Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


SEXTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2013

LANÇAMENTO PAROQUIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE E INICIO DA QUARESMA

Na tarde de ontem, dia 13 de fevereiro, às 16h, foi aberta oficialmente em São José de Ribamar, a Campanha da Fraternidade 2013.
A comunidade de Santa Maria recebeu em sua igreja, fieis de várias comunidades da paróquia, católicos de todas as idades foram participar. Quem esteve presente pode ouvir  o padre. Maximo falar dentre outros assuntos, da importância das mídias sociais como ferramentas de evangelização e como o jovem pode colaborar com sua interatividade e conhecimento sobre isso. Posteriormente, a comunidade contou com uma explicação do diácono Pedro sobre a quarta -feira de cinzas e qual o tempo litúrgico que ela inicia, a quaresma foi a principal abordagem do diácono, que explicou a importância desse período para igreja e para os fieis. A tarde ainda contou com momentos de louvor, animados pela comunidade local e pela assembléia que estava bastante empolgada.



Complementaram ainda mais a tarde, a catequista Flor de Liz e o coordenador do grupo MEJ(Matriz), Jorge Junior, que falaram sobre "Fraternidade e Juventude", tema da CF deste ano, que traz como lema, "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8). Ambos falaram sobre o assunto, partindo de suas experiências e aprendizados, sempre destacando a importância do jovem no contexto da igreja hoje, e como sua mobilização e engajamento são essenciais para que o evangelho seja disseminado entre as gerações  presentes e futuras, ressaltando o poder dessa atitude na construção de uma sociedade mais fraterna.


O pe. Gutembergue e o grupo de musica da comunidade ensaiaram o hino da campanha, entusiasmados, jovens e demais presentes ensaiaram o hino, para mais tarde cantarem na procissão  em direção a igreja  matriz, onde foi celebrada a missa de quarta-feira de Cinzas e paralelamente o encerramento da abertura da CF. Os jovens do grupo MEJ(Matriz) encenaram um pouco da realidade vivida pela juventude hoje, adolescentes que tem a vida cheia de cicatrizes, marcas da violência, dos vícios que o mundo impõe e de outros contextos que tornam os jovens reféns do medo de enfrentar a verdade, sem amortecedores e entorpecentes.




Vale relembrar que a tarde foi muito agradável, e nem mesmo a chuva que ameaçou cair durante a caminhada conseguiu afastar os fieis, todos caminharam louvando e orando, com paradas especificas durante o percurso, quem acompanhou pode apreciar explicações sobre  os símbolos da Jornada Mundial da Juventude e outros textos motivadores para toda sociedade, especialmente para juventude. A procissão foi recepcionada á frente da igreja pelos jovens da comunidade São Benedito, em conjunto apresentaram uma coreografia que mostrou a maldade, como manipuladora, os jovens como vítimas ludibriadas pelo mal e Maria como intercessora e mãe, esta que se mostrou escudo protetor de seus filhos.



Celebrada pelos padres Claudio Roberto e Gutembergue Feitosa, acompanhada também pelo diácono Pedro, a igreja foi preenchida por representantes de várias comunidades e grupos. A comunidade do Caúra, Santa Maria, São Benedito, Matriz, Nossa Senhora das Graças e os grupos MEJ(Matriz), o JUSB do São Benedito, a Catequese, a Legião de Maria e o Movimento Juventude Marial Vicentino marcaram presença na celebração e na abertura da Campanha da Fraternidade 2013. Após o encerramento  da celebração, muitos se aproximaram dos ícones da jornada, a cruz e o ícone de Maria, empolgados queriam todos queriam uma foto para registrar o dia. 

Confira mais registros desse dia especial:























Nenhum comentário: