Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quarta-feira, 6 de março de 2013


Quarta Feira III Semana Da Quaresma

untitled_6
Laudes
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente às Laudes.
Hino
Ó Cristo, sol de justiça,
brilhai nas trevas da mente.
Com força e luz, reparai
a criação novamente.
Dai-nos, no tempo aceitável,
um coração penitente,
que se converta e acolha
o vosso amor paciente.
A penitência transforme
tudo o que em nós há de mal.
É bem maior que o pecado
o vosso dom sem igual.
Um dia vem, vosso dia,
e tudo então refloresce.
Nós, renascidos na graça,
exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente,
com toda a terra adoramos,
e no perdão renovados
um canto novo cantamos.
Salmodia
Ant. 1 Alegrai vosso servo, Senhor,
pois a vós eu elevo a minh’alma.
Salmo 85(86)
Oração do pobre nas dificuldades
Bendito seja o Deus que nos consola em todas as nossas aflições (2Cor 1,3.4).
–1 Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, *
escutai, pois sou pobre e infeliz!
=2 Protegei-me, que sou vosso amigo, †
e salvai vosso servo, meu Deus, *
que espera e confia em vós!
–3 Piedade de mim, ó Senhor, *
porque clamo por vós todo o dia!
–4 Animai e alegrai vosso servo, *
pois a vós eu elevo a minh’alma.
–5 Ó Senhor, vós sois bom e clemente, *
sois perdão para quem vos invoca.
–6 Escutai, ó Senhor, minha prece, *
o lamento da minha oração!
–7 No meu dia de angústia eu vos chamo, *
porque sei que me haveis de escutar.
–8 Não existe entre os deuses nenhum *
que convosco se possa igualar;
– não existe outra obra no mundo *
comparável às vossas, Senhor!
–9 As nações que criastes virão *
adorar e louvar vosso nome.
–10 Sois tão grande e fazeis maravilhas: *
vós somente sois Deus e Senhor!
–11 Ensinai-me os vossos caminhos, *
e na vossa verdade andarei;
– meu coração orientai para vós: *
que respeite, Senhor, vosso nome!
–12 Dou-vos graças com toda a minh’alma, *
sem cessar louvarei vosso nome!
–13 Vosso amor para mim foi imenso: *
retirai-me do abismo da morte!
=14 Contra mim se levantam soberbos, †
e malvados me querem matar; *
não vos levam em conta, Senhor!
–15 Vós, porém, sois clemente e fiel, *
sois amor, paciência e perdão.
=16 Tende pena e olhai para mim! †
Confirmai com vigor vosso servo, *
de vossa serva o filho salvai.
–17 Concedei-me um sinal que me prove *
a verdade do vosso amor.
– O inimigo humilhado verá *
que me destes ajuda e consolo.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Alegrai vosso servo, Senhor,
pois a vós eu elevo a minh’alma.
Ant. 2 Feliz de quem caminha na justiça,
diz a verdade e não engana o semelhante!
Cântico Is 33,13-16
Deus julgará com justiça
A promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe (At 2,39).
–13 Vós que estais longe, escutai o que eu fiz! *
Vós que estais perto, conhecei o meu poder!
–14 Os pecadores em Sião se apavoraram, *
e abateu-se sobre os ímpios o terror:
– ‘Quem ficará junto do fogo que devora? *
Ou quem de vós suportará a eterna chama?’
–15 É aquele que caminha na justiça, *
diz a verdade e não engana o semelhante;
– o que despreza um benefício extorquido *
e recusa um presente que suborna;
– o que fecha o seu ouvido à voz do crime *
e cera os olhos para o mal não contemplar.
–16 Esse homem morará sobre as alturas, *
e seu refúgio há de ser a rocha firme.
– O seu pão não haverá de lhe faltar, *
e a água lhe será assegurada.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Feliz de quem caminha na justiça,
diz a verdade e não engana o semelhante!
Ant. 3 Aclamai ao Senhor e nosso Rei!
Salmo 97(98)
Deus, vencedor como juiz
Este salmo significa a primeira vinda do Senhor e a fé de todos os povos (Sto. Atanásio).
–1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *
porque ele fez prodígios!
– Sua mão e o seu braço forte e santo *
alcançaram-lhe a vitória.
–2 O Senhor fez conhecer a salvação,*
e às nações, sua justiça;
–3 recordou o seu amor sempre fiel *
pela casa de Israel.
– Os confins do universo contemplaram *
a salvação do nosso Deus.
–4 Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, *
alegrai-vos e exultai!
–5 Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa *
e da cítara suave!
–6 Aclamai, com os clarins e as trombetas, *
ao Senhor, o nosso Rei!
–7 Aplauda o mar com todo ser que nele vive, *
o mundo inteiro e toda gente!
–8 As montanhas e os rios batam palmas *
e exultem de alegria,
–9 na presença do Senhor, pois ele vem, *
vem julgar a terra inteira.
– Julgará o universo com justiça *
e as nações com eqüidade.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Aclamai ao Senhor e nosso Rei!
Leitura breve Dt 7,6b.8-9
O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra, para seres o seu povo preferido,
porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o
Senhor vos fez sair com mão poderosa, e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do
Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que
guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam e observam seus
mandamentos.
Responsório breve
R. Deus nos amou por primeiro,
* Ele fez Aliança conosco. R. Deus nos amou.
V. Sem medida é a sua ternura. * Ele fez.
Glória ao Pai. R. Deus nos amou.
CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79
Ant. Eu não vim para abolir a Lei e os Profetas,
mas cumpri-los plenamente.
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
–69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.
=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;
–78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
= e na sombra da morte estão sentados
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Eu não vim para abolir a Lei e os Profetas,
mas cumpri-los plenamente.
Preces
Bendigamos o Autor da nossa salvação, que quis renovar o ser humano em si mesmo, para que
as coisas antigas passassem e tudo se fizesse novo. Apoiados nesta esperança viva, roguemos:
R. Senhor, renovai-nos com o vosso Espírito!
Senhor, que nos prometestes um novo céu e uma nova terra, renovai-nos sem cessar por vosso
Espírito Santo,
– para que gozemos eternamente da vossa presença na nova Jerusalém. R.
Concedei-nos colaborar convosco para infundir no mundo o vosso Espírito,
– e atrair mais eficazmente para a cidade terena a justiça, a caridade e a paz. R.
Ensinai-nos a corrigir nossa fraqueza e negligência,
– e a procurar de todo o coração os bens eternos. R.
Livrai-nos, Senhor, de todo o mal,
– e preservai-nos do fascínio da vaidade, que obscurece a mente e oculta os verdadeiros valores. R.
(intenções livres)
Pai nosso.
Oração
Ó Deus de bondade, concedei que, formados pela observância da Quaresma e nutridos por
vossa palavra, saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Média
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
O número sagrado,
três vezes três das horas,
abrindo um novo espaço,
nos chama à prece, agora.
Ao nome de Jesus,
perdão seu povo implora.
O Cristo ouviu a prece
sincera do ladrão.
A graça foi-lhe dada,
por sua confissão.
Jesus ouvindo a súplica,
também nos dê perdão.
Agora morre a morte,
vencida pela cruz;
após as trevas densas,
serena, volta a luz;
o horror do mal se quebra,
nas mentes Deus reluz.
A Cristo nós rogamos
e ao Pai, eterno Bem,
com seu Divino Espírito,
amor que os sustém,
proteja sua Igreja
agora e sempre. Amém.
Salmodia
– salmodia complementar –
Ant. Sejamos firmes na provação:
Sua justiça é nossa força.
Salmo 118(119),105-112
XIV (Nun)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz (Ef 5,8).
–105 Vossa palavra é uma luz para os meus passos, *
é uma lâmpada luzente em meu caminho.
–106 Eu fiz um juramento e vou cumpri-lo: *
‘Hei de guardar os vossos justos julgamentos!’
–107 Ó Senhor, estou cansado de sofrer; *
vossa palavra me devolva a minha vida!
–108 Que vos agrade a oferenda dos meus lábios; *
ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!
–109 Constantemente está em perigo a minha vida, *
mas não esqueço, ó Senhor, a vossa lei.
–110 Os pecadores contra mim armaram laços; *
eu porém não reneguei vossos preceitos.
–111 Vossa palavra é minha herança para sempre, *
porque ela é que me alegra o coração!
–112 Acostumei meu coração a obedecer-vos, *
a obedecer-vos para sempre, até o fim!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Salmo 69(70)
Deus, vinde logo em meu auxílio!
Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo! (Mt 8,25).
–2 Vinde, ó Deus, em meu auxílio, sem demora, *
apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!
–3 Que sejam confundidos e humilhados *
os que procuram acabar com minha vida!
– Que voltem para trás envergonhados *
os que se alegram com os males que eu padeço!
–4 Que se retirem, humilhados, para longe, *
todos aqueles que me dizem: ‘É bem feito!’
–5 Mas se alegrem e em vós se rejubilem*
todos aqueles que procuram encontrar-vos;
– e repitam todo dia: ‘Deus é grande!’ *
os que buscam vosso auxílio e salvação.
–6 Quanto a mim, eu sou um pobre e infeliz; *
socorrei-me sem demora, ó meu Deus!
– Sois meu Deus libertador e meu auxílio: *
não tardeis em socorrer-me, ó Senhor!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Salmo 74(75)
O Senhor, Juiz supremo
Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes (Lc 1,52).
=2 Nós vos louvamos, dando graças, ó Senhor, †
dando graças, invocamos vosso nome *
e publicamos os prodígios que fizestes!
–3 ‘No momento que eu tiver determinado, *
vou julgar segundo as normas da justiça;
–4 mesmo que a terra habitada desmorone, *
fui eu mesmo que firmei suas colunas!’
–5 ‘Ó orgulhosos, não sejais tão arrogantes! *
não levanteis vossa cabeça, ó insolentes!
–6 Não levanteis a vossa fronte contra os céus, *
não faleis esses insultos contra Deus!’
–7 Porque não vem do oriente o julgamento, *
nem do ocidente, do deserto ou das montanhas;
–8 mas é Deus quem vai fazer o julgamento: *
o Senhor exalta a um, e humilha a outro.
–9 Em sua mão o Senhor Deus tem uma taça *
com um vinho de mistura inebriante;
– Deus lhes impõe que até o fim eles o bebam; *
todos os ímpios sobre a terra hão de sorvê-lo.
–10 Eu, porém, exultarei eternamente, *
cantarei salmos ao Senhor Deus de Jacó.
–11 ‘A força dos iníquos quebrarei, *
mas a fronte do homem justo exaltarei!’
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Sejamos firmes na provação:
Sua justiça é nossa força.
Leitura breve Dn 4,24b
Expia teus pecados e injustiça com esmolas e obras de misericórdia em favor dos pobres; assim
terás longa prosperidade.
V. Meu sacrifício é minha alma penitente.
R. Não desprezeis um coração arrependido!
Oração
Ó Deus de bondade, concedei que, formados pela observância da Quaresma e nutridos por
vossa palavra, saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.
Ofício das Leituras
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.
Hino
Agora é tempo favorável,
divino dom da Providência,
para curar o mundo enfermo
com um remédio, a penitência.
Da salvação refulge o dia,
na luz de Cristo a fulgurar.
O coração, que o mal feriu,
a abstinência vem curar.
Em corpo e alma, a abstinência,
Deus, ajudai-nos a guardar.
Por tal passagem, poderemos
à páscoa eterna, enfim, chegar.
Todo o Universo vos adore,
Tridade Santa, Sumo Bem.
Novos por graça entoaremos
um canto novo a vós. Amém.
Salmodia
Ant. 1 O amor e a verdade vão andando à vossa frente.
Salmo 88(89),2-38
As misericórdias do Senhor
com a descendência de Davi
Conforme prometera, da descendência de Davi, Deus fez surgir um Salvador, que é Jesus (At
13,22.23).
I
–2 Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, *
de geração em geração eu cantarei vossa verdade!
–3 Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” *
E a vossa lealdade é tão firme como os céus.
–4 “Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, *
e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor:
–5 Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, *
de geração em geração garantirei o teu reinado!”
–6 Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, *
e o vosso amor fiel, a assembléia dos eleitos,
–7 pois, quem pode, lá nas nuvens, ao Senhor se comparar*
e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante?
–8 Ele é o Deus temível no conselho dos seus santos,*
ele é grande, ele é terrível para quantos o rodeiam.
–9 Senhor Deus do universo, quem será igual a vós? *
Ó Senhor, sois poderoso, irradiais fidelidade!
–10 Dominais sobre o orgulho do oceano furioso, *
quando as ondas se levantam, dominando as acalmais.
–11 Vós feristes a Raab e o deixastes como morto, *
vosso braço poderoso dispersou os inimigos.
–12 É a vós que os céus pertencem, e a terra é também vossa!*
Vós fundastes o universo e tudo aquilo que contém.
–13 Vós criastes no princípio tanto o norte como o sul; *
o Tabor e o Hermon em vosso nome rejubilam.
–14 Vosso braço glorioso se revela com poder! *
Poderosa é vossa mão, é sublime a vossa destra!
–15 Vosso trono se baseia na justiça e no direito, *
vão andando à vossa frente o amor e a verdade.
–16 Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; *
seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face!
–17 Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, *
e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.
–18 Pois sois vós, ó Senhor Deus, a sua força e sua glória, *
é por vossa proteção que exaltais nossa cabeça.
–19 Do Senhor é o nosso escudo, ele é nossa proteção, *
ele reina sobre nós, é o Santo de Israel!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. O amor e a verdade vão andando à vossa frente.
Ant. 2 O Filho de Deus se fez homem
e nasceu da família de Davi.
II
=20 Outrora vós falastes em visões a vossos santos: †
“Coloquei uma coroa na cabeça de um herói *
e do meio deste povo escolhi o meu Eleito.
–21 Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, *
e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado.
–22 Estará sempre com ele minha mão onipotente, *
e meu braço poderoso há de ser a sua força.
–23 Não será surpreendido pela força do inimigo, *
nem o filho da maldade poderá prejudicá-lo.
–24 Diante dele esmagarei seus inimigos e agressores, *
ferirei e abaterei todos aqueles que o odeiam.
–25 Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, *
sua força e seu poder por meu nome crescerão.
–26 Eu farei que ele estenda sua mão por sobre os mares, *
e a sua mão direita estenderei por sobre os rios.
–27 Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, *
sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’
–28 E por isso farei dele o meu filho primogênito, *
sobre os reis de toda a terra farei dele o Rei altíssimo.
–29 Guardarei eternamente para ele a minha graça *
e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel.
–30 Pelos séculos sem fim conservarei sua descendência, *
e o seu trono, tanto tempo quanto os céus, há de durar”.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. O Filho de Deus se fez homem
e nasceu da família de Davi.
Ant. 3 Eu jurei uma só vez a Davi, meu servidor:
Eis que a tua descendência durará eternamente.
III
–31 “Se seus filhos, porventura, abandonarem minha lei *
e deixarem de andar pelos caminhos da Aliança;
–32 se, pecando, violarem minhas justas prescrições *
e se não obedecerem aos meus santos mandamentos:
–33 eu, então, castigarei os seus crimes com a vara, *
com açoites e flagelos punirei as suas culpas.
–34 Mas não hei de retirar-lhes minha graça e meu favor *
e nem hei de renegar o juramento que lhes fiz.
–35 Eu jamais violarei a Aliança que firmei, *
e jamais hei de mudar o que meus lábios proferiram!
–36 Eu jurei uma só vez por minha própria santidade, *
e portanto, com certeza,a Davi não mentirei!
–37 Eis que a sua descendência durará eternamente *
e seu trono ficará à minha frente como o sol;
–38 como a lua que perdura sempre firme pelos séculos, *
e no alto firmamento é testemunha verdadeira”.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Eu jurei uma só vez a Davi, meu servidor:
Eis que a tua descendência durará eternamente.
V. Convertei-vos e mudai a vossa vida.
R. Renovai-vos de espírito e coração!
Primeira leitura
Do Livro do Êxodo 33,7-11.18-23; 34,5-9.29-35
O Senhor revela a Moisés a sua glória
Naqueles dias, 3,7Moisés levantou a tenda e armou-a longe, fora do acampamento, e deu-lhe o
nome de Tenda da Reunião. Assim, todo aquele que quisesse consultar o Senhor, saía para a
Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento. 8Quando Moisés se dirigia para lá, o povo
se levantava e ficava de pé à entrada da própria tenda, seguindo Moisés com os olhos até ele
entrar. 9Logo que Moisés entrava na Tenda, a coluna de nuvem baixava e ficava parada à
entrada, enquanto o Senhor falava com Moisés. 10Ao ver a coluna de nuvem parada à entrada da
Tenda, todo o povo se levantava e cada um se prostrava à entrada da própria tenda. 11O Senhor
falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo. Depois, Moisés voltava
para o acampamento, mas o seu jovem ajudante, Josué, filho de Nun, não se afastava do interior
da Tenda.
18Moisés disse ao Senhor: “Mostra-me a tua glória”. 19E o Senhor respondeu: “Eu te mostrarei
todo o bem, e proclamarei diante de ti o nome ‘Senhor’; usarei de misericórdia com quem eu
quiser, e serei clemente com aquele de quem me agradar”. 20E acrescentou: “Não poderás ver a
minha face, porque o homem não pode ver-me e viver”. 21E o Senhor disse: “Eis um lugar perto
de mim; tu ficarás sobre o rochedo. 22Quando a minha glória passar, eu te porei numa fenda da
rocha, e te cobrirei com a minha direita, enquanto eu estiver passando. 23Depois, tirarei a minha
mão, e me verás pelas costas; mas a minha face não a poderás ver”.
34,5 O Senhor desceu na nuvem e permaneceu com Moisés, e este invocou o nome do Senhor. 6O
Senhor passou diante de Moisés, proclamando: “O Senhor, o Senhor, Deus misericordioso e
clemente, paciente, rico em bondade e fiel, 7que conserva misericórdia por mil gerações, e
perdoa culpas, rebeldias e pecados, mas não deixa nada impune, pois castiga a culpa dos pais
nos filhos e netos, até à terceira e quarta geração”! 8Imediatamente, Moisés curvou-se até o
chão 9e, prostrado por terra, disse: “Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te,
caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos
pecados e acolhe-nos como propriedade tua”.
29Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança,
não sabia que a pele do seu rosto resplandecia por ter falado como Senhor. 30Aarão e os filhos
de Israel, vendo o rosto de Moisés resplandecente, tiveram medo de se aproximar. 31Então
Moisés os chamou, e tanto Aarão como os chefes da comunidade foram para junto dele. E,
depois que lhes falou, 32todos os filhos de Israel também se aproximaram dele, e Moisés
transmitiu-lhes todas as ordens que tinha recebido do Senhor no monte Sinai.
33Quando Moisés acabou de lhes falar, cobriu o rosto com um véu. 34Todas as vezes que Moisés
se apresentava ao Senhor, para falar com ele, retirava o véu, até a hora de sair; depois saía e
dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado. 35E eles viam a pele do rosto de
Moisés resplandecer; mas ele voltava a cobrir o rosto com o véu, até o momento em que entrava
para falar com o Senhor.
Responsório Cf. 2Cor 3,13.18.15
R. Moisés cobria a face com um véu
para que os filhos de Israel não percebessem
o fim daquele brilho transitório.
* Mas nós todos, refletindo como espelho
a glória do Senhor sem nenhum véu,
em sua imagem nós seremos transformados
numa glória sempre mais resplandecente
pela força do Senhor que é Espírito.
V. E eles continuam até hoje
com um véu a encobrir seus corações. * Mas nós todos.
Segunda leitura
Do Livro A Autólico, de São Teófilo de Antioquia, bispo
(Lib. 1,2.7:PG6,1026-1027.1035)
(Séc.II)
Bem-aventurados os puros de coração,
porque verão a Deus
Se me disserem: “Mostra-me o teu Deus”, dir-te-ei: “Mostra-me o homem que és e eu te
mostrarei o meu Deus”. Mostra, portanto, como vêem os olhos de tua mente e como ouvem os
ouvidos de teu coração.
Os que vêem com os olhos do corpo, percebem o que se passa nesta vida terrena, e observam as
diferenças entre a luz e as trevas, o branco e o preto, o feio e o belo, o disforme e o formoso, o
que tem proporções e o que é sem medida, o que tem partes a mais e o que é incompleto; o
mesmo se pode dizer no que se refere ao sentido do ouvido: sons agudos, graves ou
harmoniosos. Assim também acontece com os ouvidos do coração e com os olhos da alma, no
que diz respeito à visão de Deus.
Na verdade, Deus é visível para aqueles que são capazes de vê-lo, porque mantêm abertos os
olhos da alma. Todos têm olhos, mas alguns os têm obscurecidos e não vêem a luz do sol. E se
os cegos não vêem, não é porque a luz do sol deixou de brilhar; a si mesmos e a seus olhos é
que devem atribuir a falta de visão. É o que ocorre contigo: tens os olhos da alma velados pelos
teus pecados e tuas más ações.
O homem deve ter a alma pura, qual um espelho reluzente. Quando o espelho está embaçado, o
homem não pode ver nele o seu rosto; assim também, quando há pecado no homem, não lhe é
possível ver a Deus.
Mas, se quiseres, podes ficar curado. Confia-te ao médico e ele abrirá os olhos de tua alma e de
teu coração. Quem é este médico? É Deus, que pelo seu Verbo e Sabedoria dá vida e saúde a
todas as coisas. Foi por seu Verbo e Sabedoria que Deus criou o universo: A Palavra do Senhor
criou os céus, e o sopro de seus lábios, as estrelas (Sl 32,6). Sua Sabedoria é infinita. Com a
sua Sabedoria, Deus fundou a terra; com a sua inteligência consolidou os céus; com sua ciência
foram cavados os abismos e as nuvens derramaram o orvalho.
Se compreenderes tudo isto, ó homem, se a tua vida for santa, pura e justa, poderás ver a Deus.
Se deres preferência em teu coração à fé e ao temor de Deus, então compreenderás. Quando te
libertares da condição mortal e te revestires da imortalidade, então serás digno de ver a Deus.
Sim, Deus ressuscitará o teu corpo, tornando-o imortal como a tua alma; e então, feito imortal,
tu verás o que é Imortal, se agora acreditares nele.
Responsório Cf. 2Cor 6,2.4.5.7
R. Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação:
Recomendemo-nos em tudo quais ministros do Senhor:
na muita paciência, na opressão e privação.
* Pelas armas da justiça, no poder do Senhor Deus.
V. Recomendemo-nos em tudo quais ministros do Senhor,
na muita paciência, na opressão e privação.
* Pelas armas.
Oração
Ó Deus de bondade, concedei que, formados pela observância da Quaresma e nutridos por
vossa palavra, saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.

Nenhum comentário: