Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

domingo, 3 de março de 2013


Você tem dificuldade de se confessar?

Picture
O que nos impede de praticarmos a confissao? e o que significa Confessar a Deus?
Significa  desenvolver a humildade cristã, desarraigar os maus costumes, combater a negligência, aumentar o conhecimento próprio, purificar a consciência, fortificar a vontade, prestar-se à direção espiritual e, por virtude do mesmo sacramento, aumentar a graça ( João Paulo II várias vezes relembrou estas palavras).
 A Confissão além de conferir o perdão dos pecados e restituir a graça santificante (o estado de graça), concede a graça sacramental, recebendo junto com o perdão, um especial auxílio de Deus para fortalecer a alma na luta contra as tentações evitando cair de novo nos mesmos pecados.
Muitos sabem da existência de inúmeros pecados dentro de suas vidas como as  lamentações cotidianas, o desrespeito, a ira, a crítica maldosa, a intolerancia, o olhar de desprezo, a sexualidade desenfreada, a droga, o álcool, o apego aos bens materiais, a presunção, dentre outros. Mas o grande problema è não perceber a gravidade desses pecados. Várias pessoas acreditam que essas faltas são irrelevantes e que passam despercebidas aos olhos de Deus, e existem ainda aqueles que fazem a seguinte indagação: por que  ir a um sacerdote para dizer os próprios pecados e não ir através da oração, diretamente a Deus, que nos conhece e compreende muito melhor que qualquer interlocutor humano?
Então respondemos:
A santa confissão, è um encontro com Jesus, Na segunda carta de são Paulo a Coríntios se explica a doação da Reconciliação. Nos reconciliamos com Deus por meio de Cristo, que deu aos sacerdotes o ministeiro da reconciliação. Os padres são embaixadores de Jesus, è como se Deus falasse por meio deles durante a confissão. Por que as vezes precisamos ir ao tabelião? Não se poderia lavrar uma escritura ou algo do gênero sozinho, sem o intervento de uma autoridade? O tabelião, o juiz,  representam de qualquer forma a lei, e dão oficialidade aos atos públicos.
No Tribunal de Deus è preciso se encontrar com o padre, com o sacerdote para a confissão e penitência, è um tribunal espiritual, mas tem que ser visto como um encontro com Jesus misericordioso que nos espera là na igreja e vai falar conosco por meio do padre.
Dessa forma vamos dar oficialidade e manifestação concreta da nossa vontade e das nossas intenções. Jesus quer ver o nosso esforço, quer ver este pequeno sacrificio para chegarmos atè  Ele.     
E’  Tempo de renunciar ao nosso ‘eu’. Tempo de renunciar a tudo aquilo que nos distancia de Deus. Tempo de conversão! Tempo de tirar os ídolos do nosso coração, e colocar Deus no primeiro lugar. . Tempo de oração, tempo de estarmos com Deus!
“Nossa Senhora disse:
Não existe um único ser humano sobre a terra que não necessite de confessar-se pelo menos uma vez ao mês’.  E por que ???  
Porque a Confissão é um dos sete Sacramentos - o Sacramento da Reconciliação ou da Penitência -, instituído por Jesus Cristo.
Na teologia sacramental, a confissão é vista como um sacramento de cura, não é simplesmente ‘contar ao padre os meus pecados’, ao padre não os interessa, mas interessa a Deus ver o teu coração arrependido, desejoso de mudança, e Deus por meio do padre dá o seu perdão.
Deus quis dar aos apóstolos e a seus sucessores esta faculdade de perdoar dizendo: ‘tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra será desligado no céu… a quem perdoares os pecados, eles serão perdoados’.
Na confissão o sacerdote recebe uma graça especial de ler a alma, e dar a esta alma a cura de Deus, a cura do pecado. 
 A Confissão não foi instituída por Cristo somente para perdoar os pecados, mas  também para nos unir a Deus com mais amor, para nos fortalecer e para nos fazer amadurecer.  Um texto antigo, citado no Catecismo da Igreja Católica (CIC), diz, de maneira muito bonita: «Toda a força da  Penitência reside no fato de ela nos reconstituir na graça de Deus e de nos unir a Ele com a máxima amizade» (n. 1468).
Desde os primeiros dias das aparições Nossa Senhora fala sobre a confissão.“Estejam em paz com Deus e entre vocês. Para isto, é necessário ter fé, rezar, jejuar, e ir à confissão” (26 de junho de 1981)“Rezem, rezem! É necessário que se creia firmemente, ir à confissão regularmente e do mesmo modo receber a santa Comunhão. É a única Salvação.” (10 de fevereiro de 1982)
Vicka (uma das videntes em Medjugorje) diz a todos os grupos de peregrinos: ”A confissão é algo que deve fazer surgir um novo ser humano a partir de vocês. Nossa Senhora não quer que vocês pensem que a confissão vai libertá-los do pecado e que depois vocês podem continuar levando a mesma vida de antes. Não, a confissão é um chamado à transformação. Vocês devem tornar-se novas pessoas!”.

Partes do texto retirado das seguintes fontes: www.padrefaus.org, Fonte: PE. Mateus Maria, FMDJ e  Fonte: ZENIT
.

Nenhum comentário: