Blog Alma Missionária

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segunda-feira, 23 de julho de 2012

do site: www.padrezezinhoscj.com



E DEPOIS QUE A GENTE MORRE?


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Quando o autor escreveu que Jesus prometeu o paraíso naquele mesmo
 dia ao ladrão arrependido, que a tradição afirma ser São Dimas, após 
a súplica do mesmo, de qual paraíso Jesus estava falando ( Lc 23,43) ?
 Era céu ou o paraíso do repouso e do sono at[e sua segunda vinda? 
Não estava prometendo o céu naquele mesmo dia?


Estava ou não estava levando o pecador arrependido para o céu?
 Ou Jesus apenas prometeu milhões de anos de sono até o dia em
 que ele voltasse ? Você é dos que pensam que aquele ladrão
 arrependido foi parcialmente salvo há 2.000 anos atrás, mas 
20 séculos depois ainda não entrou no céu? O sangue de Jesus
 tem ou não tem poder? Se pode ressuscitar pessoas ali mesmo
 não pode levar uma pessoa para o céu ? Quantas passagens 
bíblicas precisamos chamar em socorro dessa doutrina para 
explicar que Jesus ainda não levou ninguém para o céu porque
 todos estão esperando sua segunda vinda?


>A mãe de Jesus, Maria, toda pura e cheia de graça, morreu,
 mas ainda não viu o seu Filho no céu porque está dormindo
 à espera da segunda vinda do Filho que ela gerou? Jesus 
ainda não a levou? É isso o que você ensina? Os santos 
dos católicos e dos evangélicos que amaram intensamente
 o próximo e viveram em Jesus ainda não ganharam o 
céu? Quantos séculos é preciso esperar, em termos de
 hoje, para entrar no céu?


Santo, profeta e pregador daqui pode mais do que o 
santo que já morreu no corpo e agora está vivo numa 
outra dimensão do existir? Pregador daqui tem mais
 poder de intercessão que santo salvo por Jesus? A morte
 de um santo diminui ou aumenta os seu poder de 
intercessão? Morrer é dormir ou é mais do que isso?


Levamos os textos que falam da morte, da vida eterna 
e do céu! Escolhamos com qual deles queremos viver.


1. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a 
última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos
 ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
 (I Coríntios 15 : 52)


2. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido,
 e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e 
os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
 (I Tessalonicenses 4 : 16)


3. DEPOIS destas coisas, olhei, e eis que estava uma
 porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de
 trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e 
mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem 
acontecer. (Apocalipse 4 : 1)


4. E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido
 o que Deus vos declarou, dizendo: (Mateus 22 : 31)


5. Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o 
Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos,
 mas dos vivos. (Mateus 22 : 32)


6. E eles retiveram o caso entre si, perguntando uns 
aos outros que seria aquilo, ressuscitar dentre os mortos.
 (Marcos 9 : 10)


7. Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, 
nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão 
como os anjos que estão nos céus. (Marcos 12 : 25)


8. Ora, Deus não é de mortos, mas sim, é Deus de vivos.
 Por isso vós errais muito. (Marcos 12 : 27)


9. Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus 
discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e 
creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.
 (João 2 : 22)


10. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos
 ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre 
os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os
 vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em 
vós habita. (Romanos 8 : 11)


Se os santos estão dormindo então como explicar
 a narrativa do Tabor onde apareceram falando 
com Jesus, Moisés e Elias que tinham morrido 
muitos séculos antes ? Acordaram e voltaram 
a dormir ou quem já morreu na terra vive no 
céu de outra forma. O autor não diz que 
estavam dormindo!


Na verdade, nem a pessoa morre. Apenas 
o seu corpo perde a vida. Nem a pessoa 
vai lá para cima, porque o céu não está lá
 em cima, está em toda parte. Vamos, sim, 
para uma vida superior à que vivemos aqui
 no corpo. Também não se vai para um 
lugar, porque o céu não é lugar, mas um jeito 
de ser e de existir em Deus. E Deus não 
ocupa lugar.


“Ir para”, “estar em”, “viver com”, “viver em”, 
“existir em”, “transformar-se em”, são 
expressões à espera de explicação. Para isso,
 existe o Catecismo da Igreja católica (CIC),
 um livro que acentua e esclarece nossas 
principais doutrinas.


Por sua vez, o catecismo também supõe a 
existência de manuais e livros de Dogma, 
Moral e História da Igreja, que expliquem
 ainda melhor aqueles pontos de doutrina.


Sem isso, fiéis e até pregadores despreparados
 continuarão falando da morte, do céu, do 
inferno, de lugar lá em cima, lugar de fogo 
lá embaixo, de almas queimando no purgatório,
 de anjos levando a alma para além das nuvens.
 São linguagens insuficientes que precisam ser
 corrigidas.


Aquele diácono que poeticamente disse no 
enterro: “A alma de nossa irmã voou para o
 céu por entre coros de anjos”; “Deus 
colocou sobre ela uma coroa de louros”; 
“Nossa irmã morreu, mas nascerá de 
novo no céu”; “Um dia ela voltará 
quando Deus chamar a um novo 
nascimento”, demonstrava não ter
 lido, nem estudado, nem aprendido
 a doutrina católica. Errou ao não 
explicar as frases que disse .


O bispo que o ordenou deveria 
mandá-lo reciclar-se. Nem todas
 as expressões bíblicas devem ser 
repetidas como estão no livro santo. 
Por siso existem os catecismos. Religião 
evolui. Já não se fala de asas de anjos, 
nem de morar nas nuvens. Uma coisa é 
dizer que nossa vida é passageira como
 nuvem e que vamos para além daqui, e 
outro é dizer que moraremos além das nuvens.


O conceito de vida eterna é muito mais
 profundo e abrangente e diga-se de
 passagem, filosófico e teológico.


Ascender é subir. Dizemos que Jesus
 ascendeu ao céu, por que entendemos 
que o céu é um plano superior ao existir
 aqui. Dizemos que algumas verdades são
 transcendentes porque vão mais longe do
 que qualquer possível explicação humana.
 Estão acima da nossa compreensão ou lógica
. Dizemos que a alma transcende ao corpo 
porque o corpo fica, mas a pessoa prossegue.
 Por isso, falamos em transcendência É algo
 maior do que o nosso espaço e o nosso tempo.


Quando falamos imanente, do latim in-manere,
 lembramos uma doutrina católica que 
escudada no Antigo Testamento afirma que
 Deus fez e faz “Shekinah”, montou tenda,
 veio morar aqui, visitou-nos, aqui esteve e
 está. Se Ele está em toda a parte porque 
abrange tudo, está aqui também. Jamais 
chegaríamos a Ele se Ele não se curvasse
 a nós, como faz o pai ao se aproximar do
 seu filho e depois elevá-lo no colo. 
Conseguiríamos ir mais alto porque o
 transcendente que se fez imanente, 
se inclinou, trouxe-nos verdades e nos
 educou e elevou. E-ducere do latim de
 onde vem o verbo educar significa tirar
 de onde estamos para nos levar a 
situação melhor. De lá do seu colo,
 de um plano espiritual mais alto, 
vemos melhor as coisas. O que
 transcende, vem e fica entre nós 
( imanente), nos educa e eleva para
 entendermos o que por nós mesmos
 jamais descobriríamos.


Deus está no nosso antes, no nosso 
durante e estará no nosso depois.
 Esteve no nosso passado, está no
 presente e nos chama do futuro 
que Ele também é, porque sendo 
eterno Ele é de ontem, de hoje e

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