Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 25 de janeiro de 2014



Conversão de São Paulo Apóstolo

São Paulo Apóstolo - Conversão

Festa instituída na Gálacia no século VIII, por ocasião da transladação de algumas relíquias do Apóstolo, entrou no calendário romano no fim do século X.

HAGIOGRAFIA: São Paulo Apóstolo nasceu no ano 10 na cidade de Tarso, na Cilícia atual Turquia, conhecido como o grande apóstolo dos gentios. Seu pai Eliasar era fariseu e judeu descendente da tribo de Benjamim, homem forte, instruído, tecelão, comerciante e legionário do imperador Augusto. Pelo mérito de seus serviços recebeu o título de Cidadão Romano, que por tradição era legado aos filhos. Sua mãe uma dona de casa muito ocupada com a formação e educação do filho.

Portanto, Saulo era um cidadão romano, fariseu de linhagem nobre, bem situado financeiramente, religioso, inteligente e culto. Aos quinze anos foi para Jerusalém dar continuidade aos estudos de latim, grego e hebraico, na conhecida Escola de Gamaliel, onde recebia séria educação religiosa fundamentada na doutrina dos fariseus, pois seus pais o queriam um grande Rabi, no futuro. Saulo já nessa idade se destacava pela oratória fluente e cativante marcada pela voz forte e agradável, ganhando as atenções dos colegas e não passando despercebido ao exigente professor Gamaliel.

Saulo era totalmente contrário ao cristianismo, combatia-o ferozmente, por isso tinha muitos adversários. Foi com ele que Estêvão travou acirrado debate no templo judeu, chamado Sinédrio. Ele tanto clamou contra Estevão que este acabou apedrejado e morto, iniciando-se então uma incansável perseguição aos cristãos, com Saulo à frente com total apoio dos sacerdotes do Sinédrio.

Foi no caminho de Damasco que se deu a sua repentina conversão. Ele e seus companheiros viajavam pelos desertos da Galiléia e quando, ao meio-dia, repentinamente uma luz vinda do céu, mais brilhante que a luz do sol caiu sobre eles, derrubando-os. Todos se ergueram, mas ele continuou prostrado por terra.

Ouviu-se então uma voz que dizia em língua hebraica: "Saulo, Saulo, porque me persegues? Respondeu ele então: "Quem és tu Senhor?" E veio a resposta: "Eu sou Jesus a quem tu persegues. Levanta-te e vai à cidade e aí se te dirá o que te convém fazer". Os companheiros que o seguiam ouviam a voz sem nada ver, nem entender.

Ofuscado pelo intenso clarão da luz, foi conduzido pela mão dos companheiros. Entrou em Damasco e hospedou-se na casa de Judas, onde permaneceu três dias sem ver, sem comer e nem beber, orando e meditando sobre a revelação divina. Guiado pelo Senhor, o judeu convertido Ananias, foi visitar-lhe e ao se encontrar com o grande perseguidor, recebeu a confissão da sua nova fé.

Certo de sua conversão Ananias impôs-lhe as mãos fazendo-o recobrar a visão e o batizou. Batizado, foi para o deserto da Arábia, onde orou e fez penitência por três anos. A partir de então, com a juventude e a energia que o caracterizava, e para grande espanto dos judeus, começou a pregar nas sinagogas que Jesus era o Cristo, Filho de Deus vivo.

Regressou à Jerusalém, onde sofreu a desconfiança dos que não acreditavam na sua repentina conversão e instalou-se em Antioquia, na Síria, de onde fez três grandes viagens missionárias, ao longo de 25 anos. Pregou na Ásia Menor, Grécia e Jerusalém, até ser preso em Cesaréia no ano 61. Levado para Roma permaneceu dois anos sob custódia militar, gozando de relativa liberdade, suficiente para receber os cristãos e converter os pagãos.

Durante esse período escreveu as cartas aos Filipenses, aos Colossenses, aos Efésios e a Filêmon. Inocentado em 63 passou pela Espanha, visitou suas comunidades no Oriente, onde no ano 67 foi preso e novamente levado para Roma sob a acusação de seguir uma religião ilegal. São desse último período as duas cartas a Timóteo e a carta a Tito.

Por ordem de Nero desta vez não teve perdão e foi condenado à morte, mas por ser um cidadão romano não deve ter sido crucificado e, sim, decapitado. Além de alguns discursos a ele atribuídos, mencionados nos Atos dos Apóstolos, deixou 14 cartas dirigidas a várias comunidades convertidas e a amigos. Nas cartas que escreveu às comunidades que fundou, mostrou-se o grande teólogo empenhado em elaborar uma síntese do mistério cristão que atravessasse os tempos.

Sua festa litúrgica é celebrada no dia 25 de janeiro, tradicionalmente o dia da sua conversão, e 29 de junho, o dia de sua morte. Não era apóstolo oficialmente, mas foi considerado o apóstolo dos gentios por causa da sua grande obra missionária nos países gentílicos.

Ele dizia de si mesmo: "Eu trabalhei mais que todos os apóstolos e ai de mim se não evangelizar!", mas também dizia: "Eu sou o menor dos apóstolos não sou digno de ser assim chamado".


ORAÇÃO: Deus Eterno e Todo Poderoso, pela intercessão de São Paulo Apóstolo, possamos obter de Vós as benções e as graças que mais necessitamos para nossa vida e sermos colaboradores na evangelização dos povos. Convertei nossos corações à semelhança de São Paulo Apóstolo, para que fortalecidos, possamos anunciar Jesus Cristo Vivo e Ressuscitado. Guardai a nossa fé e acolhei os nossos propósitos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que convosco vive e reina na Unidade do Espírito Santo. Amém!

Nenhum comentário: