Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sexta-feira, 8 de março de 2013

O Milagre Eucarístico de Santarém

Igreja do Santíssimo Milagre ou de Sto. Estevão, Santarém (Portugal)

O Milagre Eucarístico de Santarém é, juntamente com o de Lanciano, considerado por muitos como um dos mais importantes, sendo sem dúvida um dos mais conhecidos. A Hóstia se transformou em Carne ensanguentada que espirrava Sangue. A relíquia sofreu numerosos exames e investigações canônicas.
As duas relíquias (Carne e Sangue) estão conservadas até hoje em Santarém, na Igreja de Santo Estevão.
Os Papas Pio IV, São Pio V e Gregório XIV concederam Indulgência Plenária a quem visitasse as preciosas relíquias do Milagre Eucarístico de Santarém, que ainda podem ser vistas na igreja de Santo Estevão, também chamada Igreja do Santíssimo Milagre.
Conforme narra a cópia do documento do ano de 1346, emanado pelo Rei Afonso IV, no dia 16 de fevereiro de 1266, em Santarém, - freguesia de Marvila (Portugal), - uma jovem que sentia muito ciúmes de seu marido procurou uma feiticeira para que a ajudasse. A feiticeira sugeriu que ela fosse à igreja e roubasse uma Hóstia consagrada para fazer um feitiço.
A jovem, então, roubou a Hóstia e escondeu-a num lenço de linho, que imediatamente se manchou de Sangue. Aterrorizada, correu à sua casa para ver o que tinha acontecido e viu, maravilhada, que o Sangue saia da Hóstia. Atordoada, a mulher guardou a Partícula dentro de um móvel do seu quarto, mas à noite, um facho de luz saiu do móvel e tudo ficou iluminado como se fosse dia; o marido vendo isso começou a perguntar à esposa o que estava acontecendo e ela se viu obrigada a contar tudo.
No dia seguinte, o casal informou tudo ao pároco, que foi à casa deles para pegar a Hóstia e levá-la de volta à igreja de Santo Estevão. Organizou-se uma solene procissão, formada por muitos religiosos e leigos, para acompanhar o regresso da Hóstia à igreja. A Hóstia sangrou durante três dias consecutivos e foi colocada num magnífico relicário feito com cera de Abelhas.

No ano de 1340 verificou-se outro Milagre: quando um sacerdote abriu o Tabernáculo, viu que o Copão de cera estava despedaçado, e que um Copão de cristal tinha tomado o seu lugar, sendo que o Sangue estava ali dentro, misturado com a Cera.
Hoje, a Sagrada Hóstia está guardada num Trono Eucarístico do século XVIII sobre o Altar maior. A igreja de Santo Estevão é atualmente conhecida como o Santuário do Santo Milagre.

Relíquia com a Hóstia milagrosa


Ampola que conserva o Preciosíssimo Sangue vertido da Hóstia

Desde que ocorreu o Milagre, todos os anos, no segundo domingo de abril, a relíquia sai em procissão da antiga casa do casal até a Igreja de Santo Estevão, sendo que a casa foi transformada em capela no ano de 1684.

_____
Fonte:
NASINI, Gino. O Milagre e os Milagres Eucarísticos. São Paulo: Loyola / Palavra & Prece, 2011, pp. 30-31.
-

Read more: http://vozdaigreja.blogspot.com/2003/03/o-milagre-eucaristico-de-santarem.html#ixzz2Mx95LXYu

Nenhum comentário: