«Fulgens CORONA»
Carta Encíclica
Nosso bendito Senhor
Pela Divina Providência
O Papa Pio XII
A Veneráveis Irmãos Patriarcas, Primazes,
Arcebispos, Bispos e outros Ordinários
em paz e comunhão com a Sé Apostólica.
Ele decretou a celebração do Ano Mariano em
em todo o mundo para marcar o centenário da
definição do dogma da Imaculada
Conceição da Santíssima Virgem Maria
08 de setembro de 1953
Veneráveis Irmãos, saúde e Bênção Apostólica.
1. A coroa brilhante de glória com o Senhor cingiu fronte pura da Virgem Mãe de Deus parece-nos a vê-la brilhar mais intensamente, lembrando o dia, cem anos atrás, nosso predecessor de feliz memória, Pio IX, rodeado por imponentes número de cardeais e bispos, declarou autoridade infalível, e definida solenemente proclamado que "foi revelada por Deus e, portanto, deve ser crida com fé firme e constante por todos os fiéis a doutrina que sustenta que a Santíssima Virgem Maria, a partir de o primeiro momento da sua concepção, por uma singular graça e privilégio de Deus Todo-Poderoso, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano "1.
2. Toda a Igreja Católica recebeu com grande alegria a decisão do Pontífice, que há muito ansiava, e reviveu com a devoção dos fiéis à Virgem Santíssima, que enche no mais alto grau as virtudes cristãs, e também adquiriu novo vigor estudos ímpeto cobrado com a dignidade ea santidade da Mãe de Deus resplandece com maior esplendor.
3. E parece que a Virgem tinha se recusado a confirmar um prodigiosamente a opinião de que o Vigário de seu Filho Divino na Terra, com o aplauso de toda a Igreja, tinha falado. Bem, ainda não tinha passado quatro anos, quando perto de uma aldeia da França, no sopé dos Pirinéus, a Virgem Santíssima, vestida de branco, coberto com o manto cândido e cingiu o seu cinto azul, apareceu com jovem e afável em Massabielle caverna para um inocente e simples, que, como insistiu em saber o nome de alguém que se dignou a aparecer, ela, com um sorriso gentil e olhando para o céu, disse: "Eu sou a Imaculada Conceição ».
4. Bem entendido isso, naturalmente, os fiéis, que em multidões quase inumeráveis, vindo de todas as partes piedosas peregrinações à gruta de Lourdes, reavivou sua fé, encorajou sua piedade e se esforçou para ajustar sua vida aos preceitos de Cristo , e também não houve milagres raramente provocou a admiração de todos e confirmou a religião católica como a única verdadeira dádiva de Deus.
5. E em um particularmente bem compreendido o que os Papas, que enriqueceu com graças espirituais e incentivada com a sua benevolência que templo admirável que, em poucos anos havia levantado a misericórdia do clero e dos fiéis.
6. Na Carta Apostólica, então, em que o antecessor mesmo nossa estabelecido que este artigo de doutrina cristã deve ser mantido firme e fielmente para todos os crentes, mas não pegar diligente e punir com a voz da autoridade Santos pais e de toda a Igreja, que sempre foram ouvidos desde os tempos antigos até hoje.
7. E em primeiro lugar, como aparece na Escritura a base dessa doutrina, quando Deus, criador de todas as coisas, depois da queda de Adão infeliz, falando com a serpente tentadora e sedutora, com estas palavras, não que alguns Padres e os médicos, como muitos artistas e autorizada, aplicam-se à Santíssima Virgem: "Porei inimizade entre ti ea mulher, entre a tua descendência ea dela ..." (Gênesis 3: 15). Mas, se a Virgem Maria, que está sendo visto no momento de sua concepção com o pecado original, tinham sido privados da graça divina em algum momento no presente, embora o espaço de tempo muito curto, reinava entre ela ea cobra que a inimizade eterna falado desde o início da tradição até a definição solene da Imaculada Conceição, mas foi qualquer servidão.
8. Além disso, ao cumprimentar a mesma Virgem Maria "cheia de graça" (Lc 1, 18), ou "kecharistomene" e "bendita entre as mulheres" (ibid. 42) com essas palavras, a tradição católica, como sempre compreendidas, afirma-se que "com esta saudação sincular e solene, nunca ouvi falar, é mostrado que a Virgem foi a sede de todas as graças divinas, adornado com todos os dons do Espírito Santo, e ainda mais tesouro abismo quase infinito inesgotável os mesmos dons, de modo que nunca foi sujeito a maldição "2.
9. Os Padres da Igreja primitiva, ninguém o contradisse, ensinou esta doutrina com clareza suficiente, alegando que a Santíssima Virgem era lírio entre os espinhos, terra absolutamente virgem, imaculada, sempre abençoada, livre de todo contágio do pecado, árvore perene, sempre fonte pura, a única filha que não é a morte, mas a vida; germe não de raiva, mas de graça, sempre puro e imaculado, santo e perde toda a mancha do pecado, mais bonito do que beleza, mais santa santidade, santo, que, se excetuarmos um Deus, foi superior a todos os outros, por natureza, mais bonito, mais bonito e mais santo do que os Querubins e Serafins-se, mais do que todos os exércitos do ángeles3.
10. Depois de meditar diligentemente como deveríamos ser tributados este louvor à Santíssima Virgem Maria, que se atreve a duvidar de que o que é mais pura que os anjos, e que sempre foi puro (cf. ibid), foi em todos os momentos, sem excluir a menor quantidade de tempo, livre de qualquer tipo de pecado? Efrém justamente aborda estas palavras a seu Filho divino: "Verdadeiramente, só você e sua mãe são bonitas em todos os aspectos. Porque há em ti, Senhor, ou manchar sua Mãe '4. Em cujas palavras muito claramente é que, de todos os santos desta mulher solteira pode dizer que não há espaço para analisar a questão quando se trata de pecado, de qualquer tipo que seja, e, além disso, este privilégio singular, Alguém concedido, Deus tem precisamente porque foi elevado à dignidade de sua mãe. Bem essa prerrogativa sublime, declarou solenemente e sancionado no Concílio de Éfeso Nestorio5 contra a heresia, e maior do que ninguém parece existir, requer plenitude de graça e de imunidade de qualquer pecado na alma, uma vez que envolve a maior dignidade e santidade depois de Cristo. Além deste escritório sublime da Virgem, como fonte misteriosa e pura, parecem derivar de todos os privilégios e graças tão excelente adornavam a sua alma ea sua vida. Bem de Aquino diz: "Porque a Mãe Santíssima Virgem de Deus é bem infinito, que é Deus, recebe infinita dignidade certa» 6. E um ilustre escritor desenvolve e explica o mesmo pensamento com estas palavras: "A Santíssima Virgem ... é Mãe de Deus, por isso que é tão puro, tão santo que não pureza concebível maior depois de Deus "7.
11. Além disso, se se analisa o assunto, e especialmente considerando o mais macio e no amor com que Deus ama e certamente amava a Mãe de Seu Filho unigênito, como podemos sequer suspeitar que ela tem sido, nem mesmo o mais breve momento, sujeita ao pecado e privados da graça divina? Deus poderia certamente em vista dos méritos do Redentor, decorar este privilégio singular, não em forma, então, não importa que ele não tenha feito. Adequado, com efeito, que a Mãe do Redentor foi tão digna quanto possível dele, mas se não fosse a contaminar-se com a mancha do pecado original, que somente no primeiro instante da sua concepção, estavam sujeitos à triste domínio de Satanás.
12. E você não pode dizer que isso vai retardar a redenção de Cristo, como se ele não se estendeu a todos os descendentes de Adão, e que, portanto, para remover qualquer coisa no escritório e dignidade do divino Redentor. Para se examinarmos minuciosamente e atentamente a coisa, é fácil ver como o nosso Senhor Jesus Cristo redimiu Sua Mãe Divina verdadeiramente uma maneira perfeita para preservar a Deus de toda a mancha hereditária do pecado, em antecipação dos méritos de isso a ele, infinita dignidade de Cristo e da universalidade da redenção não desaparecer ou diminuir com esta doutrina, mas acumular de uma forma admirável.
13. É, portanto, a crítica injusta e repreensão também por esta razão alguns não os não-católicos e protestantes contra a nossa devoção à Santíssima Virgem, como se tirar algo a adoração devida somente a Deus e de Jesus Cristo, quando, pelo contrário , honra e veneração que nós pagamos para nossa Mãe celeste, totalmente redundante e, certamente, em honra do seu Filho divino, não só por causa Dele nascem, como sua fonte primeira, todas as graças e dons, mesmo os mais exaltados, mas também porque "os pais são a glória dos filhos" (Provérbios 17: 6).
14. Por esta razão, desde os primeiros tempos da doutrina da Igreja foi esclareciéndose cada vez mais e em grande parte reafirmando e nos ensinamentos dos pastores sagrados, e nas almas dos fiéis. Depor, como dissemos, os escritos dos Padres, dos Concílios e os minutos dos Romanos Pontífices podem testemunhar as antigas liturgias, cujos livros, mesmo no mais antigo, este festival é considerado como uma herança passada pelos antepassados. Além disso, mesmo entre todas as comunidades de cristãos orientais, que, há muito tempo, foram separados da unidade da Igreja Católica, não faltaram alguns que, apesar de estar imbuído de preconceitos e opiniões contrárias, abraçaram esta doutrina e anualmente a festa da Virgem Imaculada. Não acontecer, certamente, e se eles não aceitaram tal verdade desde os tempos antigos, ou seja, antes de separar-se da dobra um.
15. Plácenos, portanto, após a conclusão dos cem anos desde que o Papa Pio IX, de imortal memória, definiu solenemente este privilégio singular da Virgem Mãe de Deus, resumir e concluir todo o problema com comentários do próprio Papa, afirmando que este doutrina tem sido ", na opinião dos Padres, contida na Sagrada Escritura, transmitida por tantas evidências do mesmo graves, expressa e celebrada em tantos monumentos ilustres da antiguidade venerável e, finalmente, proposto e confirmado por tão alto e julgamento de autoridade da Igreja, "8 que não há realmente para os Pastores e todos os fiéis para nada" mais doce ou mais agradável do que a honra, venerar, invocar e pregar com fervor e carinho em todos os lugares a Virgem Mãe de Deus, concebida sem pecado original '9.
16. Parece-nos, aliás, que esta pérola preciosa que foi enriquecido com a coroa sagrada da Virgem Maria resplandece hoje com maior brilho, depois de ter tocado, pela vontade da Divina Providência, no Ano Santo de 1950, o seuMunificentissimus Deus ", oscorações dos fiéis eram movidos por um desejo de viver mais, também o dogma da assunção corpórea da Virgem ao céu logo foi definido pelo magistério supremo da Igreja "`.
17. Parece, portanto, que este pode levar os fiéis em uma mente mais elevada e eficaz e coração para o mistério da Imaculada Conceição da Virgem. Para a estreita relação entre estes dois dogmas, a ser solenemente promulgada e colocado em sua própria luz da Assunção ao céu, que é como a coroa eo complemento do outro privilégio mariano-se manifesta mais grandeza a harmonia mais sábio e esplendor de que o plano divino, de acordo com o que Deus quis que a Santíssima Virgem era imune de toda a mancha do pecado original.
18. Assim, com estes dois privilégios distintos concedidos à Virgem, tanto a aurora de sua peregrinação na terra, como o crepúsculo de sua vida se iluminou com flashes de luz brilhante, e para a perfeita inocência de sua alma limpa de todas as manchas, corresponde convenientemente e admirável glorificação mais ampla do seu corpo virginal, e ela, como era o seu Filho unigênito unidos na luta contra a serpente, e também com ele participou do triunfo glorioso sobre o pecado ea sua triste consequências.
19. Precisamos celebrar este aniversário não só voltar em toda a fé católica almas e fervorosa devoção à Virgem Mãe de Deus, mas também tornar a vida dos cristãos como possível estar de acordo com a imagem de Senhora. Da mesma forma que todas as mães se sentem alegria mais doce no rosto quando vêem seus filhos uma semelhança peculiar de suas características próprias, por isso a nossa doce Mãe Maria, quando você olhar para as crianças que receberam pela cruz invés do seu, nada mais e nada é mais gratificante do que ver reproduzidas as características e virtudes de sua alma em seus pensamentos, suas palavras e suas ações.
20. No entanto, para a piedade não é apenas uma palavra confusa, ou religião, em vez enganosa, ou se sentindo fraco e passageiro em um momento, mas é sincera e eficaz, deve conduzir a um e de todos como a própria condição, para atingir virtude.E em primeiro lugar deve levar todos para manter uma inocência e integridade de tais costumes, odiamos e evitar qualquer mancha de pecado, mesmo o menor, uma vez que precisamente comemorar o mistério da Santíssima Virgem, em que sua concepção foi limpo de toda mancha e original.
21. Parece-nos que a Virgem Maria, que toda a sua vida, o mesmo em suas alegrias, que afetou tão suavemente, e em sua angústia e dor excruciante, que foi fundada pela Rainha dos Mártires, nunca se desviou pelo menos a partir de os preceitos eo exemplo de seu divino Filho, que pensamos, dizemos, que cada um de nos repetir essas palavras, disse aos servos nas bodas de Cana, como apontando para Jesus Cristo: "Fazei o que Ele vos disser "(Na 2, 5). Esta mesma exortação, usando, é claro, em um sentido mais amplo, que parecem se repetir hoje todos nós, quando é evidente que a raiz de todos os males que afligem os homens tão duros e muito angustiado e povos e nações, não é primariamente um poucos "deixaram que é a fonte de água viva, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas" (Jr 2, 13), abandonaram o que é " o caminho, a verdade ea vida "(Jo 14, 6). Se, então, é errado, volte para o caminho certo, se a escuridão tem envolvido as montanhas com o erro, logo que possível devem ser removidas com a luz da verdade, se a morte, que é a verdadeira morte, apreendeu almas, ansiosos e com pressa, precisa voltar para a vida, falamos de que a vida celestial que não tem fim, já que vem de Jesus Cristo, que de acordo com confiança e precisão, neste exílio mortais regozijar-se com a felicidade eterna, um com Ele no eterno. Isso nos ensina, que nos chama a Santíssima Virgem Maria, nossa doce Mãe, que certamente nos ama com amor genuíno mais do que todas as mães da terra.
22. Destas exortações e convites, com o qual admoesta a todos para voltar para Cristo e conformar diligência e eficiência a seus preceitos, são, como você bem sabe, Veneráveis Irmãos, pessoas muito carentes de hoje, já que muitas aqueles que se esforçam para erradicar a fé cristã das almas, é velado com astúcia e insidiosa, também é petulância tão aberto e teimoso, como se fosse para ser considerado como uma glória da era de progresso e esplendor. Mas é claro que a santa religião abandonada, rejeitada a vontade de Deus, que determina o certo eo errado, e as leis quase sem valor, inútil autoridade pública também suprimiu nessas doutrinas falaciosas espero e desejo do bens imortais, é natural que os homens naturalmente sentir fome e imoderadamentecoisas terrenas ansiosamente, ansiosamente desejando que as coisas fora veemente e às vezes também assumir pela força sempre que eles são apresentados com esta oportunidade ou possibilidade. Assim, os cidadãos nascem o ódio, a inveja, discórdia e rivalidades, e distúrbios originam da vida privada e pública, e irá gradualmente minar as bases do Estado, dificilmente poderia ser mantida e reforçada por a autoridade das leis civis e governantes, em todos os lugares e, eventualmente deformar com shows de maus costumes, com livros, jornais e até mesmo com crimes.
23. Nós não negamos, de fato, que eles podem fazer muito neste que governam os povos, mas a cura de muitos males pode ser encontrada em remédios mais profundas, recorrer a um maior poder de ajudar as mentes humanas que ilustra a uma luz que alcança o céu e as almas próprias, o renovado com a graça de Deus e sua influência faz-los melhor.
24. Só então podemos esperar que a florescer costumes cristãos em todos os lugares, para consolidar, tanto quanto possível os verdadeiros princípios em que se baseiam as nações a reinar entre as classes sociais uma avaliação mútua, justo e honesto de coisas, juntamente com o justiça e da caridade estão fora o ódio, as sementes são sementes de novas misérias e espíritos muitas vezes exasperados impelir ao derramamento de sangue humano, e, eventualmente, mitigados e acalmou as disputas existentes entre as classes superiores e inferiores da sociedade, assim como consistindo dos justos direitos de ambas as partes, de comum acordo, e com todo o respeito, a convivência harmoniosa para o benefício de todos.
25. Claramente, somente a lei cristã, que a Virgem Maria Mãe de Deus nos encoraja a pronta e diligente, pode realizar plenamente e com firmeza todas estas coisas, desde que seja colocada em prática.
26. Considerando tudo isso, como é razoável, a cada um de vós, veneráveis irmãos, convidamos você, através desta carta encíclica, que, de acordo com o cargo que você tem, exorto o povo eo clero que vos foi confiado, para celebrar o Ano Mariano , esse decreto é comemorado em todo o mundo, desde o mês de dezembro com o mesmo mês do ano seguinte, para marcar o primeiro aniversário da data em que a Virgem Maria Mãe de Deus, com a alegria de todo o povo cristão, brilhou como um novo Pearl, quando, como já disse, o nosso predecessor de imortal memória, Pio IX, solenemente proclamada e declarada completamente livre do pecado original. E estamos confiantes de que esta celebração mariana deseadísimos pode dar esses frutos saudáveis, todos esperamos com veemência.
27. Para mais sucesso e facilmente consegue isso, desejamos que todas as dioceses têm oportunas sermões e palestras por meio do qual este artigo da doutrina cristã é amplamente conhecido e claramente pelas almas, de modo que eles aumentam a fé de as pessoas estão mais animado a cada dia o amor da Virgem Mãe de Deus, e aproveitar todas as oportunidades para fazê-lo alegre e prontamente seguir os passos de nossa Mãe celeste.
28. E uma vez que em todas as cidades, vilas e aldeias onde a religião cristã floresce uma capela ou pelo menos um altar estabelecido a imagem da Virgem para a veneração do povo, desejamos, veneráveis irmãos, para atender não infinitamente multidões de fiéis e não só em público privada, mas também no interior, para subir com uma só voz e uma só mente, nossas orações mais doces mãe.
29. E onde quer que, como em quase todas as dioceses tem um templo no qual a Virgem Mãe de Deus é venerada com especial devoção, vêm em certos dias do ano, com multidões de peregrinos piedosos e edificantes manifestações públicas de fé comum e amor comum da Santíssima Virgem.
30. Não há dúvida de que isso vai acontecer de uma maneira particular na gruta de Lourdes, onde com piedade tão fervoroso é venerada a Virgem Maria, concebida sem pecado. Preceder tudo pelo exemplo que santa cidade, que desde os primeiros dias do cristianismo honrado com veneração peculiar à sua Mãe celeste e Padroeira. Há aqui, como todos sabem, muitas igrejas nas quais ela está exposta à mercê dos romanos, mas a principal delas é a Basílica da Libéria, onde o mosaico ainda se destaca pelo nosso predecessor desde piedosa memória de Sisto III, famoso monumento da maternidade divina da Virgem Maria, e ela também graciosamente, sorrindo imagem de "Salus Populi Romani". Aqui, então, primeiramente, deve ver os fiéis a rezar para a imagem sagrada e expor todos os seus votos piedosos, principalmente pedindo que esta cidade, que é a capital do mundo católico, é também para o professor de piedade, fé e santidade . Para você, Romanos, eu conversei com as palavras do nosso predecessor de santa memória Leão Magno: "Se toda a Igreja em todo o mundo deve florescer em todos os tipos de virtudes, é necessário superar as outras pessoas com os frutos de sua piedade uma vez que, fundada na base da própria pedra apostólica foram resgatados todos por nosso Senhor Jesus Cristo, e em detrimento de outros que foram ensinados pelo Apóstolo S. Pedro "11.
31. Há muitas coisas nas circunstâncias presentes, é necessário que todos confiou à proteção da Santíssima Virgem e sua patronagem e suplicante poder. Ore primeiro que cada conjunto a cada dia, como já se disse, os seus costumes para preceitos cristãos, com a ajuda da graça divina, como a fé sem obras é morta (cf. Tg 2, 20 e 26 ), e uma vez que ninguém pode fazer nada, conforme o caso, para o bem comum, se não antes que ele próprio é um exemplo de virtude para os outros.
32. Ore fervorosamente para que a juventude generosa e galante crescer puro e todo e não deixe que a flor que floresce de sua inficione idade com o ar deste aje século corrompido nem os vícios que seus desejos desenfreados e ardor impetuoso são regidos por apenas moderação e longe de todos os ataques para não se tornar coisas desonestas e prejudiciais, mas subir para tudo que é belo, santo, amigável e sublime.
33. Peça a todos em suas orações para que a masculinidade madura e particularmente distinguido pela sua bondade cristã e força, para que o lar doméstico não contaminada por uma fé brilhar e florescer com uma prole santa, e justa, educada, reforçada pela harmonia e ajuda mútua .
34. Pergunte, por fim, que os idosos aproveitar os frutos de uma vida honesta, de modo que quando você finalmente chegar ao fim da sua carreira mortal não tem nada a temer e nenhum tormento sem nenhum remorso ou angústia de consciência ou nada têm a se envergonhar , mas se sentem seguros porque em breve receberá a recompensa de seu trabalho longo.
35. Ore também em suas súplicas à Mãe de Deus pão para a justiça, com fome para o oprimido, a pátria para os exilados, abrigo acolhedor para aqueles sem casa, devido a liberdade aqueles que foram injustamente jogado na prisão ou campos de concentração, o regresso a casa cobiçado por aqueles que, depois de tantos anos passaram desde o fim da última guerra, ainda estão presos e secretamente gemer e suspirar, para aqueles que são cegos no corpo e na alma A alegria da luz brilhante, e todos os que estão divididos entre si, pela inveja, o ódio ea discórdia, o ganho por seus fundamentos amor fraternal, a harmonia dos espíritos e tranquilidade frutífera que se baseia em verdade, justiça e união mútua.
36. Nós desejamos de uma maneira especial, veneráveis irmãos, que as fervorosas orações a Deus são elevados durante o Ano Mariano próxima foi humildemente pedir que, sob o patrocínio da Mãe do Divino Redentor e mais doce nossa Mãe Igreja Católica pode, em última em todos os lugares desfrutar da liberdade que é devido e sempre serviu, como a história ensina magnificamente, para o bem do povo e nunca em seu prejuízo, sempre para estabelecer a harmonia entre os cidadãos, nações e povos já a divisão espíritos.
37. Todo mundo sabe que as tribulações com que a Igreja em algumas partes e as mentiras, calúnias e usurpações que está aborrecido, todo mundo sabe como em algumas regiões os pastores sagrados são, infelizmente, dispersos ou preso sem justa causa em prisões ou então desativado, que eles são incapazes de exercer livremente, se necessário, seus ministérios, todo mundo sabe, finalmente, como em tais lugares não pode ter suas próprias escolas, ou ensinar, defender ou propagar a doutrina cristã através da imprensa, ou educar convenientemente de acordo com sua lições para a juventude. Todas as exortações sobre este assunto eu ter abordado mais de uma vez e sempre tem sido utilizado, novamente eu repeti-los com grande interesse por esta encíclica. Estamos plenamente confiantes de que ao longo deste ano mariano em todos os lugares orações subir para Virgem Mãe poderosa de Deus e nossa Mãe dulcíssima, que é conseguido com o seu patrocínio atual e valioso que os direitos sagrados de preocupação para a Igreja e são necessários pelo respeito devido à civilização ea liberdade humana são reconhecidos por todos abertamente e honestamente, para uso universal e aumento da concórdia comum.
38. Esta palavra nossa, o que nos dá uma sensação de ardor de caridade, queremos chegar primeiro para aqueles que, forçado ao silêncio e rodeado por todos os tipos de armadilhas, olhar com o seu espírito de comunidade cristã atormentada, perturbada e privados de toda a ajuda humano. Também estes arquivado nossos queridos irmãos e filhos, bem unidos a nós e os outros fiéis, com o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação (2 Cor 1, 3) o patrocínio muito poderosa da Virgem Mãe de Deus e Mãe e pediu nossa ajuda celeste e conforto de cima, e esforçou-se para perseverar com coragem e firme na fé de seus anciãos para endossar nesta grave situação, como distintivo da fortaleza cristã, a seguinte declaração do doutor melífluo " Vamos ficar, vamos lutar até a morte se for necessário para (a Igreja) nossa Mãe, com as armas à nossa disposição: não com escudos e espadas, mas com lágrimas e orações ao Senhor "12.
39. E também para aqueles que estão separados de nós pelo cisma de idade, que, além disso, nós amamos com o incentivo dos pais, nós convidamos você a se juntar harmoniosamente para estas orações e súplicas, e nós sabemos muito bem que eles se sentem muito grande veneração da Santa Mãe de Jesus e celebrar sua Imaculada Conceição. Você vê a Virgem Maria que todos aqueles que se gabam de serem cristãos, unidos pelo menos nos laços de caridade, ela voltou para seus olhos implorando, encorajamento e orações, pedindo que a luz que ilumina as mentes com a luz do alta ea unidade, eventualmente, formar um só rebanho e um só pastor (cf. Jo 10, 16).
40. A Fundamentos comuns añádanse estas obras piedosas de penitência, pelo amor de oração para "a alma tem valor e equipa para que as coisas árduas e subir para o divino, e do império penitência faz-nos sobre nós mesmos, especialmente em nosso corpo como resultado da velha culpa inimigo sério, da razão e da lei evangélica. Estas virtudes, como se vê claramente, estão intimamente ligados entre si, ajudar uns aos outros e tendem a desviar o mesmo homem, nascido para o céu, de coisas quase obsoletas e levar a um acordo celestial com Deus "13.
41. E uma vez que não brilhou em povos almas e paz forte, sincero e tranquilo, se esforçam para alcançá-lo totalmente e felizes e consolidá-lo com suas orações piedosas, para que, como a Virgem Maria deu à luz a Príncipe da Paz (cf. Go 9, 6), ela também, com o seu patrocínio e com a sua orientação, uma em homens amigável concórdia, que só pode desfrutar de que a prosperidade serena que é possível nesta vida mortal quando não separados por ciúmes mútuos, miseravelmente dilacerado por discórdias e obrigado a lutar uns contra os outros com projetos ameaçador e terrível, mas, unidos fraternalmente, dar um ao outro o beijo da paz ", que é a liberdade tranquila" 14 e Sob a orientação da justiça e com a ajuda de uma instituição de caridade, conforme o caso, de diferentes classes sociais e as nações e povos diferentes e uma única família unida.
42. Que o Divino Redentor, com a ajuda e mediação de sua Mãe mais gracioso, têm realizado com a generosidade maior perfeição possível e todos esses desejos ardentes nossa, que, como plenamente confiante, não só prazer correspondem desejos de nossos filhos, mas também de todos aqueles preocupados com os esforços para a civilização cristã e do progresso da humanidade.
43. Enquanto isso, como penhor de favores divinos e testemunho de nossa afeição paterna Bênção Apostólica a todos e cada um de vós, veneráveis irmãos, e ao vosso clero e povo, gustosísimamente ensinar no Senhor.
Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 08 de setembro, festa da Natividade da Virgem Santa Maria, 1953, 15 do nosso pontificado.
PIO XII PP
..................
Bula Ineffabilis 1, d. Ides decembris IV, uma. 1854.
2 Touro Ineffabilis Deus
3 Ibidem, passim.
4 Carmina Nisibeta, ed. Bickell, 123.
5 Cf. Pio XI, Enc. Lux Veritatis, ASS, vol. XXIII, p. ss 493.
6 Cf. Summa T h., I, q. 25, a. 6 4um anúncio.
Julho de milho. a Lapide, em Matemática., I, 16.
8 Bula Ineffabilis Deus
9 Ibid.
10 ASS, vol. XXXV, p. 744.
Sermão 11. III, 14; Migne, P L., LIV, 147-148.
12 S. Berna., Epist. 221, 3; Migne, E L. CLXXXII, 36, 387.
13 Leão XIII, Encíclica Octobri Mense, d. 22 de setembro., a. 1891, "Acta Leonis XIII, 11, p. 312.
14 Cyc., Phil., 2, 44.

Nenhum comentário:
Postar um comentário