Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 31 de agosto de 2013

Sábado, 31 de agosto de 2013, 09h25

Arquidiocese de SP promove seminário sobre Sistema Judiciário


Da Redação, Arquidiocese de SP


A Arquidiocese de São Paulo promove neste sábado, 31, o seminário “Justiça e Direito Igual para todos”. O evento que é organizado pela Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da arquidiocese pretende refletir sobre a democratização e o acesso ao Sistema Judiciário brasileiro.
O Arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer e a Defensora Pública, Luciana Zaffalon estão entre os facilitadores do seminário. No debate, serão tratados aspectos sobre o que é a Justiça no Brasil, os canais de acesso e os caminhos para democratização do Judiciário, e o perfil das decisões da Justiça no Brasil.
Com base nas reflexões realizadas, os participantes do encontro, elaborarão, em grupos temáticos, análises críticas sobre o Sistema Judiciário, também levando em conta os engajamentos pastorais e sociais em que estão envolvidos, a recorrente criminalização das pessoas mais pobres, bem como a proposta de uma Justiça Restaurativa.
De acordo com Marcelo Naves, agente da Pastoral Carcerária de São Paulo, o debate sobre o Sistema Penitenciário Brasileiro é urgente. “Especialmente quando queremos criar diferentes formas da democratização dos espaços de justiça que estejam muito além da prisão, do encarceramento massivo, da intolerância do Estado para com os pobres e da criminalização das lutas e movimentos sociais. O seminário, portanto, visa a pensar formas novas de resolução de conflitos que não sejam relacionadas com a vingança, mas sim com o perdão”, analisa.
Em carta-convite para o evento, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e referencial do Serviço da Caridade, Justiça e Paz, dom Milton Kenan Júnior, comentou que as “estruturas sociais, políticas e econômicas orientadas pela justiça e pela fraternidade são necessárias para a promoção da vida, da dignidade, das alegrias e das esperanças dos homens e das mulheres”.

Tags: Arquidiocese de São Paulo Justiça e Paz Dom Odilo Sistema Judiciário
      Enviar para um amigo Enviar por E-mail    Imprimir Imprimir    Assinar mensagem Assinar RSS    Delicious Delicious    Comente
Conteúdo relacionado

Nenhum comentário: