Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

segunda-feira, 30 de julho de 2012


Leituras do dia


Desde seus primórdios, a Igreja cristã propôs a seus fiéis ritmos de oração destinados a uma progressão contínua. Assim, o Ano Litúrgico revive em nós a realidade do Mistério de Cristo.
O Ano Litúrgico é, portanto, um calendário religioso que contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação.
De acordo com esse calendário religioso, leia abaixo as leituras propostas pela Igreja para o dia de hoje.
Julho 2012
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031


Primeira Leitura
Jer:13,1-11;


1.Disse-me o Senhor: Vai e compra um cinto de linho e coloca-o sobre os rins, sem contudo mergulhá-lo na água.
2.Comprei-o, conforme ordenara o Senhor, e com ele me cingi.
3.Pela segunda vez, assim me falou o Senhor:
4.Toma o cinto que compraste e que trazes contigo e encaminha-te para as margens do Eufrates. Lá ocultarás esse cinto na cavidade de um rochedo.
5.Fui assim escondê-lo, junto do Eufrates, como me havia dito o Senhor.
6.Tempos depois, voltou o Senhor a dizer-me: Põe-te a caminho em demanda das margens do Eufrates, a fim de buscar o cinto que, conforme minhas ordens, lá escondeste.
7.Dirigi-me, então, ao rio e, tendo cavado, retirei o cinto do local onde o escondera. O cinto, porém, apodrecera, e para nada mais servia.
8.Então, nestes termos, foi-me dirigida a palavra do Senhor:
9.Eis o que diz o Senhor: assim também destruirei a soberba de Judá, e o orgulho imenso de Jerusalém.
10.Esse povo perverso que recusa executar-me as ordens, que segue os pendores do coração empedernido, que corre aos deuses estranhos para render-lhes homenagens e prostrar-se ante eles, tornar-se-á semelhante a esse cinto sem mais serventia alguma.
11.À semelhança de um cinto que se prende aos rins de um homem, assim uni a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá - oráculo do Senhor -, a fim de que constituíssem meu povo, minha honra, glória e ufania. Elas, porém, não obedeceram.





SALMO RESPONSORIAL (SALMO DT 32)

REFRÃO: ESQUECERAM O DEUS QUE OS GEROU
1. ABANDONASTE O ROCHEDO QUE TE GEROU E ESQUECESTE DEUS QUE TE FORMOU! AO VER TAIS COISAS, O SENHOR INDIGNOU-SE COM SEUS FILHOS E SUAS FILHAS, - R.
2. E DISSE: VOU OCULTAR-LHES O MEU ROSTO E VER O QUE LHES SUCEDERÁ...POIS SÃO UMA GERAÇÃO PERVERSA, FILHOS SEM LEALDADE. - R.
3. EXCITARAM O MEU CIÚME COM COISAS QUE NÃO SÃO DEUS, MAGOARAM-ME COM SUAS IDOLATRIAS; TAMBÉM EU EXCITAREI O SEU CIÚME COM GENTE QUE NÃO CONSTITUI UM POVO; MAGOÁ-LOS-EI COM UMA NAÇÃO INSENSATA. - R.




Evangelho
Mt:13,31-35;


31.Em seguida, propôs-lhes outra parábola: O Reino dos céus é comparado a um grão de mostarda que um homem toma e semeia em seu campo.
32.É esta a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se um arbusto maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vêm aninhar-se em seus ramos.
33.Disse-lhes, por fim, esta outra parábola. O Reino dos céus é comparado ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha e que faz fermentar toda a massa.
34.Tudo isto disse Jesus à multidão em forma de parábola. De outro modo não lhe falava,
35.para que se cumprisse a profecia: Abrirei a boca para ensinar em parábolas; revelarei coisas ocultas desde a criação (Sl 77,2).


PODCAST CATÓLICO

Evangelho do dia - Mateus 13, 31-35


RSS do Evangelho do Dia

Homilia do dia - Mateus 13, 31-35

RSS da Homilia do Dia

Santo do dia - San Pedro crisologo


RSS de Santos do Dia


Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/leituras/#ixzz226x6oaqK

Nenhum comentário: