Ille Salutaris spiritus
Encíclica de Leão XIII sobre a devoção ao Rosário ea invocação "Rainha do Santo Rosário" - 25 dezembro de 1883
1. Sucesso da encíclica anterior [i]
Embora este espírito de oração , presentes para o casal que penhor da misericórdia divina, Deus prometeu um dia derramar sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém , nunca diminui na Igreja Católica, no entanto, então você deve pensar que este ser o espírito mais ativo para mover os corações quando os homens sentem que um momento muito importante inicia ou se aproxima da Igreja ou da sociedade civil. Com fé em Deus aflição e piedade são exaltados, porque os homens entendem que, quanto menor elas aparecem proteção mais humano quer se sentir a necessidade de patrocínio celeste.
Recentemente ainda, temos tocado esta verdade quando, abalado pelas aflições incessantes da Igreja e as dificuldades comuns dos tempos, chamando por nossa Encíclicas à piedade, decretou que através da devoção do rosário e implorar ser venerado em todo o mês de outubro para a Virgem Santíssima.
Sabíamos que, com tanto zelo e entusiasmo é obedecido como requerido Nosso chamado à santidade e seriedade da causa que nos levou a isso. Bem, temos orado para a causa católica, e bem-estar público, não só na Itália, mas em todo o nosso mundo. Com a autoridade dos bispos e do exemplo e do trabalho do clero, que liderou o movimento, teve a honra de porfía grande Mãe de Deus, e maravilhosamente Nós alborozaron as múltiplas formas em que se manifestou piedade: os templos foram adornados com maior magnificência, as funções são comemorados com pompa solene, palestras, a mesa do Senhor para as orações diárias do Rosário corria por toda parte grande número de pessoas, e queremos silenciar a alegre notícia com o incentivo recebido de alguns lugares que assolam a tempestade de tempo mais violenta, pois há manifestábase tanto fervor piedoso que os indivíduos preferiram corrigir assim que as circunstâncias o permitiram, a falta de sacerdotes, tornando-os o serviço religioso para permitir que em seus templos as orações prescritas ser omitido.
2. A perseverança na oração.
Assim, enquanto na esperança na bondade e misericórdia consolou Nosso espírito desses males, entendemos que devemos incutir nos corações de todo o bem tão constantemente e declarar abertamente as Escrituras, a saber, que, como em todas as virtudes, que consiste em este Deus implorar, importa muito para a vida e prática assídua. Favores são alcançados e a ira de Deus orando, Deus quer conceder seus favores, não só fruto da sua bondade, mas também da nossa perseverança em pedir.
Essa perseverança é necessária hoje mais do que antes, porque tantos riscos graves, como mencionado, estão à nossa volta, o que não pode ser superado sem a ajuda de Deus hoje. Muitos homens odeiam tudo o que é chamado de adoração a Deus e divina, a Igreja é travada não só por meios privados, mas também muitas vezes por instituições e leis para se opor a sabedoria cristã das idéias novas temíveis tais para que a saúde pública e cada um tem de se defender contra inimigos jurados de experimentar tudo conspirou com forças extremas.
Nós acreditamos que a luta mentalmente abrangendo muitas batalhas, temos que consertar a maior atenção em nosso Senhor Jesus Cristo, que, a fim de levar a imitação ao entrar em agonia, orou com mais fervor .
3. Disposições sobre o Rosário e da invocação "Rainha do Rosário"
Das várias maneiras de rezar e fórmulas saudáveis e piedosos utilizadas na Igreja Católica, é recomendado por muitas razões é chamado o Rosário. Entre as razões, como se diz em Encíclicas nossas letras, o que muito enfatiza o Rosário foi instituída especialmente para implorar a protecção da Mãe de Deus contra os inimigos do catolicismo, neste respeito todo mundo sabe que, para evitar as calamidades que atingiram a Igreja era esta oração, muitas vezes de grande benefício. Pois não só a particular devoção em público, mas as circunstâncias deve rezar desta forma novamente ocupa o lugar de honra que alcançou muito, quando todas as famílias cristãs não perder um dia sem rezar o Rosário.
Por estas razões, pedimos a todos e pedimos que você insistir piedoso e assíduos na prática do Rosário diariamente, também declarar que queremos no templo principal de toda a diocese rezar o terço todos os dias e templos de todas as Cúrias férias. Para introduzir e promover este exercício piedoso podem ser úteis famílias religiosas das Ordens e, especialmente, claro seu próprio direito, da Ordem Dominicana.
Temos a certeza de que ninguém vai perder de qualquer forma como dever fecundo e nobre.
Nós, no entanto, em homenagem ao grande Mãe de Deus, Maria, para perpétua memória das orações que implorou por toda parte durante o mês de outubro, promovido pelo Coração de Maria para o perene testemunho de imensa confiança que depositamos no Nossa Mãe Amorosa, para alcançar melhor a cada dia a sua ajuda auspicioso, e nós decreto que na Ladainha de Loreto, após a invocação, "Rainha concebida sem pecado original", acrescentando elogios: "Rainha do Santo Rosário, rogai por nós ".
Por isso, estas Cartas Nossos são garantidos, como eles são válidos, portanto, vale para sempre, irritada e sem efeito, no entanto decreto, que é o que alguns vão tentar alguma coisa contra esse decreto, não se opor qualquer coisa em contrário.
Dado em Roma, junto de São Pedro sob o anel do Pescador, a 25 de dezembro de 1883. Leão XIII.
Nenhum comentário:
Postar um comentário