Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Do site da Voz da Igreja


E o espiritismo continua confundindo a cabeça de alguns católicos...


Um leitor identificado apenas como "Josè" enviou-nos o seguinte comentário ao post "O cristianismo e o espiritismo são compatíveis?":

"oi voz da igrija.

voces afirmam que jesus em sua palavra disse ao bom ladrao na crus "AINDA HOJE estarás comigo no Paraíso". como voces explicam a palavra do proprio jesus quando aparesce a MARIA madalena tres dias depos de sua morte afirmando que aida nao avia subido para o pai ou seja jesus nao foi no dia de sua morte ao paraiso como poderia ter levado o bom ladrao no dia ao ceu"



A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo seja sobre a sua vida, José!

É curiosa a maneira como você conseguiu pinçar, no meio de um longo texto repleto de comprovações lógicas e teológicas, um pequeno detalhe que lhe pareceu não fazer sentido. Vamos esclarecer este pequeno ponto, para que não fique sombra de dúvida a respeito da questão central deste artigo: cristianismo e espiritismo são 100% incompatíveis, e não existe a menor possibilidade de um católico frequentar o espiritismo de boa consciência, a não ser por pura ignorância.

A explicação pra a questão que você trouxe está num fato bastante simples: o tempo, fora do mundo físico em que nós vivemos, simplesmente não existe. Da perspectiva da eternidade, não há mais ontem, hoje e amanhã; só há o eterno agora. Por isso, o texto sagrado adverte: "Amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia" (2Pedro 3,8).

Isso não muda em nada o ponto central da declaração de Jesus: "Ainda hoje estaremos juntos"! O Senhor NÃO diz, de modo algum, que aquele bom ladrão precisaria reencarnar uma infinidade de vezes para alcançar a Luz, nem nesta passagem e nem em nenhuma outra.

Jesus Cristo sempre ensinou abertamente, sem se preocupar em contrariar ou chocar a sociedade do seu tempo. Veja que um conceito tão fundamental quanto o da reencarnação, - que para os espíritas seria a lei espiritual magna, da qual ninguém escapa, - jamais poderia ter sido esquecida na fala do Cristo.

Pela doutrina do espiritismo, apesar de aquele homem ter se convertido e se arrependido dos seus pecados na hora da morte, ele não estaria suficientemente "evoluído" para chegar a um "plano superior" só por confessar a sua fé, e precisaria "reencarnar-se" novamente várias vezes.

No entanto, Jesus lhe deu a sentença final: ele já está salvo! Evidentemente, é isso que "ainda hoje estaremos juntos" quer dizer.

Segundo o cristianismo, a salvação da pessoa não pode ser alcançada por seus méritos próprios. A salvação é GRAÇA DE DEUS, é Dom de Deus.

A doutrina da reencarnação insiste na auto-realização, na auto-salvação, enquanto nós cremos que Deus nos salva por seu Amor e por seu perdão gratuito.

Assim, não seria viver muitas vidas que nos permitiria chegar à perfeição, pois só Deus é Perfeito. Nós jamais poderíamos "evoluir" renascendo muitas vezes sob diferentes identidades, esquecendo na vida presente tudo o que fomos e fizemos em nossas "encarnações" passadas, porque o aprendizado é um processo cumulativo.

Os escritores do Novo Testamento afirmam que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados, venceu a morte e, assim, nos garantiu a Vida Eterna. Ora, se houvesse reencarnação, para que precisaríamos de um Redentor? Nós mesmos, por nossos próprios méritos, alcançaríamos a perfeição e a salvação.

Logo, a reencarnação contradiz a base fundamental do Cristianismo, que é crer e aderir a Jesus Cristo como Deus Salvador.

** Para saber mais a respeito da crença na reencarnação, sua história e implicações filosóficas e teológicas, acesse este link.

Esperando ter lançado luz sobre a questão, desejo-lhe bençãos.

Henrique Sebastião

Nenhum comentário: