Papa celebra no dia de Santo Inácio, fundador dos jesuítas
Celebrando com jesuítas
No dia de Santo Inácio, Francisco presidiu Missa com a presença de jesuítas
Jéssica Marçal
Da Redação
Da Redação
Retomando suas atividades após a viagem ao Brasil por ocasião da JMJ Rio2013, o Papa Francisco celebrou a Santa Missa nesta quarta-feira, 31, festa de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. A celebração foi na Igreja de Jesus, centro de Roma.
Acesse
.: Em breve, íntegra da homilia do Papa
.: Em breve, íntegra da homilia do Papa
Reunido com seus irmãos jesuítas, amigos e colaboradores, Francisco destacou três pontos na homilia: colocar no centro Cristo e a Igreja; deixar-se conquistar por Cristo para servir; e sentir a vergonha dos próprios limites e pecados, para ser humilde diante de Cristo e dos irmãos.
O Santo Padre lembrou que a vontade de Cristo é que os homens sejam enraizados e fundados na Igreja, de forma que não pode haver um caminho paralelo ou isolado. “Sim, caminhos de busca, caminhos criativos, sim, isto é importante: ir às periferias, às tantas periferias. Por isto requer criatividade, mas sempre em comunidade, na Igreja, com esta pertença que nos dá coragem para seguir adiante”.
Sobre o segundo ponto, deixar-se conquistar por Cristo, Francisco destacou que primeiro é o próprio Cristo que busca o homem; o ser humano foi conquistado por Cristo, e isto é o coração da experiência humana. “Quando nós chegamos, Ele já chegou e nos espera”, disse.
Por fim, Francisco falou da necessidade de humildade. “Humildade que nos faz conscientes a cada dia de que não somos nós a construir o Reino de Deus, mas é sempre a graça do Senhor que age em nós; humildade que nos impele a colocarmos todo o nosso ser não a serviço próprio ou das nossas ideias, mas a serviço de Cristo e da Igreja”.
Após a celebração, o Santo Padre prestou homenagem e fez uma pausa em oração diante dos altares de Santo Inácio e de São Francisco Xavier. Em seguida, Francisco retornou ao Vaticano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário