Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

segunda-feira, 11 de março de 2013


MENSAGEM DO DIA

11/03 Não ensinam como eu ensino - Pe. Zezinho, scj

Não ensinam como eu ensino
Pe. Zezinho scj

Sei que há milhões de católicos que não pensam como eu penso, não oram como eu oro, não leram os livros que eu li, não estudaram com os mestres com quem eu estudei, não receberam as mesmas informações que eu e, portanto, estão vivendo a fé do jeito que aprenderam, confiados nos pregadores que ouviram e cuja pregação os encantou. Usam mais do critério simpatia do que do critério verdade. Eu também já fiz isso antes de ter aprendido a ler os livros dos mais diversos teólogos, a história das igrejas e as palavras dos papas. 

Nem todo santo era bem versado em doutrina católica. Mesmo colocados como exemplo de vida, disseram coisas que a Igreja mais tarde corrigiu. Bons filhos à vezes dizem coisas imprecisas e até erradas sobre os seus pais. Informação e noção errada, mas amor correto... Sei dos santos que te amavam, mas chegaram a dizer que a mulher é inferior ao homem e que crianças que morrem sem o batismo não entram no céu. Mas eram santos. Santo não é quem sabe tudo e acerta em tudo, mas alguém que se perceber seu erro corrige sua fala e suas atitudes. 

Sei que há milhões de católicos que não se expressam do jeito que eu me expresso, não sentem a política do jeito que eu sinto, não vêem a vida do jeito que eu a vejo. Sua noção de pecado é diferente. Culpa, graça, anjos, santos, recompensa, punição, paraíso, tudo para eles é diferente. Depende dos pregadores que ouviram e dos enfoques e das ênfases que lhes foram dadas. 

Uma coisa é ler a Bíblia e livros de testemunho e oração; e outra é seguir um pregador que nos diz que ele sabe o caminho. Muitos dos que te anunciam costumam ciumentamente anunciar-se, puxar os féis para o seu lado, mais do que para Ti. São humanos. Teu filho falou dos que gostam muito de ser ouvidos, procurados e seguidos. (Mt 23,7) Acentuam-se demais. Sabem que o fazem, mas não resistem ao poder do incenso que se eleva até eles. Que eu esteja sempre atento, face a esse risco!

Terei que ouvir estes irmãos que aprenderam diferente por terem ouvido mais aos pregadores sem muito estudo do que aos teólogos com décadas de estudo da tua Palavra. Terei de conviver com eles e respeitar o seu jeito, ainda que deles discordando em muitos aspectos. Se puder dizer, direi; se não quiserem me ouvir, não insistirei; se disserem que estou errado, que sou eu quem se desviou, ouvirei. Mas, de novo Senhor, eles não leram as mesmas coisas que eu li e não estudaram os mesmos documentos que estudei! Se estudaram a mesma Bíblia, os mesmos catecismos, os mesmos livros de teologia, saímos com interpretação diferente. 

Por isso, ensina-me a amá-los. Se eles não conseguirem me amar, desde já estão perdoados; se não me acharem católico como eles, desde já eu os perdôo. Vejo-os como filhos sinceros teus. Se não vêem a mesma coisa em mim, não me compete julgá-los. Tu sabes, tu vês e conheces os corações. Então já sabes o que eu sinto por eles. É afeto de irmão mais velho que sabe coisas que eles não sabem, embora eles digam que sabem coisas que eu não sei; o que também é verdade. 

Louvo-te por eles, mesmo discordando de algumas pregações que deles ouço. Não combinam com o catecismo da nossa Igreja, o que me faz duvidar que o tenham lido. Espero que eles também te louvem por mim, mesmo discordando de algumas coisas que eu digo. Santo não tem que concordar em tudo, tem que amar. Pecadores, mais ainda, porque estão mais em dívida contigo!

www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br

VEJA TAMBÉM

Nenhum comentário: