Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Conhecendo melhor a Bíblia - Lugares Bíblicos
Samaria
Fonte: Lista Exsurge Domini
Autor: John Nascimento
Transmissão: Rogério Hirota (SacroSancttus)


Samaria com o rio Jordão a Leste...
A Samaria era uma das Províncias da Palestina entre a Galileia ao Norte e a Judeia ao Sul, tendo o rio Jordão a Leste.
A sua cidade principal também se chamava Samaria (cerca da presente cidade de Sebastiye), fundada por Omri, (Amri) rei de Israel no século IX a.C., que fez dela a capital do seu Reino :
- “(Amri) comprou o monte de Samaria a Somer por duzentos talentos de prata. Construiu uma cidade sobre esse monte, à qual deu o nome de Samaria, do nome de Somer, a quem pertencia o monte”. (1 Reis.16,24).
Fizeram-se escavações em 1908-1910; 1931-1935 e as ruínas do palácio de Omri e de outros palácios romanos ainda hoje lá se encontram.
Excavações no Templo Samaritano
Quando em 721 a.C. os Judeus foram deportados, os Assírios introduziram na Samaria outros povos da Babilónia e da Síria que se misturaram com os judeus ainda lá existentes.
Isto deu origem a uma população mista e a uma religião de práticas corruptas.
- “O rei da Assíria mandou vir gente da Babilónia[...] e estabeleceu-a nas cidades da Samaria, em lugar dos filhos de Israel. Apoderaram-se da Samaria e instalaram-se nas suas cidades...” (2 Reis 17,24).
- “Os povos que transferiste para as cidades da Samaria não sabem como honrar o deus da terra...” (2 Reis 17,26).
E foi assim que nasceu uma certa inimizade entre Judeus e Samaritanos de modo que a estes nem era permitido tomar parte na reconstrução do Templo depois do exílio na Babilónia, o que fez com que eles construíssem o seu próprio santuário para rivalizar com Jerusalém.
A fé dos Samaritanos baseia-se apenas no Pentateuco (Torah).
Para os Samaritanos o "Monte Gerizim era :
* - O centro do mundo.
* - O lugar escolhido explicitamente por Deus para ali se construir o Seu Templo.
* - Um lugar que já existia antes da Criação.
* - Escapou ao Dilúvio e havia de escapar ao Juízo final.
* - Lugar onde Deus criou Adão do pó da terra.
* - Lugar onde Abraão levantou o altar para o sacrifício de Isaac.
* - Lugar onde Moisés escreveu o Torah (Lei).
* - Lugar onde a "Luz do Mundo" havia de voltar para se restabelecer a Aliança de Deus com o povo, lugar da vingança e da recompensa em que os bons voltavam para o Éden e os maus para o fogo.
Em 125 a.C. Hyrcanus anexou parte da Samaria e da Idumeia.
Os povos destes territórios foram forçados a aceitar o Judaísmo, como meio de garantir a sua lealdade. (Entre estes povos estavam os antepassados do que havia de vir a ser o Herodes-o-Grande).
No ano 108 a.C. Hyrcanus deu início a uma segunda campanha na Samaria.
Siquém foi tomada, acabando-se assim a longa história do famoso lugar onde Abraão teria levantado o primeiro altar na Terra Prometida e o altar para o sacrifício de Isaac.
Depois de um ano a cidade de Samaria foi destruída.
No tempo de Jesus, os Galileus, para irem ao templo de Jerusalém teriam que atravessar a Samaria e Jesus por lá passou várias vezes de ida e volta a Jerusalém.
* - Em Betânia da Samaria, ressuscitou Lázaro... (Jo. 11,1-44).
* - Em Sicar, uma cidade da Samaria, junto ao poço de Jacob, Jesus encontrou a Samaritana com quem falou e a quem revelou a água que corre para a vida eterna..(Jo.4,l-42).
* - Como as longas caminhadas daqueles tempos tinham muitos perigos dos salteadores, Jesus contou a parábola do Bom Samaritano. (Lc. 10,25-37).
* - Foi em Betânia da Samaria que uma mulher lavou os pés a Jesus, os enxugou com os seus cabelos e os ungiu com um caro perfume que, segundo a sugestão de Judas, se poderia vender por 300 denários em favor dos pobres.(Jo.12,1-11).

Nenhum comentário: