Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

terça-feira, 30 de julho de 2013

MENSAGEM DO DIA

30/07 Alvos, acentos e assentos - Pe. Zezinho, scj

Uma coisa é mirar o alvo e errar, mas chegar perto. Outra é atirar a esmo, ou ser displicente no uso do arco. Uma coisa é acentuar corretamente e outra, acentuar errado. Uma coisa é tomar o assento certo e outra é sentar-se errado e em lugar errado. 

Em termos e comunicar e evangelizar, há os que se assentam em cadeiras que não lhes foram destinadas. Usurparam. Há os que acentuam em excesso e seus exagerados acentos pervertem o sentido das coisas. Há os que miram errado e por isso erram o alvo.

Não há nada de humilhante em mirar o alvo, querendo acertá-lo, mas errar. Ninguém é tão perfeito que acerte tudo. Humilhante é atirar de qualquer jeito e sem nenhuma atenção nem preparo, só pelo fato de atirar. Pior ainda é quando a pessoa nem alvo tem. 

A vida é feita de muitas atitudes. Também de muitos alvos, acentos e assentos. Miremos bem, acentuemos corretamente e sentemo-nos em lugar que nos pertence, porque mirar errado, exagerar nos acentos e usurpar assentos nunca fez bem, nem ao indivíduo nem à comunidade. Repensemos nossas metas e nossos meios.

Não que seja errado escolher algum acento. Mas que seja o certo! Não se põe crase ou circunflexo onde se requer um til. Não se canta uma canção para Maria num ofertório, quando a missa não é dedicada a ela e a letra nada tem a ver com aquele momento da missa. Consultada, Maria seria a primeira a pedir que celebrassem, não ela, mas o filho dela. Eis aí um acento errado, a menos que o texto fale do ofertório do filho pelas mãos de Maria, como foi o caso da ida ao templo. Mas aí não convém, esquecer São José!

O pregador que deu um jeito de invocar Maria durante a consagração acentuou errado. O que disse que podemos comungar Maria porque ela e Jesus têm o mesmo DNA fez a emenda sair pior do que o soneto... O que disse que, se Maria não tivesse sido virgem ela não teria sido digna de Jesus acentuou mais a virgindade do que o sim de Maria, quando o próprio Jesus deixou claro que ouvir e praticar a Palavra foi o mérito de sua mãe e de quem fizer o mesmo. (Lc 11,28) A interlocutora acentuava o bendito ventre de Maria e Jesus acentuou a bendita coerência da sua mãe.

Uma boa formação catequético-teológica tem acento, assento e alvo certo! 

www.padrezezinhoscj.com
Envie comentário para: online@paulinas.com.br

VEJA TAMBÉM

Nenhum comentário: