desde que o Verbo se fez carne e visivelmente nos mostrou o caminho, a verdade ea vida, precisamos abraçar a nossa fé também mistérios altos augustísima da Trindade de Pessoas e do Filho único de Deus, feito homem: A vida eterna é Você sabe, o único Deus verdadeiro, ea Jesus Cristo, a quem enviaste [iv] .Benefício inestimável de Deus é a fé, pois não só são levantadas acima de todas as coisas humanas para ser como espectadores e participantes da natureza divina, mas também constitui para nós um mérito mais precioso para a vida eterna, tanto assim, que alimenta e fortalece a par Nossa esperança um dia para contemplar sem véus e desfrutar essência ilimitada da infinita bondade, agora podemos apenas vislumbrar e amor à semelhança pálido das coisas criadas.    
VIII. Isso nos lembra os mistérios principais
Mas são esses cuidados e tantos e distrações da vida que, sem a ajuda dos ensinamentos freqüentes, os cristãos facilmente desmente as grandes verdades que a maioria deve saber, verdades que a ignorância escurece quando é totalmente destrói a fé. Em sua vigilância materna, a Santa Igreja omite nenhum meio para preservar seus filhos dessa ignorância fatal, e certamente não será a última entre as recomendadas, a prática de rezar o Santo Rosário. Porque se junta o Santo Rosário, a bela e fecunda oração repetida enunciação ordenada e consideração dos principais mistérios da nossa religião. Sim, é verdade. Primeiro, lembre-se as relativas à Palavra, que se fez homem por nós e Virgem Maria, Imaculada e Mãe, que com santa alegria Ele brinca com comércios materno, então a dolorosa de Nosso Senhor, o tormento, a agonia, a morte, o dinheiro infinidade de nosso resgate e, finalmente, o mistério de glória: o triunfo sobre a morte, a ascensão ao céu, a vinda do Espírito Santo, com mais admirável glorificação de Nossa Senhora e, com Mãe e Filho, a glória imperecível de todos Santos.
Esta série de mistérios inefáveis ​​é trazido diariamente à memória dos fiéis e estão bem se manifestar diante de seus olhos, onde a oração do Rosário é bem experiente na alma o mais suave unção, como se ouviu a voz doce de nossa Mãe celeste Nós amorosamente instruído nos mistérios divinos e dirigir-nos ao longo do caminho da salvação. Não há exagero em dizer que não deve ser temida do que a ignorância eo erro destruir a fé nos bairros, famílias e nações, onde a prática de rezar o Rosário é mantido em homenagem primitivo.
IX. Sua influência sobre nossas ações
Há menos desejável e bonito outra vantagem que a Igreja quer proporcionar aos seus filhos com cuidado com o Rosário, ou seja, o zelo mais trabalhosos para conformar a sua vida à regra aduaneira descrito no Evangelho. de fato, se é verdade, como todo mundo acredita confiando na palavra divina, que a fé sem obras é morta [v] , uma vez que a vida de fé sobre a caridade, que é rico em boas obras, não vai ajudar o cristão a a vida eterna ter fé, se não uma obra cristã. , que bom, meus irmãos, que você diz ter fé, se não tiver as obras? Por acaso, esta fé que pode salvá-lo? [vi] Em vez disso, deve ser dito que no tribunal de Deus esse tipo de cristãos são mais culpados do que a fé infeliz ignorante, porque estes, como a falta de luz o Evangelho, não vivem como os contradizendo suas crenças com o seu trabalho, e sua ignorância faz com que eles, de alguma forma, desculpável ou menos culpado. Assim, para a fé que professamos abundância correspondente de frutas, nos mesmos mistérios contemplando vai inflamar a mente tem a vontade de agir virtuosamente. 
X. Exemplos de Cristo
A obra da redenção realizada por nosso Senhor Jesus Cristo, como maravilhosamente fértil brilha exemplos muito bonitas! Excesso de caridade para com os homens, Deus, de sua grandeza onipotente humilha a condição humana pequena, vivendo entre os homens como um deles, falando com eles como um amigo, ensina os indivíduos e as multidões e instruídos em todas as ordens da justiça, deixando trasparentarse na excelência do seu ensino o esplendor de sua autoridade divina é tudo sobre caridade, compaixão como um pai; curar o sofrimento dos males do corpo e, no entanto, eles remediado a alma, dizendo: Vinde a mim todos os que estais sobrecarregados e são cargas, e eu vos aliviarei [vii] . E quando fechar em seu coração e descanso Nele, dá-nos que místico que trouxe o fogo do céu à terra, diz-nos mansidão e humildade divina que ele possui, para desfrutar de nossas almas, em que a paz celestial que só Ele pode e vai dar-nos: Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas [viii] .
XI. Ingratidão e gratidão humana
Com tanta luz da sabedoria celestial, com tantos benefícios como veio a tornar os homens não só não receber o seu amor, mas que atrai a injustiça, o ódio ea crueldade humana, e derramou todo o seu sangue Santíssima, expira pregado a uma cruz, de bom grado aceitar a morte para dar vida aos homens. Recordando memórias tão terno, é possível que o cristão não se sente profundamente comovido com gratidão a seu Redentor amoroso, eo ardor da fé, se é assim que deve ser, ilustrando o entendimento do homem e é no coração , excitá-lo seguir seus passos até que ele explodiu em protesto como digna de um San Pablo: Quem poderá separar-nos do amor de Cristo? Será tribulação? Ou a angústia?Ou fome? Ou o? Nudez Ou o risco? Ou a perseguição? Ou a espada? [ix] eu vivo, ou melhor, não sou eu que vivo, mas Cristo vive em mim [x].    
XII. Exemplos em Maria
Para a fraqueza humana não se encolher com exemplos imponentes do Homem-Deus, enquanto os mistérios do Filho dá-nos a contemplação de Sua Mãe Santíssima, que embora nascido da linhagem real de Davi, nada permanece o esplendor ea riqueza dos mais velhos. Ele mora na cidade humilde ignorado, e ainda assim humilde casa, contente com sua pobreza e solidão, que a sua alma pode subir mais livremente a Deus, o seu amor e prazer máximo. Mas o Senhor está com ela e faz pleno e feliz com a sua graça, e ela, a quem ele anuncia o mensageiro celeste, que deve nascer em carne humana pelo Espírito Santo, o Redentor das pessoas espera. Um muita emoção, o maior espanto seu e amplia o poder e sabedoria de Deus, o mais profundo é humilhado, reunindo em si mesmo, e enquanto ela é feita Mãe de Deus, a confessar e que Ele oferece seu escravo mais devotado. Como o santo oferecido com generosidade prompt, que a comunidade de vida começa a ser perpetuada com seu divino Filho, e nos dias de alegria e de dor, e, assim, alcançar a glória como origem a qualquer homem ou anjo sempre aventajarán porque nenhum deles comparar em virtude e mérito. Será que a rainha do céu e da terra, anjos e homens, porque vai ser a Rainha dos Mártires. Eles se sentam na Jerusalém celeste ao lado de seu filho, uma vez que toda a sua vida e se
XIII. Com a sua ajuda é fácil de imitar
Se nos rendermos implorando sua ajuda inteiramente a esta imitação, pode ser que jogar em nós mesmos algumas características de virtude tão grande e perfeição, e até copiá-lo a sua renúncia completa e admirável à vontade divina, podemos seguir o caminho do céu . Peregrinação ao céu, e áspera e cheia de atribulações que a estrada é, vamos, no transtorno e dificuldades, para colocar nossas mãos suplicantes para Maria e dizer as palavras da Igreja: Para você suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas ... Volte para nós os teus olhos de misericórdia ... Dá-nos uma vida pura, forma segura aberta para nós, olhando para Jesus para se alegrar eternamente [xi] . E Maria, que já viu ou não, sabe que a fraqueza da nossa natureza corrupta, e que é a melhor das mães, e benignos primeiros movimentos para resgatar, confortando e estimulando-nos com a sua virtude. E se seguir a estrada constantemente regada com o sangue de Jesus e sua Mãe Santíssima lágrimas de forma segura e sem grande trabalho envolvido também alcançar sua glória imperecível.   
XIV. O Rosário e da Sagrada Família
Assim, o Rosário de Nossa Senhora, que são eficazes e admiravelmente montada uma excelente forma de oração, um precioso meio de preservar a fé e exemplos ilustres de perfeição e virtude, merece, por todas as contas, que os cristãos Eu tenho muitas vezes na mão e orar e meditar. E uma maneira muito especial, recomendamos praticar esta forma de rezar indivíduos Associação Universal da Sagrada Família, recentemente bella Associação elogiado e dado regularmente a nossa aprovação. Se o mistério da vida de silêncio e escuridão de nosso Senhor na casa de Nazaré é a razão para esta associação, em que as famílias cristãs se aplica com todo zelo para imitar os exemplos da antiga família Santo, divinamente constituída também é verdade que a Sagrada Família está intimamente relacionada com os mistérios do Rosário, principalmente com a alegria, todos que estão condensadas no fato de que, depois de expressar sua sabedoria no templo, Jesus " estava com Maria e José a Nazaré, vivia sob eles " [xii] , preparado de uma forma os outros mistérios que mais tarde teve que se referem ao ensino divino e redenção dos homens. Os membros da Sagrada Família deve considerar como eles próprios está sendo dedicado ao Rosário, e até mesmo seus propagadores. 
XV. Indulgências
Por nossa parte, manter e apoiar os favores e indulgências concedidas em anos anteriores, que reúnem-se regularmente durante o mês de outubro, as condições prescritas a este respeito, e esperamos muito, Veneráveis ​​Irmãos, de sua autoridade e zelo que surge , mesmo em países católicos, uma santa emulação de piedade para tornar a Nossa Senhora, Auxílio dos cristãos é, a adoração devota do Rosário.
XVI. Papa professa seu amor por Maria e do povo cristão amo chamadas
Para acabar com esta chamada como nós começamos, nós expressamente declarar novo, ainda, o que afetos de devoção e gratidão que experimentar confiada a Nossa Senhora Mãe de Deus, o povo cristão ao pé do altar de Maria para rezar Igreja, em oposição e testado em tempos de desordem, e também para nós, que estamos em uma idade tão avançada, sobrecarregado de trabalho, lutando com todos os tipos de dificuldades, e que, sem qualquer ajuda humana dirigir o leme barca da Igreja. Nossa confiança em Maria, Mãe neste tão benigno e amoroso, diariamente acresce a experiência e nos enche de alegria. Na intercessão, inúmeras vantagens e ilustre que recebemos do Senhor, para atribuir Ela também, no derramamento de nossa gratidão, o favor que conseguimos alcançar o quinquagésimo ano de nossa consagração episcopal.Porque é como um grande favor, pois eles tem que ver como muitos consideram o longo espaço de tempo que temos no ministério pastoral, agitado por cuidados túmulo, e, principalmente, desde que regem todo o povo cristão. Durante todo esse tempo, tal como exigido pela condição da vida humana, e é visto nos mistérios da vida de Nosso Senhor e de Sua Mãe Santíssima, temos motivos de sobra para alegria nem dor. Ambos, submetendo todos gratos a vontade do Senhor, temos procurado que resultam em bom e decoro da Igreja, e uma vez que o que nos resta de vida não diferem daqueles que já viveram, se brillasen para novas glórias ou se entristecido novas dores, ou se qualquer novo brilho de glória foi adicionado em nosso pontificado, aceitar tudo com o mesmo espírito e as afeições mesmos, e seus olhos e coração em Deus, Ele só espera Award a recompensa celestial. Nós nos alegraremos em repetir essas palavras davídica: Bendito seja o nome do Senhor ... Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome, dá toda a glória [xiii] . Na verdade, os nossos filhos, cuja piedade e benevolência Estamos bem conhecido, mas de louvor e ação de graças de férias, espero singularmente solene de bondade soberana do Senhor, e súplicas e orações para nós, e será feliz se chegar a esse Saímos tanto como força de vida e têm em nós autoridade e graça, resultando em até bom para a Igreja, e especialmente o retorno e reconciliação de inimigos e perdeu, a quem Nossa voz está chamando por tanto tempo. 
XVII. Jubileu Papa Celebration
Que Nossa celebração jubilar, se o Senhor nos dá para alcançá-lo, é usado para todos os nossos filhos amados de recolher abundantes frutos de justiça, paz, prosperidade, santidade, e de todo o bem, que é o que eu peço Deus em nossa afeição paternal, eo que dizer em suas próprias palavras: Ouvi, que são a linhagem de Deus, e brotad como rosas plantadas por correntes de água. Esparcid cheiros suaves como o Líbano.Floreced como lírios; demitidos fragrância echad e ramos graciosos, e entoam canções de louvor e bendizei o Senhor nas suas obras. Ampliar e bendizei o seu nome com a voz de seus lábios, e com músicas de sua língua, e ao som de harpas ... Com todo o meu coração e na boca louvor, completo e abençoar ao nome do Senhor [xiv] .
Deign benigno Deus, através da Rainha Santa do Rosário, perdoar o ímpio, que rir com o que eles ignoram, se tal conselho ser riu e desejos. E vós, veneráveis ​​irmãos, em penhor do favor divino e testemunho de nossa benevolência especial, receber a Bênção Apostólica, que amorosamente no Senhor vai dar a você e ao seu clero e pessoas.      
Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 08 de setembro de 1892, o décimo quinto do Nosso Pontificado. Leão XIII 

[I] Sto Tomas, op. 8 salut super. angelica.
[Ii] Hebr. 2, 17.
[Iii] Hebr. 9, 6.
[Iv] João 17, 3.
[V] James, 2, 20.
[Vi] James, 2, 14.
[Vii] Mat. 9, 28.
[Viii] Mat. 9, 29.
[IX] Rom. 9, 35.
[X] Gal. 2, 20.
[Xi] Sagrada Liturgia. De "Salvar".
[Xii] Luc. 2, 51.
[Xiii] Sal 112, 2 113, 9.
[Xiv] Eccles. 39, 17. 20. 41.

Nenhum comentário: