Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 22 de dezembro de 2012


Façamos do nosso Natal uma festa cristã

Avalie este item
(0 votos)
Façamos do nosso Natal uma festa cristã
“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados” (Lc 2,14). O contexto da história de Natal é diferente, mas a mensagem é sempre a mesma. “Ele veio para os seus e os seus não O reconheceram e acolheram” (Jo 1,10-11). Hoje, infelizmente, não é diferente. A realidade do coração humano em pouco mudou. A paz é um produto que está em falta em nossos dias.
Podemos concluir que, em grande parte, as tensões na convivência humana têm uma origem comum. Elas são a consequência do que se passa na intimidade do coração de cada pessoa. A paz não é apenas o resultado de tratados humanos em si, mas fruto da justiça que, antes de tudo, deve estar presente no coração das pessoas. Para isto precisamos estar abertos para o acolhimento da vontade de Deus em nossas vidas através da Palavra, da Boa Nova dos Evangelhos de Jesus e através dos sacramentos e comunhão da Igreja.
Maria, a Mãe de Jesus, com sua vida nos indica o melhor caminho para nos encontrarmos com a paz verdadeira e com o espírito do Natal. “Eis aqui a Serva do Senhor faça-se e mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,28). “Fazei tudo o que Ele vos ensinar” (Jo 2,5). Este é o segredo para os que desejam celebrar, também em nossos dias, o Natal de Jesus.
A Bíblia revela a grande história de um Deus enamorado e apaixonado pela humanidade. Particularmente nos revela a história de um Deus comprometido com a vida, a sorte, com as aspirações e sofrimentos humanos e, acima de tudo, com a salvação e a vida eterna para todos. Ensina Jesus: “A vontade de meu Pai é que nenhum dos seus filhos se percam”, (Mt 18,14). Deus Pai em Cristo, na ação do Espírito Santo, nos quer dar “vida e vida em plenitude” (Jo 10,10).
Mas, sejamos sinceros, também hoje, para não poucos cristãos, o Natal se transformou apenas numa festa afetiva familiar, ou pior, numa festa de presentes e de comércio!
Há uma grande mensagem a ser reconhecida, descoberta e acolhida em Deus que saiu de si e se tornou um de nós na Gruta de Belém. Somos, nós também, convocados a sair de nós próprios e irmos ao encontro de Jesus nos irmãos mais pequeninos e feridos de nosso tempo. Neles hoje a Pessoa de Jesus espera ser reconhecido, acolhido e amado.
Portanto, para também hoje vivenciarmos o verdadeiro espírito e mensagem do Natal de Jesus, não basta que apenas reconheçamos no Menino da Gruta de Belém, o nosso único Salvador e Redentor, desde sempre prometido por Deus e anunciado pelos patriarcas e profetas. Precisamos hoje e sempre acolhê-Lo na hospedaria de nosso coração e reconhecê-Lo na presença dos mais necessitados da terra que esperam pelo nosso amor e nossa solidariedade cristã.
De coração, desejo a todos, um feliz, santo e abençoado Natal.
Padre Evaristo Debiasi
Última modificação em Sexta, 30 Novembro 2012 10:05

Nenhum comentário: