Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

domingo, 27 de abril de 2014

PAPAS JOÃO PAULO II E JOÃO XXIII SÃO CANONIZADOS PELO VATICANO

No segundo domingo do Tempo Pascal, dia dedicado à Festa da Divina Misericórdia, a Igreja Católica festeja a canonização de dois novos santos; milhares de pessoas participam da cerimônia na Praça de São Pedro presidida pelo Papa Francisco

-----------------------------
Ricardo Alvarenga
Enviado especial
-----------------------------
Roma - Milhares de pessoas participam hoje no Vaticano da cerimônia de canonização dos papas João Paulo II e João XXIII, ás 10h, em Roma (5h da manhã no Brasil) presidida pelo papa Francisco e concelebrada por um grande número de cardeais, bispos e padres. É quase certa a presença do papa emérito Bento XVI Na celebração.. É esperada, também a participação de chefes de estado e autoridades dos países de origem dos novos santos, Itália e Polônia.
           Hoje é o segundo domingo do Tempo Pascal, dia dedicado á Festa da Divina Misericórdia, instituída por João Paulo II. A Praça de São Pedro deve ficar pequena para a grande quantidade de fiéis de todas as partes do mundo.
           Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Frederico Lombardi, a praça comporta somente 250 mil pessoas, mas é esperada uma quantidade superior a beatificação de João Paulo II, que reuniu 1,5 milhão de fiéis na praça e arredores, segundo a polícia romana. O Vaticano garantiu que a cerimônia de hoje será sóbria e sem extravagâncias, sendo bem mais simples do que a beatificação de Karol Wojtyla,ocorrida em 2011, que custou cerca de US$ 1,65 milhão e durou três dias.
          Para garantir que todos os peregrinos participassem de atividades relacionadas às canonizações, durante toda a semana foram realizados, diversos encontros, celebrações, missas e vigílias. De 22 a 26 (ontem), às 18h, na Basílica São João de Latrão, onde João XXIII iniciou sua vida religiosa como seminarista do Pontifício Seminário Romano e depois foi sua catedral como bispo de Roma. Neste mesmo dia, aconteceu a Noite Branca de oração. Todas as igrejas do centro de Roma ficaram abertas para que os peregrinos pudessem rezar e se confessar. Foi montado um esquema especial, separando as igrejas por idioma para que os cristãos pudessem participar  melhor da vigília. Os peregrinos de língua portuguesa encontraram-se na Igreja Santa Anastásia na Praça de Santa Anastásia, na noite de ontem (26). No roteiro da vigília, leituras de passagens bíblicas e textos extraídos das escrituras dos dois papas conduziram momentos de meditações e orações, durante toda a noite.

Preparação - Um grande esquema de segurança e mobilidade foi montado para esse período. A acolhida foi organizada pela Obra Romana de Peregrinações, que instalou 19 telões pelas cidades de Roma e Milão, para que os fiéis pudessem acompanhar a missa das canonizações. Foram posicionados telões em ruas próximas á Praça São Pedro, no Aeroporto Leonardo da Vinci, Piazza del Duomo, Piazza Navona, Piazza Farnese. Os telões ficarão instalados até amanã, sendo usados para a transmissão de filmes e notícias sobre os papas santos, em seis línguas, além de informações de utilidade pública.
                 Um plano de segurança e transporte foi organizado pela Prefeitura de Roma, com limpeza e a manutenção excepcional da cidade e a transformação dos foros imperiais em áreas para pedestres, devido ao grande fluxo de peregrinos. Outro ponto importante é que, entre os dias 26 e 28, as atividades do metrõ serão ininterruptas, com a colocação de ônibus extra, além de 14 postos médicos nos locais de aglomeração. Foram removidos ainda obstáculos em torno da Praça São Pedro.

INOVAÇÃO - Foi desenvolvido um aplicativo especial, Santo Subito, em quatro idiomas, com notícias, mapas de percursos e o livreto litúrgico, que pode ser baixado gratuitamente, e o site 2papisanti.org. Nele, há a história da vida dos papas, além de notícias e informações sobre as atividades desse período em Roma. O site está disponível em cinco idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano e polonês. O projeto digital foi criados por um grupo de estudantes de Ciências da Comunicação da Universidade Católica LUMSA de Roma. Além do site, os alunos lançaram uma página no Facebook (2popesaitns), uma conta no Twiter e no Instagram (@2popesaints e 2popesaints, respectivamente) e também um canal de vídeo no Youtube.
Outra inovação é a parceria celebrada entre o Centro Televisivo Vaticano (CTV), SKY, Sony e Nexco Digital, possibilitando a transmissão da cerimônia em alta definição. A cerimônia de canonização dos papas também poderá ser assistida, gratuitamente, em 500 cinemas de todo o mundo. No Brasil, seis cinemas aderiram à iniciativa de transmitir a cerimônia.

(trecho retirado do Jornal O Estado do Maranhão - Caderno O Mundo do dia 27 de abril de 2014)

Nenhum comentário: