Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

terça-feira, 30 de julho de 2013

Catequese
Qual os ministerios exercidos por mulheres na Igreja Atual?
Fonte:Catequese Hoje/ Folheto O Domingo
As mulheres sempre foram maioria nas comunidades cristãs. Antigamente, eram apenas fiéis que recebiam, passivamente, as orientações dos ministros. Hoje, porém, a situação mudou. A cada dia elas passam a exercer os mais diferentes ministérios.
Mas o que é mesmo ministério?
É um serviço estável e reconhecido, realizado por uma pessoa ou um grupo, cuja finalidade é responder as necessidades surgidas na comunidade cristã ou na missão evangelizadora.
Os ministérios são reconhecidos oficialmente pela Igreja, o que quer dizer que os ministro e ministras agem em seu nome. Exemplo: quando a ministra da Palvra prega, durante a celebração, ela está falando em nome da Igreja!
Por diversos motivos, por muito tempo somente homens assumiram ministérios na Igreja. As mulheres assumiam somente atividades consideradas secundárias e sem ligação com a Palavra.
As recentes mudanças nos papéis sociais das mulheres afetaram positivamente a vida comunitária. Hoje, elas voltam a ocupar os espaços que lhes foram negados por tantos séculos.
Porém, atualmente ainda há pessoas que se sentem incomodadas ou até espantadas quando vêem uma mulher presidindo a celebração da Palavra ou sendo testemunha qualificada do matrimônio.
A imagem da mulher como serviçal de ser abolida, para dar lugar à imagem da mulher como servidora, em pé de igualdade com o homem.
O próprio Jesus chamou muitas mulheres a segui-lo. Entre elas, muitas foram diaconisas, profetisas e apóstolas. Cabe lembrar que esses três ministérios estavam diretamente ligados à pregação pública da Palavra de Deus ( At 21,9; Rm 16,1.7).
Não estamos mais na época em que as capacidades das mulheres eram ignoradas. Hoje todos sabemos do valor e do talento delas. Elas estão convidadas a assumir os mais diversos ministérios: Palavra, batismo, catequese, exéquias, comunhão, coordenação, testemunha qualificada do matrimônio... e muito mais! E sua comunidade, valoriza a contribuição das mulheres?

Nenhum comentário: