Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Deixar-se encontrar

Santos Catequistas: "Deixar-se encontrar para facilitar o encontro"

Queridos (as) catequistas, passando pela Paulus livraria em João Pessoa, me deparei com um livro cheio de novidades, as mensagens do Cardeal Bergoglio para os catequistas, olhei e gostei bastante das reflexões que servem para todo catequista que deseja fazer uma profunda experiência de fé a partir do encontro.

Uma das mensagens do livro, traz este tema que no meu conceito é muito provocador e inspirador. "Deixar-se encontrar para facilitar o encontro" são mensagens por ocasião do dia do catequista celebrado na Arquidiocese de Buenos Aires - Argentina, todos os anos.

As mensagens são significativas e reproduz no catequista o desejo de viver em plenitude a graça do encontro transformador com Cristo e poder facilitar o encontro para outros.


A sensibilidade e profundeza das mensagens nascem do coração de um verdadeiro pastor que aposta na proximidade e no encontro a fim de que encontrando-O o cristão descubro o Caminho da vida plena, por isso, o catequista deve ser a pessoa do encontro, o facilitador deste encontro que dar sentido a vida, superando a provisoriedade do tempo presente.

Sabemos pois, que o catequista na sua essência deve ser o Eco de Deus, a fim de que a humanidade escute este eco e busque fazer a experiência do encontro e da proximidade com este grande mistério da fé celebrado em cada liturgia que nos envia em missão.

Celebrando a semana do catequista, quero deixar aqui nestas páginas, minha pequena e limitada contribuição, mas, de coração sincero. Elevo a Deus uma oração de gratidão por todos os catequistas, homens e mulheres que se dedicam a esta forma de evangelização à luz da proximidade e do encontro trazendo as marcas da bondade e ternura de Deus em si, como verdadeiros guardiões da vida nas suas várias dimensões. O Papa Francisco vem insistindo bastante nestes termos: Proximidade, encontro, guardiões. Além de falar nos seus discursos, ele nos impacta com seus gestos concretos de simplicidade e de zelo pela tradição da Igreja.

Em nossa paroquia, procuramos cada dia mais compreender a dinâmica da catequese apostando em cada catequista, buscando investir mesmo que de forma ainda muito singela em cada um (a), para que sejam na verdade pessoas que transmitam a fé que receberam da Igreja e sejam verdadeiros discípulos de Jesus Cristo para que Nele nossos povos tenham vida e a tenham em abundância segundo o tema da V Conferencia do Episcopado Latino Americano em Aparecida - SP.

Enfim, nossa prece é que o Espírito Santo suscite na Igreja bons e santos catequistas que tenham o rosto de Deus. Tragam as marcas da ternura, da bondade e da solidariedade.

Que este meio de comunicação, continue levando pelo mundo a riqueza da nossa fé enraizada na tradição bíblica que a santa mãe Igreja fundamenta todo seu patrimônio espiritual e místico, por isso, missionário.

Frei Geraldo B. de Sousa, OC

Paróquia Sagrado Coração de Jesus Menino - Lucena, PB

Nenhum comentário: