Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sexta-feira, 27 de julho de 2012

mais uma de Padre Zezinho


QUANDO FALO DE JESUS

Quando falo de Jesus eu nunca digo que ele me apareceu, falou comigo ou soprou alguma coisa nos meus ouvidos. E não digo porque seria fantasia ou mentira. Se ele falou a outros cristãos e crentes, que bom para estes irmãos! Comigo, ele nunca falou nem deu sinais claros, sensíveis e visíveis. Eu tive e tenho sempre que recorrer à reflexão e à dedução, porque a mim não foi dada até hoje a graça de receber visitas do céu.
Mas quem acha que por isso, eu creio menos ou me tornei descrente, engana-se. É preciso ter muito mais fé para proclamar e aceitar o que não se sente nem se vê do que para proclamar o que cremos ter visto e sentido.
Na Igreja sempre houve o embate entre que diz que ouve, sente, toca e é tocado e os que dizem que não ouvem, não sentem, nem são tocados, mas afirmam que Deus existe e age. Para ser cristão não é preciso sentir e sim assentir. Muitos que sentiram acabaram não assentindo e muitos que não sentiram, perseveraram. Tereza de Ávila e Anselmo de Cantuária merecem estudos por sua fé guiada pelo intelecto. Com eles, Thomás de Aquino, Meister Eckhart e centenas de cristãos que usaram da reflexão para se manter na fé. Não acertaram em tudo, mas os emotivos também nem sempre acertam.
Não vejo muita diferença entre o cristão que diz que Jesus nunca lhe deu nenhum recado atual, mas crê e o outro que diz que Jesus lhe fala toda quinta feira na missa especial daquele padre especial. Os dois podem estar errados e os dois podem estar falando a verdade.

Nenhum comentário: