Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


OS SINAIS DA CRUZ FEITOS DURANTE A SANTA MISSA SEGUNDO A SUMA TEOLÓGICA – LITURGIA DIÁRIA , 22 DE FEVEREIRO DE 2013

OS SINAIS DA CRUZ FEITOS DURANTE A SANTA MISSA SEGUNDO A SUMA TEOLÓGICA

SANTO TOMÁS DE AQUINO
(SUMA TEOLÓGICA, III. Q. LXXXIII, AD III)
“O SACERDOTE NA CELEBRAÇÃO DA MISSA FAZ OS SINAIS DA CRUZ PARA EVOCAR A PAIXÃO DE CRISTO, QUE SE CONSUMOU NA CRUZ . A PAIXÃO DE CRISTO REALIZOU-SE COMO EM ETAPAS”
I – A ENTREGA DE CRISTO FEITA POR DEUS, POR JUDAS E PELOS JUDEUS. ELA É SIMBOLIZADA PELOS TRÊS SINAIS DA CRUZ, AO DIZER O SACERDOTE AS PALAVRAS: “HAEC DONA, HAEC MUNERA, HAEC SANCTA SACRIFICIA ILLIBATA” (“ESTES DONS, ESTAS DÁDIVAS, ESTE SANTO SACRIFÍCIO IMACULADO”)
II – A VENDA DE CRISTO. COM EFEITO, CRISTO FOI VENDIDO AOS SACERDOTES, ESCRIBAS E FARISEUS. PARA SIMBOLIZÁ-LA, O CELEBRANTE FAZ DE NOVO TRÊS SINAIS DA CRUZ, DIZENDO: “BENEDICTAM, ADSCRIPTAM, RATAM” (“ABENÇOADA, CONFIRMADA, RATIFICADA”). OU PARA EXPRESSAR O PREÇO DA VENDA, A SABER TRINTA DENÁRIOS. E SE ACRESCENTAM DOIS SINAIS DA CRUZ, AO SE PRONUNCIAR AS PALAVRAS: “UT NOBIS CORPUS ET SANGUIS” (“A FIM DE SE TORNAR PARA NÓS O CORPO E O SANGUE”), PARA SIGNIFICAR A PESSOA DE JUDAS QUE VENDEU E A DE CRISTO QUE FOI VENDIDO
III – A PREFIGURAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO FEITA NA CEIA. PARA DESIGNÁ-LA, FAZEM-SE UMA TERCEIRA VEZ DOIS SINAIS DA CRUZ, UM NA CONSAGRAÇÃO DO CORPO E O OUTRO NA DO SANGUE, QUANDO EM AMBOS OS CASOS SE DIZ A PALAVRA “BENEDIXIT” (“ABENÇOOU”). IV – A PRÓPRIA PAIXÃO DE CRISTO. POR ISSO, PARA SIMBOLIZAR AS CINCO CHAGAS, TRAÇAM-SE UMA QUARTA VEZ CINCO CRUZES, AO SE PROFERIREM AS PALAVRAS: “HOSTIAM PURAM, HOSTIAM SANCTAM, HOSTIAM IMMACULATAM, PANEM SANCTUM VITAE AETERNAE, ET CALICEM SALUTIS PERPETUAE” (“HÓSTIA PURA, HÓSTIA SANTA, HÓSTIA IMACULADA, O PÃO SANTO DA VIDA ETERNA E O CÁLICE DA SALVAÇÃO PERPÉTUA”)
V – OS SUPLÍCIOS DO CORPO E O DERRAMAMENTO DO SANGUE, E O FRUTO DA PAIXÃO SÃO SIMBOLIZADOS POR MEIO DAS TRÊS CRUZES TRAÇADAS COM AS PALAVRAS: “CORPUS ET SANGUINEM SUMPSERIMUS, OMNI BENEDICTIONE” (“A FIM DE QUE RECEBENDO O CORPO E SANGUE SEJAMOS REPLETOS DE TODA BÊNÇÃO”)
VI – A TRÍPLICE ORAÇÃO QUE CRISTO FEZ NA CRUZ, UMA PELOS PECADORES, QUANDO DISSE: “PAI, PERDOAI-LHES”, A SEGUNDA PARA LIVRAR-SE DA MORTE, QUANDO DISSE: “MEU DEUS, MEU DEUS, POR QUE ME ABANDONASTE?” E A TERCEIRA SE REFERE À OBTENÇÃO DA GLÓRIA, QUANDO DISSE: “PAI, EM TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO”. PARA SIGNIFICAR ISSO, FAZEM-SE TRÊS CRUZES COM AS PALAVRAS: “SANCTIFICAS, VIVIFICAS, BENEDICIS” (“PELA QUAL SANTIFICAIS, VIVIFICAIS, ABENÇOAIS”)
VII – AS TRÊS HORAS EM QUE CRISTO ESTEVE PREGADO NA CRUZ, ISTO É, DA HORA SEXTA À NONA. PARA SIMBOLIZAR ISTO, TRAÇAM-SE TRÊS CRUZES COM AS PALAVRAS: “PER IPSUM, ET CUM IPSO ET IN IPSO” (“POR ELE, E COM ELE E N’ELE”)
VIII – A SEPARAÇÃO DA ALMA E DO CORPO É REPRESENTADA POR DUAS CRUZES FEITAS EM SEGUIDA FORA DO CÁLICE
IX – A RESSURREIÇÃO REALIZADA NO TERCEIRO DIA. É SIMBOLIZADA POR TRÊS CRUZES TRAÇADAS COM AS PALAVRAS: “PAX DOMINI SIT SEMPER VOBISCUM” (“A PAZ DO SENHOR ESTEJA SEMPRE CONVOSCO”)
“EM POUCAS PALAVRAS, PODE-SE DIZER QUE A CONSAGRAÇÃO DESTE SACRAMENTO E A ACEITAÇÃO DO SACRIFÍCIO E DE SEUS FRUTOS PROCEDEM DA FORÇA DA CRUZ DE CRISTO. POR ISSO, TODAS AS VEZES QUE SE FAZ MENÇÃO DE UMA DESTAS COISAS, O SACERDOTE TRAÇA UMA CRUZ” . O MISTÉRIO DE CRISTO E SUA MORTE CRUENTA NA CRUZ NOS PENETRA NO CORPO E NA ALMA PELA CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA CONFORME FOI QUERIDO POR NOSSO SENHOR E PROPAGADO PELOS APÓSTOLOS, MÁRTIRES E CONFESSORES. EM NOME DA FÉ NO CRISTO QUE SE ENTREGA PELAS MÃOS DO SACERDOTES ROMPE COM O TEMPO E O ESPAÇO E SE FAZ PRESENTE NO MUNDO INTEIRO. SOMENTE QUEM ENTENDE AS ESCRITURAS E LHE DÁ VIDA É CAPAZ DE RECEBER O ENSINAMENTO DA SUMA TEOLÓGICA. O CATÓLICO TÍBIO JAMAIS SE DEIXARÁ PENETRAR PELO MISTERIO DA TRANSUBSTANCIAÇÃO, NUNCA ENTENDERÁ O TEOR SOLENE DAS CRUZES TRAÇADAS SEGUNDO O RITUAL DA MISSA, POIS É DA CRUZ E NÃO DA EUFORIA QUE JESUS CRISTO REDIMIU TODA A HUMANIDADE PARA QUE A SALVAÇÃO DERRADEIRA SE CONSUMASSE PELOS MÉRITOS INFINITOS DA SANTA MISSA
 http://www.nossasenhorademedjugorje.com/

Nenhum comentário: