Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

terça-feira, 30 de julho de 2013

Catequese
Posso Casar na Igreja sem ter sido batizado?
Fonte:Catequese Hoje/ Folheto O Domingo
O matrimônio é uma união sagrada, querida e abençoada por Deus. É sacramento, isto é, sinal de amor entre Cristo e a Igreja. Isso quer dizer que o amor vivido no casamento entre um homem e uma mulher cristãos expressa todo o amor de Jesus pela humanidade. "Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher, e serão ambos uma só carne. é grande este mistério: refiro-me à relação entre Cristo e a Igreja"( Ef 5,31-32).
O amor de Deus é um fundamento do amor entre um homem e a mulher. O casamento "na Igreja" é a expressão dessa realidade. Não é a Igreja que faz o casamento. Não é ela que assume o compromisso. A Igreja é apenas testemunha do compromisso dos noivos. Daí a importância de prepará-los bem para assumirem o matrimônio. A catequese matrimonial, conhecida como Curso de Noivos, ajuda os noivos cristãos a perceber o sentido profundo do compromisso que assume um com o outro.
O casamento na Igreja é uma expressão de fé. Só tem sentido se os noivos (ou ao menos um deles) têm fé e , portanto, são batizados ou estão se preparando para o batismo. Porém, se apenas um deles é cristão, pode se casar com um não-cristão com a autorização do bispo. Da mesma forma se o outro é batizado, mas não é católico. O importante é que os filhos do novo casal sejam educados na fé da Igreja.
Tais orientações devem ser transmitidas aos noivos, não como mera leis ou obrigações, mas como parte do compromisso cristào. Nenhum noivo deve ser batizado ou crismado apressadamente, só para manter as aparências de um matrimônio cristão. O sentido do matrimônio e suas consequencias devem ser explicados numa catequese inculturada e participativa.
O matrimônio aperfeiçoa o amor do casal, confirma-o na unidade e santifica sua vida. Um terreno bem preparado, irrigado e adubado é condição para uma grande e feliz colheita!

Nenhum comentário: