Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

blogscatolicos.blogspot.com.br


Breve descrição da caridade (São Francisco de Sales. Tratado do amor de Deus)

Aí eis, pois, finalmente, meu caro Teótimo, como, por um progresso cheio de suavidade inefável, Deus conduz a alma que Ele faz sair do Egito do pecado, de amor em amor, como que de alojamento em alojamento, até que a tenha feito entrar na terra de promissão quero dizer, na santíssima caridade, a qual, para dizê-lo numa palavra, é uma amizade e não um amor interesseiro. Porquanto, pela caridade, nós amamos a Deus por amor d’Ele mesmo, em consideração da Sua bondade sumamente amável: mas essa amizade é uma amizade verdadeira, pois é recíproca, havendo Deus amado eternamente quem quer que O amou, O ama ou O amará temporalmente. É declarada e reconhecida mutuamente, visto que Deus não pode ignorar o amor que nós Lhe temos, já que Ele mesmo no-lo dá: nem nós, tão pouco, podemos ignorar o amor que Ele tem a nós já que Ele tanto o publicou, e que tudo o que temos de bom nós recebemos como verdadeiros efeitos da Sua benevolência; e, enfim, estamos em perpétua comunicação com Ele, que não cessa de falar aos nossos corações por inspirações, atrativos e movimentos sagrados. Ele não cessa de nos fazer bem e de nos dar toda sorte de testemunhos do Seu santíssimo afeto, havendo-nos abertamente revelado todos os Seus segredos como a Seus amigos confidentes. E, para cúmulo do Seu santo comércio conosco, tornou-Se nossa própria comida no santíssimo sacramento da Eucaristia. E, quanto a nós, nós tratamos com Ele a todas as horas quando nos apraz, pela santíssima oração, tendo toda a nossa vida, nosso movimento e nosso ser, não somente com Ele, mas n’Ele e por Ele.

CERCADOS POR EL SATANISMO

No es de extrañar que en el país que es el centro del catolicismo occidental, Italia, florezca el satanismo como en ningún otro país de occidente. Es que el demonio quiere acabar con la Iglesia de Jesucristo, la cerca creando sectas satánicas en su entorno geográfico y también la infiltra. ¿Qué movimientos , veremos en este año de la fe, que busca acercarse más a Jesús? Creo que urge estar informado.

Santo do Dia 21 de setembro: São Mateus

A Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: "Segue-me" deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã! 

Vale a pena ser justo? (Mt 9,9-13)

Vale a pena ser justo?
        A liturgia dessa semana enfoca, em diferentes situações, o mesmo tema: alguém que se considera mais merecedor, e que se sente desprestigiado por Jesus dar mais atenção aos pecadores. É nesse contexto, que hoje tentaremos conectar as três frases finais de Jesus.

Pelo amor que sentes por teus pais, mede o que deves a Deus e à Igreja (Santo Agostinho)

"Aos que abrasa o amor, ou melhor, para atear neles a chama deste amor, o Senhor disse: Quem ama pai ou mãe mais do que a mim, não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim (Mt 10, 37.38).

Vestes litúrgicas - Sacras - parte II

                                                                   Os diáconos:
A dalmática: É semelhante à casula só que é uma veste diaconal. Assim como a casula, a dalmática é a última peça diaconal a ser vestida. Fica sobre a túnica e sobre estola (a estola do diácono é cruzada do ombro direito até a cintura esquerda).

Como é fácil encontrar defeitos nos outros! (Lc 7,31-35)

      
 No Evangelho de hoje, Jesus expressa o que pensa sobre os homens da sua geração. E a principal característica que Ele observa é a imaturidade. Veja que nas quatro situações citadas por Jesus como exemplo, aqueles homens sempre estão reclamando... "Tocamos flauta e não dançastes"; "Fizemos lamentações e não chorastes"; veio João que não comia e não bebia e disseram que "ele está com o demônio!"; veio Jesus que comia e bebia e eles disseram que "ele é um beberrão e comilão, amigo dos publicanos e pecadores!"

Resumo da Exortação Apostólica para o Médio Oriente

Já é conhecido o texto da Exortação Apostólica para o Médio Oriente, cuja revelação e entrega está na base da visita que o Papa fez ao Líbano nos últimos dias.
O texto completo pode ser lido aqui, mas só para quem tiver paciência e tempo, porque são 96 páginas!!! Por isso, para vossa comodidade, aqui fica um curto resumo com os principais pontos.

Aceitação Integral a Cristo

Se aceitamos a Cristo exclusivamente como Salvador, se tapamos a sua boca quando Êle nos vai doutrinar, se não Lhe damos outro direito senão o de estender os braços sobre a cruz e morrer por
nós, então é fácil lançarmos mão do Evangelho e fazermos a salvação do tamanho que a quisermos; mas se aceitamos a Cristo integralmente, se O deixamos falar como nosso Legislador, como nosso Mestre, como fundador da sua e nossa Igreja, logo chegaremos à conclusão de que para a salvação, é necessária:

Chesterton: A Educação pelos Contos de Fadas

Algumas das pessoas que mais falam sobre "mudança" e "progresso" são as pessoas que menos podem imaginar, realmente, qualquer alteração nos testes e métodos de vida existentes. Por exemplo, fazem do "ler e escrever" um teste para todas as idades e civilizações. Ler e escrever são, em si mesmos, meros dotes, talentos muito deleitáveis e excitantes, assim como tocar o bandolim ou dar laços. Alguns dotes, geralmente, são moda, numa determinada época, e alguns noutra. Em nossa civilização quase todos podem ler. Na civilização sarracena quase todos podiam andar a cavalo. Mas as pessoas, persistentemente, aplicam os três Rs a toda a História humana [Nota da Tradutora: A expressão "os três Rs" é utilizada para descrever os fundamentos de um programa educacional de habilidades escolares mínimas e significam: ler (reading), escrever (writing) e aritimética (aritimetics), pois, em inglês, cada uma dessas palavras possui, no início, um forte som do fonema R]. As pessoas dizem, numa espécie de vício revoltante: "Sabias que na Idade Média não era possível encontrar um em dez cavalheiros que pudesse assinar o nome?" Isso seria algo como se um cavalheiro da Idade Média bradasse, horrorizado: "Sabias que no reino de Eduardo VII, não há um em dez homens que saiba falcoaria?".Ou, de forma mais específica, seria como se um cavalheiro medieval ficasse desconcertado ao ver que o cavalheiro moderno não pode descrever, em linguagem heráldica, seu brasão. O alfabeto é um conjunto de símbolos arbitrários. As figuras da heráldica são um outro conjunto de símbolos arbitrários. No século XIV, todos os cavalheiros o conheciam, no século XX, todos os cavalheiros conhecem o alfabeto. O cavalheiro medieval era, exatamente, tão ignorante por não saber que g-a-t-o querem dizer "gato", assim como o segundo tipo de cavalheiro não sabe que a cruz de Santo André é chamada de sautor, ou que a sobreposição de "verts" em "gules" é má heráldica.

Sobre el Pecado Venial (I parte)

Nota del Blog: siguen a continuación unos bellos pensamientos sobre la malicia del pecado venial tomados del libro "Práctica progresiva de la confesión y de la dirección" (1905) del P. Beaudenom.
§ I. — El pecado venial con relación a Dios.

A Sabedoria da Cruz está acima de qualquer outra

Amigos da Cruz, que estudais um Deus crucificado, o mistério da cruz é um mistério desconhecido dos Gentíos, repelido pelos Judeus e desprezado pelos hereges e pelos maus católicos; é, porém, o grande mistério que deveis aprender praticamente, na escola de Jesus Cristo, e que somente em sua escola podeis aprender. Procurareis em vão, em todas as academias da antiguidade, um filósofo que vô-lo haja ensinado; consultareis em vão a luz dos sentidos e da razão; não há senão Jesus Cristo que, por sua graça vitoriosa, vos possa ensinar e fazer saborear este mistério.

Nenhum comentário: