Vaqueiros rendem homenagens a São Raimundo dos Mulundus, MA
Homenagem acontece anualmente em Vargem Grande.
Milhares de romeiros participam das festividades.
Comente agora
No norte do Maranhão, vaqueiros rendem homenagens a São Raimundo Nonato dos Mulundus. Os festejos em Vargem Grande (a 170 km da capital) acontecem até o dia 31 de agosto.
O 'santo' não é reconhecido pela igreja católica. Mesmo assim, todos os anos milhares de pessoas dão demonstrações de fé.
O cavalo ganha o melhor arreio, e o gibão de couro vira traje fino de vaqueiro em dia santo no campo. O vaqueiro deixa a lida no campo mais cedo. Se veste com todo o capricho e vence as distâncias do sertão para rezar ao padroeiro.
"É uma grande alegria que a gente tem. É uma coisa que é de ano em ano. Aí a gente tem que se arrumar para a gente ir acompanhar São Raimundo Nonato, os romeiros", disse o vaqueiro José Pereira.
Os vaqueiros se juntam a milhares de romeiros ainda na madrugada, unidos pela devoção a São Raimundo Nonato dos Mulundus. Um vaqueiro que morreu há 200 anos, durante a lida com o gado, ganhou fama de milagreiro e se tornou lenda na região.
saiba mais
A romaria começa na igreja matriz de Vargem Grande, norte do Maranhão, e segue por cinco quilômetros até o santuário de Paulica, na zona rural. "Todos os anos eu estou aqui. É muita alegria 'tá' junto com esse pessoal, essa vaquejada toda", conta o vaqueiro José Martins Oliveira.
A missa campal e o aboio, o canto emocionado diante da cruz. São gestos de adoração ao santo vaqueiro dos Mulundus.
Veja a matéria completa no vídeo acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário