Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 31 de agosto de 2013

23/08/2013 17h11 - Atualizado em 23/08/2013 17h55

Vaqueiros rendem homenagens a São Raimundo dos Mulundus, MA

Homenagem acontece anualmente em Vargem Grande.
Milhares de romeiros participam das festividades.

Do G1 MA com informações da TV Mirante
Comente agora
No norte do Maranhão, vaqueiros rendem homenagens a São Raimundo Nonato dos Mulundus. Os festejos em Vargem Grande (a 170 km da capital) acontecem até o dia 31 de agosto.
O 'santo' não é reconhecido pela igreja católica. Mesmo assim, todos os anos milhares de pessoas dão demonstrações de fé.
O cavalo ganha o melhor arreio, e o gibão de couro vira traje fino de vaqueiro em dia santo no campo. O vaqueiro deixa a lida no campo mais cedo. Se veste com todo o capricho e vence as distâncias do sertão para rezar ao padroeiro.
"É uma grande alegria que a gente tem. É uma coisa que é de ano em ano. Aí a gente tem que se arrumar para a gente ir acompanhar São Raimundo Nonato, os romeiros", disse o vaqueiro José Pereira.
Os vaqueiros se juntam a milhares de romeiros ainda na madrugada, unidos pela devoção a São Raimundo Nonato dos Mulundus. Um vaqueiro que morreu há 200 anos, durante a lida com o gado, ganhou fama de milagreiro e se tornou lenda na região.
A romaria começa na igreja matriz de Vargem Grande, norte do Maranhão, e segue por cinco quilômetros até o santuário de Paulica, na zona rural. "Todos os anos eu estou aqui. É muita alegria 'tá' junto com esse pessoal, essa vaquejada toda", conta o vaqueiro José Martins Oliveira.
A missa campal e o aboio, o canto emocionado diante da cruz. São gestos de adoração ao santo vaqueiro dos Mulundus.
Veja a matéria completa no vídeo acima.

Nenhum comentário: