Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 2 de novembro de 2013

Papa Francisco poderá proclamar Pio XII santo.


Papa Francisco está considerando proclamando santo Papa Pio XII, o grande Pontífice, que lançou as bases do Vaticano II e escapou da morte de cerca de 800 mil judeus. O Santo Padre iria tomar essa decisão de forma semelhante ao que fez com o Papa João XXIII, que será canonizado sem um milagre normalmente exigidos nos procedimentos da Igreja .
Uma fonte oficial da Congregação para as Causas dos Santos no Vaticano, que pediu para permanecer anônimo, disse à ACI Prensa em 25 de julho que "como o Papa Francisco decidiu que a canonização de João XXIII, também está considerando mesmo com Pio XII ".
19 de Dezembro de 2009, o então Papa Bento XVI aprovou o decreto das virtudes heróicas do Papa Pacelli, ou seja, documento que comprove que a pessoa viveu a fé, esperança e caridade (amor) em grau heróico. De acordo com o procedimento padrão, agora você precisa de um milagre para a beatificação.
Mas se o Papa Francisco decide ir em frente sem um milagre, poderia "mesmo canonizar (Pio XII), com Certa fórmula scientia (conhecimento certo) e, portanto, ignorando até mesmo a beatificação", disse a fonte.
"Só o Papa pode fazer isso e ele vai, se quiser."
O Papa está empenhado Francisco Pio XII porque "considera um grande, da mesma forma que João XXIII, mesmo que por diferentes razões", a fonte explicou à CNA.
Mas há também uma razão histórica que o Papa Francisco está interessado em Pio XII.
Quando Paulo VI iniciou o processo de beatificação e canonização em 1967, nove anos após a morte do Papa Eugenio Pacelli, o papa então formada uma comissão de historiadores para investigar profundamente a vida e conduta de seu antecessor, com especial atenção à eventos relacionados com a Segunda Guerra Mundial.
O comitê composto por quatro jesuítas: Pierre Blet Parent (França), Angelo Martini (Itália), Burkhart Schneider (Alemanha), e Robert A. Graham (EUA).
Seu trabalho levou à publicação do "Actes et Documents du São Siège relatifs à la Seconde Guerre Mondiale" (Atos e Documentos da Santa Sé relacionado à Segunda Guerra Mundial), uma coleção de 11 volumes de documentos do Arquivo Secreto Vaticano no pontificado de Pio XII durante este período.
No entanto, a novidade para 2014 é esperado para concluir documentos do pontificado de Pio XII, que serão incluídas cerca de 16 milhões de documentos da vida de Eugenio Pacelli.
Quando em 2009 o Papa Bento XVI decidiu aprovar o decreto de virtudes heróicas, foi criticado por alguns setores judeus acusam Pio XII de não falar sobre o Holocausto, mas sim colaborou efetivamente para salvar 800 mil judeus durante a perseguição nazista.
De acordo com Matteo Luigi Napolitano, Pontifício Comitê de Ciências Históricas e tem escrito vários livros sobre Pio XII ", no que se refere a julgamento histórico, o dossiê sobre Pio XII está quase pronto."
Em entrevista à CNA em 29 de julho, Napolitano disse que "juízos teológicos sobre a vida ea conduta de Pio XII são tratadas pelos historiadores."
Sua afirmação se refere ao que é conhecido como "positio", um documento que é compilada para cada pessoa que inicia o processo de beatificação e canonização, uma vez que foi declarado "venerável" pelo decreto de virtudes heróicas.
A fonte, que falou com a CNA sobre a possibilidade de canonização de Pio XII explicou que sim, existem muitos milagres atribuídos ao Papa Pio XII e também por esse motivo, o Papa Francisco está considerando evitar a beatificação e canonização passa diretamente, ou seja, , proclamar santo.
Quando, no caso de João XXIII, o papa decidiu aprovar a sua canonização, apresentou o seu caso à votação dos membros da Congregação para as Causas dos Santos, apesar do fato de que "ele estava discutindo um milagre atribuído à intercessão João XIII ", disse a fonte.
Mas "o milagre teria precisado de várias confirmações", disse o especialista, para que o Papa Francisco "escolheu para decidir sua canonização, sem esperar que a certificação de um milagre."
Em julho de 2012, o fundador da Pave the Way Foundation, Gary Krupp, um judeu e um defensor proeminente do Papa Pio XII, declarou que "a lenda negra contra Pio XII está sendo clareado pela luz da verdade absoluta".
Falando à CNA 5 de julho de 2012, Krupp disse complacência grupo inter-religioso presidido pela mudança de atitude no Museu do Holocausto Yad Vashem, em Israel, que fez algumas modificações para uma exposição polêmica sobre Pio XII, por apresentar uma visão mais equilibrada sobre as ações do Papa para os nazistas e suas vítimas judias.
Para Krupp, ele "deve mostrar ao mundo que este é verdadeiramente uma instituição que se baseia em fatos e da verdade."
O líder judeu disse que qualquer investigação vai mostrar que o Papa, cujo nome de nascimento era Eugenio Pacelli, "foi um grande herói para o povo judeu durante os anos mais negros da Shoah (Holocausto)".
Fonte: aciprensa.com

Nenhum comentário: