FOI DELE O PRIMEIRO PASSO
O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mt 20,28)
A Bíblia diz que Deus faz isso. Dá o primeiro passo. Vem a quem não sabe ir a ele! Não apenas joga a corda; desce e vem nos tirar de nossa impotência, do buraco da existência. Marana-thá. Deus vem! Compadeceu-se de Israel porque ouviu os seus clamores (Ex 3,7). Defendeu os indefesos, Go’el (Ex 22,22; Sl 103,6). Enviou-nos seu filho, quando não o pedíamos (Jo 5,24; Jo 6,39). O filho, quando veio, foi ao povo e teve pena dele (Mt 14,14)
Camelos e elefantes se abaixam para levantar seus passageiros. Alguns ônibus se rebaixam para que crianças e pessoas feridas entrem nele. Deus faz melhor, porque desce do infinito e nos eleva bem mais alto.
Curvar-se é um verbo eminentemente gentil. É como dizer: Se você não consegue subir onde estou, eu desço e busco você! Feliz o crente que entendeu esta verdade. Jesus fez isso! È dessa forma que um católico deveria ver a vida e a obra de Jesus de Nazaré.
É isso que nos faz vê-lo como o Messias. Assumiu nossas dores. Humilhou-se a esse ponto. É belíssima a passagem de Paulo aos Filipenses 2,3-8) Gosto de assim interpretá-la nos meusencontros com o povo.
Não façam nada por ambição, nem por vaidade; mas, com humildade considerem-se menos do que os outros. Ninguém busque apenas o próprio interesse. Todos e cada um procurem fazer o que é bom para os outros.
Tenham dentro de si o mesmo sentir de Jesus, que, sendo de condição divina não estaria usurpando nada ao se considerar igual a Deus com quem era um.
No entanto o que fez? Esvaziou-se, assumiu a condição de servo, assumiu a aparência de um ser humano que de fato ele foi porque, manifestou-se e identificou-se como homem. Rebaixou-se a este ponto e foi obediente até á morte, aceitando uma das formas mais humilhantes de morrer: morte de cruz.
Por isso o Pai o levou acima de tudo e deu a ele um nome que está cima de todo o nome.
Que ao nome de Jesus se dobrem todos os joelhos, dos seres do céu da terra e dos debaixo da terra. Humilhem-se todos como ele se humilhou e toda a língua proclame: – Sim Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário