Cerimônia de Acolhida reúne cerca de um milhão de pessoas em Copacabana
9 visualizações

Redação Portal A12
A Cerimônia de Acolhida, primeiro Ato Central da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) com a presença do Papa Francisco, reuniu cerca de um milhão de pessoas em Copacabana. Diversos artistas brasileiros e estrangeiros participaram das apresentações que expressavam, em sua maioria, a cultura e a religiosidade do Brasil. Fafa de Belém cantou a música tema do Círio de Nazaré que acontece em Belém do Pará. É a terceira vez que a cantora se apresenta a um Pontífice da Igreja.
O Papa também recebeu das mãos do dançarino Carlinhos de Jesus e do ator Marcos Frota uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Durante a cerimônia, jovens dos cinco continentes saudaram e deram as boas-vindas ao Santo Padre.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, em entrevista coletiva na noite da quinta-feira (25) ratificou a informação de que a vigília e a missa de envio acontecerão em Copacabana. Na sexta-feira, 26, haverá uma coletiva à imprensa às 11h no Media Center de Copacabana.
Segundo o Padre Lombardi, o discurso do Papa aos jovens sobre o que espera da JMJ Rio2013 trouxe a clássica “mensagem de missionariedade”. A acolhida, o primeiro grande momento com os jovens, “foi de grande emoção”. O sacerdote lembrou que parte do discurso foi em português e parte em espanhol, por escolha do Santo Padre.
Já sobre Campus Fidei, Padre Lombardi destacou que a decisão foi a mais prudente. “Decidimos que não era prudente ser em Guaratiba. Resolvemos fazer em Copacabana a vigília e a missa de envio”, confirmou. De acordo com ele, a principal questão foi a segurança. Lombardi lembrou as tempestades que aconteceram em outras jornadas em Toronto (2002) e em Madri (2011).
De acordo com o diretor do Setor de Comunicação da JMJ Rio2013, Padre Márcio Queiroz, todas as providências foram tomadas, mas a quantidade de chuvas não permitiu que a vigília fosse em Guaratiba. Sobre os recursos que teriam sido investidos nas obras, padre Márcio explicou que a vida das pessoas é mais importante. “Não existe dinheiro no mundo que pague a vida e a segurança das pessoas”, disse.
Padre Márcio explicou que a programação da vigília e da missa de envio em Copacabana será a mesma, mas não é possível dormir na praia. Ele disse ainda que o COL está analisando a situação dos os jovens que viriam só para a vigília.
Informações: JMJ Rio2013 e Canção Nova.
Utilize a #SeguindooPapa em suas redes sociais!
“Durante a JMJ, você acompanha ao vivo, pela televisão, todas as transmissões e a cobertura completa da visita do Papa ao Brasil (Rio de Janeiro e Aparecida), na REDE APARECIDA. #SeguindooPapa”
Nenhum comentário:
Postar um comentário