Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cardeal de SP divulga mensagem por canonização de Anchieta

Gratidão

Dom Odilo destacou que a Igreja e a cidade de São Paulo devem seus inícios a José de Anchieta e seus companheiros
Da redação, com Arquidiocese de SP
Cardeal de SP divulga mensagem por canonização de AnchietaO Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, divulgou uma mensagem pela canonização de José de Anchieta nesta quinta-feira, 3.
O cardeal expressou sua gratidão ao Papa Francisco que acolheu o pedido da Igreja e deu o reconhecimento oficial a Anchieta como “santo”.
“Grande missionário, São José de Anchieta deu o testemunho de uma vida santa, já reconhecido assim enquanto ainda vivia; por isso, logo após o seu falecimento, em 1597, foi aclamado como ‘Apóstolo do Brasil’”, destacou.
Dom Odilo recorda que a Igreja e a própria cidade dme São Paulo deve seus inícios à missão de Anchieta e seus companheiros. “São José de Anchieta significa muito para nós, em São Paulo, e nos sentimos honrados com a sua canonização”.
Leia a mensagem na íntegra
Hoje é um dia de festa! Manifesto, em nome da Arquidiocese de São Paulo, profunda gratidão a Deus pela proclamação do bem-aventurado Padre José de Anchieta como “santo”! Ad maiorem Dei gloriam – que tudo seja para a maior glória de Deus!
Este momento foi longamente esperado por esta Igreja que está em São Paulo. Grande missionário, São José de Anchieta deu o testemunho de uma vida santa, já reconhecido assim enquanto ainda vivia; por isso, logo após o seu falecimento, em 1597, foi aclamado como “Apóstolo do Brasil!
Gratidão ao Papa Francisco, conhecedor da história de Anchieta e dos primeiros
missionários jesuítas no Brasil, que acolheu benevolamente o pedido da Igreja e, bem depressa, deu o reconhecimento oficial a Anchieta como “santo”.
A Igreja, nesta Metrópole, deve seus inícios à obra evangelizadora de Anchieta e de seus companheiros na missão de São Paulo de Piratininga. Desta missão, também nasceu a própria cidade de São Paulo. São José de Anchieta significa muito para nós, em São Paulo, e nos sentimos honrados com a sua canonização!
Seu exemplo – de jovem entusiasta por Cristo e pelo Evangelho, de homem santo, movido pelo amor a Deus e aos irmãos, de missionário incansável, zeloso na transmissão da alegria do Evangelho, de pacificador respeitoso das culturas dos povos originários do Brasil, de educador, pai dos pobres e enfermos – continue a nos motivar e inspirar na dedicação à missão. Somos continuadores do trabalho por ele iniciado. Que sua intercessão e seu exemplo nos valham sempre!
São José de Anchieta, rogai por nós!
Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo

Nenhum comentário: