Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 9 de março de 2013


Sábado III Semana Da Quaresma

alfazema2
Laudes
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente às Laudes.
Hino
Ó Cristo, sol de justiça,
brilhai nas trevas da mente.
Com força e luz, reparai
a criação novamente.
Dai-nos, no tempo aceitável,
um coração penitente,
que se converta e acolha
o vosso amor paciente.
A penitência transforme
tudo o que em nós há de mal.
É bem maior que o pecado
o vosso dom sem igual.
Um dia vem, vosso dia,
e tudo então refloresce.
Nós, renascidos na graça,
exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente,
com toda a terra adoramos,
e no perdão renovados
um canto novo cantamos.
Salmodia
Ant. 1 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim;
todos os vossos mandamentos são verdade.
Salmo 118(119),145-152
XIX (Coph)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
O amor é o cumprimento perfeito da Lei (Rm 13,10).
–145 Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! *
Quero cumprir vossa vontade fielmente!
–146 Clamo a vós: Senhor, salvai-me, eu vos suplico, *
e então eu guardarei vossa Aliança!
–147 Chego antes que a aurora e vos imploro, *
e espero confiante em vossa lei.
–148 Os meus olhos antecipam as vigílias, *
para de noite meditar vossa palavra.
–149 Por vosso amor ouvi atento a minha voz *
e dai-me a vida, como é vossa decisão!
–150 Meus opressores se aproximam com maldade; *
como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!
–151 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; *
todos os vossos mandamentos são verdade!
–152 Desde criança aprendi vossa Aliança *
que firmastes para sempre, eternamente.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim;
todos os vossos mandamentos são verdade.
Ant. 2 Que a vossa Sabedoria, ó Senhor,
esteja junto a mim no meu trabalho.
Cântico Sb 9,1-6.9-11
Senhor, dai-me a Sabedoria!
Eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir (Lc 21,15).
–1 Deus de meus pais, Senhor bondoso e compassivo, *
vossa Palavra poderosa criou tudo,
–2 vosso saber o ser humano modelou *
para ser rei da criação que é vossa obra,
–3 reger o mundo com justiça, paz e ordem, *
e exercer com retidão seu julgamento:
–4 Dai-me vossa sabedoria, ó Senhor, *
sabedoria que partilha o vosso trono.
– Não me excluais de vossos filhos como indigno: *
5 sou vosso servo e minha mãe é vossa serva;
– sou homem fraco e de existência muito breve, *
incapaz de discernir o que é justo.
–6 Até mesmo o mais perfeito dentre os homens *
não é nada, se não tem vosso saber.
–9 Mas junto a vós, Senhor, está a sabedoria. *
que conhece as vossas obras desde sempre;
= convosco estava ao criardes o universo, †
ela sabe o que agrada a vossos olhos, *
o que é reto e conforme às vossas ordens.
–10 Enviai-a lá de cima, do alto céu, *
mandai-a vir de vosso trono glorioso,
– para que esteja junto a mim no meu trabalho *
e me ensine o que agrada a vossos olhos!
=11 Ela, que tudo compreende e tudo sabe, †
há de guiar meus passos todos com prudência, *
com seu poder há de guardar a minha vida.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Que a vossa Sabedoria, ó Senhor,
esteja junto a mim no meu trabalho.
Ant. 3 O Senhor para sempre é fiel.
Salmo 116(117)
Louvor ao Deus misericordioso
Eu digo:… os pagãos glorificam a Deus, em razão da sua misericórdia (Rm 15,8.9).
–1 Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, *
povos todos, festejai-o!
–2 Pois comprovado é seu amor para conosco, *
para sempre ele é fiel!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. O Senhor para sempre é fiel.
Leitura breve Is 1,16-18
Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o
mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão,
defendei a viúva. Vinde, debatamos – diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como
púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã.
Responsório breve
R. O Sangue de Jesus nos purifica,
* De todos nossos erros nos liberta. R. O Sangue.
V. Vinde ver os grandes feitos do Senhor! * De todos.
Glória ao Pai. R. O Sangue.
CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79
Ant. Baixando o olhar, o publicano batia no peito arrependido,
suplicava e pedia humildemente:
Ó meu Deus, tende piedade, pois eu sou um pecador!
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
–69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.
=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;
–78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
= e na sombra da morte estão sentados
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Baixando o olhar, o publicano batia no peito arrependido,
suplicava e pedia humildemente:
Ó meu Deus, tende piedade, pois eu sou um pecador!
Preces
Glorifiquemos a Cristo Senhor que instituiu o batismo para fazer de nós criaturas novas e
nos preparou a mesa de sua Palavra e de seu Corpo; rezemos confiantes:
R. Renovai-nos, Senhor, com a vossa graça!
Jesus, manso e humilde de coração, revesti-nos de sentimentos de misericórdia, mansidão e
humildade,
– e tornai-nos pacientes e compreensivos para com todos. R.
Ensinai-nos a ajudar os pobres e sofredores,
– e assim vos imitarmos, ó Bom Samaritano da humanidade. R.
A Santa Virgem Maria, vossa Mãe, interceda por todas aquelas que se consagraram ao
vosso serviço,
– para que se dediquem cada vez melhor ao bem da Igreja. R.
Concedei-nos a vossa misericórdia,
– e fazei-nos experimentar a alegria do vosso perdão. R.
(intenções livres)
Pai nosso…
Oração
Ó Deus, alegrando-nos cada ano com a celebração da Quaresma, possamos participar com
fervor dos sacramentos pascais e colher com alegria todos os seus frutos. Por nosso Senhor
Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Média
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
O número sagrado,
três vezes três das horas,
abrindo um novo espaço,
nos chama à prece, agora.
Ao nome de Jesus,
perdão seu povo implora.
O Cristo ouviu a prece
sincera do ladrão.
A graça foi-lhe dada,
por sua confissão.
Jesus ouvindo a súplica,
também nos dê perdão.
Agora morre a morte,
vencida pela cruz;
após as trevas densas,
serena, volta a luz;
o horror do mal se quebra,
nas mentes Deus reluz.
A Cristo nós rogamos
e ao Pai, eterno Bem,
com seu Divino Espírito,
amor que os sustém,
proteja sua Igreja
agora e sempre. Amém.
Salmodia
– salmodia complementar –
Ant. Sejamos firmes na provação:
Sua justiça é nossa força.
Salmo 118(119),121-128
XVI (Ain)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Sua mãe conservava no coração todas essas coisas (Lc 2,51).
–121 Pratiquei a eqüidade e a justiça; *
não me entregueis nas mãos daqueles que me oprimem!
–12 Assegurai tudo que é bom ao vosso servo, *
não permitais que me oprimam os soberbos!
–123 Os meus olhos se gastaram de esperar-vos *
e de aguardar vossa justiça e salvação.
–124 Conforme o vosso amor, Senhor, tratai-me, *
e também vossos desígnios ensinai-me!
–125 Sou vosso servo: concedei-me inteligência, *
para que eu possa compreender vossa Aliança!
–126 Já é tempo de intervirdes, ó Senhor; *
está sendo violada a vossa Lei!
–127 Por isso amo os mandamentos que nos destes, *
mais que o ouro, muito mais que o ouro fino!
–128 Por isso eu sigo bem direito as vossas leis, *
detesto todos os caminhos da mentira.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Assegurai tudo o que é bom ao vosso servo, ó Senhor!
Ant. 2 Contemplai o Senhor e havereis de alegrar-vos.
Salmo 33(34)
O Senhor é a salvação dos justos
Provastes que o Senhor é bom (1Pd 2,3).
I
–2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, *
seu louvor estará sempre em minha boca.
–3 Minha alma se gloria no Senhor; *
que ouçamos humildes e se alegrem!
–4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, *
exaltemos todos juntos o seu nome!
–5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, *
e de todos os temores me livrou.
–6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, *
e vosso rosto não se cubra de vergonha!
–7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, *
e o Senhor o libertou de toda angústia.
–8 O anjo do Senhor vem acampar *
ao redor dos que o temem, e os salva.
–9 Provai e vede quão suave é o Senhor! *
Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
–10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, *
porque nada faltará aos que o temem.
–11 Os ricos empobrecem, passam fome, *
mas aos que buscam o Senhor não falta nada.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Contemplai o Senhor e havereis de alegrar-vos.
Ant. 3 O Senhor está bem perto do coração atribulado.
II
–12 Meus filhos, vinde agora e escutai-me: *
vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus.
–13 Qual o homem que não ama sua vida, *
procurando ser feliz todos os dias?
–14 Afasta a tua língua da maldade, *
e teus lábios, de palavras mentirosas.
–15 Afasta-te do mal e faze o bem, *
procura a paz e vai com ela em seu caminho.
–16 O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, *
e seu ouvido está atento ao seu chamado;
–17 mas ele volta a sua face contra os maus, *
para da terra apagar sua lembrança.
–18 Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *
e de todas as angústias os liberta.
–19 Do coração atribulado ele está perto *
e conforta os de espírito abatido.
–20 Muitos males se abatem sobre os justos, *
mas o Senhor de todos eles os liberta.
–21 Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, *
e nenhum deles haverá de se quebrar.
–22 A malícia do iníquo leva à morte, *
e quem odeia o justo é castigado.
–23 Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, *
e castigado não será quem nele espera.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Sejamos firmes na provação:
Sua justiça é nossa força.
Leitura breve Gl 6,7b-8
De Deus não se zomba, pois o que o homem tiver semeado, é isso que vai colher. Quem
semeia na sua própria carne, da carne colherá corrupção. Quem semeia no espírito, do
espírito colherá a vida eterna.
V. Meu sacrifício é minha alma penitente.
R. Não desprezeis um coração arrependido!
Oração
Ó Deus, alegrando-nos cada ano com a celebração da Quaresma, possamos participar com
fervor dos sacramentos pascais e colher com alegria todos os seus frutos. Por nosso Senhor
Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.
Ofício das Leituras
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.
Hino
Agora é tempo favorável,
divino dom da Providência,
para curar o mundo enfermo
com um remédio, a penitência.
Da salvação refulge o dia,
na luz de Cristo a fulgurar.
O coração, que o mal feriu,
a abstinência vem curar.
Em corpo e alma, a abstinência,
Deus, ajudai-nos a guardar.
Por tal passagem, poderemos
à páscoa eterna, enfim, chegar.
Todo o Universo vos adore,
Tridade Santa, Sumo Bem.
Novos por graça entoaremos
um canto novo a vós. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Estou cansado de gritar e de esperar pelo meu Deus.
Salmo 68(69),2-22.30-37
O zelo pela vossa casa me devora
Deram vinho misturado com fel para Jesus beber (Mt 27,34).
I
–2 Salvai-me, ó meu Deus, porque as águas *
até o meu pescoço já chegaram!
–3 Na lama do abismo eu me afundo *
e não encontro um apoio para os pés.
– Nestas águas muito fundas vim cair, *
e as ondas já começam a cobrir-me!
–4 À força de gritar, estou cansado; *
minha garganta já ficou enrouquecida.
– Os meus olhos já perderam sua luz, *
de tanto esperar pelo meu Deus!
–5 Mais numerosos que os cabelos da cabeça, *
são aqueles que me odeiam sem motivo;
– meus inimigos são mais fortes do que eu; *
contra mim eles se voltam com mentiras!
– Por acaso poderei restituir *
alguma coisa que de outros não roubei?
–6 Ó Senhor, vós conheceis minhas loucuras, *
e minha falta não se esconde a vossos olhos.
–7 Por minha causa não deixeis desiludidos *
os que esperam sempre em vós, Deus do universo!
– Que eu não seja a decepção e a vergonha *
dos que vos buscam, Senhor Deus de Israel!
–8 Por vossa causa é que sofri tantos insultos, *
e o meu rosto se cobriu de confusão;
–9 eu me tornei como um estranho a meus irmãos, *
como estrangeiro para os filhos de minha mãe.
–10 Pois meu zelo e meu amor por vossa casa *
me devoram como fogo abrasador;
– e os insultos de infiéis que vos ultrajam *
recaíram todos eles sobre mim!
–11 Se aflijo a minha alma com jejuns, *
fazem disso uma razão para insultar-me;
–12 se me visto com sinais de penitência, *
eles fazem zombaria e me escarnecem!
–13 Falam de mim os que se assentam junto às portas, *
sou motivo de canções, até de bêbados!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Estou cansado de gritar e de esperar pelo meu Deus.
Ant. 2 Deram-me fel como se fosse um alimento,
em minha sede ofereceram-me vinagre.
II
–14 Por isso elevo para vós minha oração, *
neste tempo favorável, Senhor Deus!
– Respondei-me pelo vosso imenso amor, *
pela vossa salvação que nunca falha!
=15 Retirai-me deste lodo, pois me afundo! †
Libertai-me, ó Senhor, dos que me odeiam, *
e salvai-me destas águas tão profundas!
=16 Que as águas turbulentas não me arrastem, †
não me devorem violentos turbilhões, *
nem a cova feche a boca sobre mim!
–17 Senhor, ouvi-me pois suave é vossa graça, *
ponde os olhos sobre mim com grande amor!
–18 Não oculteis a vossa face ao vosso servo! *
Como eu sofro! Respondei-me bem depressa!
–19 Aproximai-vos de minh’alma e libertai-me, *
apesar da multidão dos inimigos!
=20 Vós conheceis minha vergonha e meu opróbrio, †
minhas injúrias, minha grande humilhação; *
os que me afligem estão todos ante vós!
–21 O insulto me partiu o coração; *
não suportei, desfaleci de tanta dor!
= Eu esperei que alguém de mim tivesse pena, †
mas foi em vão, pois a ninguém pude encontrar; *
procurei quem me aliviasse e não achei!
–22 Deram-me fel como se fosse um alimento, *
em minha sede ofereceram-me vinagre!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Deram-me fel como se fosse um alimento,
em minha sede ofereceram-me vinagre.
Ant. 3 Procurai o Senhor continuamente,
e o vosso coração reviverá.
III
–30 Pobre de mim, sou infeliz e sofredor! *
Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus!
–31 Cantando eu louvarei o vosso nome *
e agradecido exultarei de alegria!
–32 Isto será mais agradável ao Senhor, *
que o sacrifício de novilhos e de touros.
=33 Humildes, vede isto e alegrai-vos: †
o vosso coração reviverá, *
se procurardes o Senhor continuamente!
–34 Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, *
e não despreza o clamor de seus cativos.
–35 Que céus e terra glorifiquem o Senhor *
com o mar e todo ser que neles vive!
=36 Sim, Deus virá e salvará Jerusalém, †
reconstruindo as cidades de Judá, *
onde os pobres morarão, sendo seus donos.
=37 A descendência de seus servos há de herdá-las, †
e os que amam o santo nome do Senhor *
dentro delas fixarão sua morada!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Procurai o Senhor continuamente,
e o vosso coração reviverá.
V. Quem pratica a verdade se põe junto à luz.
R. E suas obras de filho de Deus se revelam.
Primeira leitura
Do Livro do Êxodo 40,16-38
Construção do santuário e manifestação do Senhor na nuvem
Naqueles dias, 16Moisés fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado.
17No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, o santuário foi levantado.
18Moisés levantou o santuário, colocou as bases e as tábuas, assentou as vigas e ergueu as
colunas. 19Estendeu a tenda sobre o santuário, pondo em cima a cobertura da tenda, como o
Senhor lhe havia mandado. 20Depois, tomando o documento da aliança, depositou-o dentro
da arca e colocou sobre ela o propiciatório. 21E, introduzindo a arca no santuário, pendurou
diante dela o véu de proteção, como o Senhor tinha prescrito a Moisés. 22Depois instalou a
mesa na Tenda da Reunião, no flanco norte da morada, do lado de fora do véu, 23e arrumou
sobre ela os pães consagrados ao Senhor, assim como o Senhor tinha mandado a Moisés.
24Pôs ainda o candelabro na Tenda da Reunião, defronte da mesa, no flanco sul da morada.
25Colocou nos seus lugares as lâmpadas, assim como o Senhor tinha mandado a Moisés.
26Colocou o altar de ouro na Tenda da Reunião em frente da cortina, 27e queimou sobre ele
incenso aromático, assim como o Senhor tinha ordenado a Moisés. 28Pôs também a cortina
na entrada da morada, 29e o altar dos holocaustos no recinto da morada, oferecendo nele o
holocausto e o sacrifício, assim como o Senhor tinha ordenado a Moisés. 30Instalou a bacia
entre a Tenda da Reunião e o altar, e pôs água para as abluções. 31Moisés, Aarão e seus
filhos lavavam as mãos e os pés, 32quando iam entrar na Tenda da Reunião e se
aproximavam do altar, assim como o Senhor havia ordenado a Moisés. 33Levantou também
o átrio em torno da morada e do altar, pendurando a cortina na entrada do átrio. E assim
Moisés completou a obra.
34Então a nuvem cobriu a Tenda da Reunião e a glória do Senhor encheu o santuário.
35Moisés não podia entrar na Tenda da Reunião, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a
glória do Senhor tomava todo o santuário. 36Em todas as etapas da viagem, sempre que a
nuvem se elevava de cima do santuário, os filhos de Israel punham-se a caminho; 37e nunca
partiam antes que a nuvem se levantasse. 38Pois, de dia, a nuvem do Senhor repousava
sobre o santuário, e de noite aparecia sobre ela um fogo, que todos os filhos de Israel viam,
em todas as suas etapas.
Responsório 1Cor 10,1b.2a; Ex 40,34
R. Nossos pais estiveram sob a nuvem
e todos passaram pelo mar;
* Foram todos batizados em Moisés,
no mar e na nuvem batizados.
V. A glória do Senhor encheu a tenda,
pois a nuvem encobriu o tabernáculo. * Foram todos.
Segunda leitura
Dos Sermões de São Gregório de Nazianzo, bispo
(Oratio 14, De pauperum amore, 38.40:PG 35,907.910)
(Séc.VI)
Sirvamos a Cristo na pessoa dos pobres
Diz a Escritura: Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia (Mt
5,7). A misericórdia não é certamente a última das bem-aventuranças. Lemos também:
Feliz de quem pensa no pobre e no fraco (Sl 40,2). E ainda: Feliz o homem caridoso e
prestativo (Sl 111,5). E noutro lugar: O justo é generoso e dá esmola (Sl 36,26). Tornemo-
nos dignos destas bênçãos, de sermos chamados misericordiosos e cheios de bondade.
Nem sequer a noite interrompa a tua prática da misericórdia. Não digas: “Vai e depois
volta, amanhã te darei o que pedes”.Nada se deve interpor entre a tua resolução e o bem
que vais fazer. Só a prática do bem não admite adiamento.
Reparte o teu pão com o faminto, acolhe em tua casa os pobres e peregrinos (Is 58,7), com
alegria e presteza. Quem se dedica a obras de misericórdia, diz o Apóstolo, faça-o com
alegria (Rm 12,8). Essa presteza e solicitude duplicarão a recompensa da tua dádiva. Mas o
que é dado com tristeza e de má vontade não se torna agradável nem é digno.
Devemos alegrar-nos, e não entristecer-nos, quando prestamos algum benefício. Diz a
Escritura: Se quebrares as cadeias injustas e desligares as amaras do jugo (Is 58,6), isto
é, da avareza e das discriminações, das suspeitas e das murmurações, que acontecerá? A tua
recompensa será grande e admirável! Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há
de recuperar-se mais depressa (Is 58,8). E quem há que não deseje a luz e a saúde?
Por isso, se me julgais digno de alguma atenção, vós, servidores de Cristo, seus irmãos e
co-herdeiros, em todas as ocasiões visitemos a Cristo, alimentemos a Cristo, tratemos as
feridas de Cristo, vistamos a Cristo, acolhamos a Cristo, honremos a Cristo; não apenas
oferecendo-lhe uma refeição, como fizeram alguns, não apenas ungindo-o com perfumes
como Maria, não apenas dando-lhe o sepulcro como José de Arimatéia, não apenas dando o
necessário para o sepultamento como Nicodemos que dava a Cristo só uma parte do seu
amor, nem, finalmente, oferecendo ouro, incenso e mira, como fizeram os magos, antes de
todos esses. O Senhor do universo quer a misericórdia e não o sacrifício, e a compaixão tem
muito maior valor que milhares de cordeiros gordos. Ofereçamos a misericórdia e a
compaixão na pessoa dos pobres que hoje na terra são humilhados, de modo que, ao
deixarmos este mundo, eles nos recebam nas moradas eternas, juntamente com o próprio
Cristo nosso Senhor, a quem seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém.
Responsório Mt 25,35.40; Jo 15,12
R. Eu tive fome e me destes de comer;
eu tive sede e me destes de beber;
eu não tinha onde morar e me acolhestes.
* Em verdade, o que fizestes ao menor dos meus irmãos,
foi a mim que o fizestes.
V. O meu mandamento é este: Amai-vos como eu vos amei.
* Em verdade.
Oração
Ó Deus, alegrando-nos cada ano com a celebração da Quaresma, possamos participar com
fervor dos sacramentos pascais e colher com alegria todos os seus frutos. Por nosso Senhor
Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.

Nenhum comentário: