Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

domingo, 4 de agosto de 2013

MENSAGEM DO DIA

04/08 Canções de Poder - Pe. Zezinho, scj

Falo, não com pretensa humildade. Admito a realidade porque estudo, ouço e leio. Minhas canções não são as melhores da nossa Igreja. Há outros excelentes compositores como o Zé Vicente, o Carlos Santini, os falecidos Dom Carlos Navarro e Fabretti, cujas canções me impressionam, cada qual no seu gênero. E não posso nem devo esquecer o Pe. José Weber e a Irmã Miriam, isto, só para citar alguns, posto que a lista passa de cem. Citar meus colegas de congregação soaria como marketing. Mas é bom saber que nossas canções ajudam o povo.

Foi o que eu disse a um casal de jovens que situou três das minhas canções como emblemáticas e um marco na Igreja. Para eles, eram canções de poder. Disse-lhes que agradecia, mas que tenho na minha sala de trabalhos seguramente umas 300 canções de poder da nossa e das mais diversas igrejas. Cantei para eles a YMCA interpretada pelos Village People, Amazing Grace, interpretada por Nana Mouskouri, Morning has broken, How great thou are, Like a Bridge over Troubled Waters, La barca e centenas de canções americanas, alemãs, inglesas, russas, francesas, italianas, espanholas e brasileiras, todas elas canções de poder porque, ou celebram o amor bonito de homem e mulher, o de filhos e pais, ou o amor a um povo e a Deus.

De fato, existem canções de poder que marcaram povos, igrejas e pessoas. Levam a rir a e chorar. Algumas foram decisivas para a conversão de alguém ou para o reencontro de algum casal. Nós, compositores, ficamos felizes em saber que alguém cresceu com o que ouviu e cantou conosco. 

Mas, se poder existe em alguma canção, não está nela e, sim, na graça de Deus que faz uso dela na hora certa do jeito certo e para a pessoa certa. Foi instrumento. O compositor não tem porque ficar vaidoso. Seria tolice. Penso muito em Jesus e no apóstolo Paulo, quando alguém elogia minhas canções e me chama de compositor ícone ou emblemático. Jesus mandou dizer: Somos servos inúteis, porque apenas fizemos o que devíamos fazer. (Lc 17,10) Paulo afirmou: Não nos gloriaremos fora da medida, mas conforme a reta medida que Deus nos deu, para chegarmos até vós. ( 2 Cor 10, 13) Canções de poder talvez existam, mas nós cantores precisamos de misericórdia. Não estamos com essa bola toda! Orem por nós!
www.padrezezinhoscj.com

Comentários para:online@paulinas.com.br

VEJA TAMBÉM

Nenhum comentário: