Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Espiritualidade

Padre orienta como viver bem a Quaresma e a Páscoa


O chanceler da Arquidiocese de Niterói (RJ), padre Demétrio Gomes, explica o sentido da Quaresma e orienta como vivê-la bem
Luciane Marins
Da redação
demetrio_ok
Padre Demétrio Gomes, chanceler da Arquidiocese de Niterói (RJ)
A Quaresma, tempo litúrgico que antecede a Páscoa, é um período propício para a reflexão e conversão dos fiéis. Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, padre Demétrio Gomes, chanceler da Arquidiocese de Niterói (RJ), fala sobre o sentido deste tempo e orienta os fiéis sobre como vivê-lo bem.
O Padre explica que a Quaresma está apoiada sobre três alicerces da vida espiritual cristã: oração, penitência e caridade.
1- A oração, diálogo constante com Deus, alimenta nossa alma e nos dá força para superarmos o que a nossa limitação humana não alcança.
2- A penitência é a cruz voluntária que nós abraçamos por amor a Deus para nos tornar participantes com Ele, de alguma forma, de Sua morte, para na Páscoa ressuscitar.
3 – Caridade é a consequência desses dois primeiros atos. A pessoa que está enxertada em Deus automaticamente transborda do amor de Cristo. Não há autêntica vida cristã que não se manifesta por meio da prática da caridade fraterna.
Via-Sacra
De acordo com padre Demétrio, a Via-Sacra é uma obra devocional e não uma ação litúrgica, há, portanto, uma variedade de modos pelos quais os fiéis podem vivenciá-la. “É comum em todas as sextas da Quaresma os cristãos se reunirem para celebrar as estações”.
Campanha da Fraternidade
O sacerdote explica que a Campanha da Fraternidade é uma forma de concretizar a caridade fraterna. “Os bispos definem o tema que diz respeito a algo atual, uma problemática atual da sociedade, para que os cristãos, que são fermento na massa, façam de modo ‘corporativo’, alguma obra de caridade”.
Tríduo Pascal
Para o padre, a primeira medida concreta para viver bem a Páscoa é deixar de encarar a Semana Santa como feriado.
“É importante que as famílias cristãs se programem, desde já, de modo a organizar a sua agenda para saber onde participarão de cada celebração da Semana Santa. Organizar onde vão assistir à Missa, aos atos da Paixão; pensar numa programação em família para viver esse tempo principal da nossa fé”.

Nenhum comentário: