Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Boato de internet espalha mentira sobre o Papa Francisco



O texto que circula na internet intitulado de “Não há fogo no inferno, Adão e Eva não são reais, diz o Papa Francisco” é tão falso quanto uma nota de três reais. De origem espanhola, a postagem já ganhou versão em português com muitos compartilhamentos o que está incitando uma série de julgamentos sobre o Papa que nem sequer comentou os temas em questão.


“Em um discurso poderoso que está repercutindo em todo o mundo , o Papa Francisco declarou”, diz a publicação que não menciona qual seria esse discurso papal. Não menciona porque não existe. Simples! Não existe nada com estes dizeres comunicados pelo Papa. A tentativa é confundir os fieis sobre a ortodoxia do magistério de Francisco

A má-intenção de quem disseminou o texto na internet prossegue quando põe na boca do pontífice o que ele não afirmara. Nossa igreja é grande o suficiente para heterossexuais e homossexuais , por pró-vida e pró- escolha!”. Basta rever os últimos pronunciamentos – estes, sim oficiais – contra o aborto. Jamais ele emitiu parecer favorável aos “pró-escolha”, ou seja, aqueles que são cúmplices da ideologia abortista.
A tradução  da mentira espanhola já se disseminou em alguns sites pelo Brasil que publicaram indiscriminadamente o conteúdo. Qual seria a intenção do autor do texto? Para Tobias Cortez, diretor de marketing e relacionamento do novaguia.org “parece ter  uma inteligência articulada por trás da disseminação do conteúdo: 
1. se o inferno é farsa, se pode viver como quiser;
2. Até é concebível entender Adão e Eva como recurso literário, mas não como justificativa para inexistência do inferno. Uma tentativa clara de desqualificar e empobrecer o que a Igreja fala e ensina”.
O texto termina dizendo que alguns cardeais não gostaram do que o Papa falou. Não cita quem são os purpurados. O motivo é o mesmo, a notícia é falsa. 

Nota

O perfil em espanhol do News.va, órgão oficial de comunicação do Vaticano, divulgou nota alertando sobre o perigo de confiar nestas notícias estranhas atribuídas ao Papa.
Confira trecho:
Pela internet circulam milhares de histórias falsas, e às vezes é difícil saber de onde se originou a ‘notícia’ e se esta vem de uma fonte confiável ou não. Por isso, ante uma notícia referente ao Papa Francisco que nos pareça estranha, é bom questionar-nos e ir às fontes vaticanas para ver se também ali estas notas aparecem e com que palavras são escritas.

Não é a primeira vez

É recorrente a má interpretação ou deturpação das falas  dos últimos papas pela mídia. Contudo, colocar em sua boca palavras que nunca disse é inaceitável. Republicar postagens sem averiguar a origem das fontes é erro crasso no jornalismo, um desserviço à sociedade, sem contar o desrespeito a milhões de católicos.
Boato de interne dissemina frase atribuída ao Papa  Francisco.
Boato de internet dissemina frase atribuída ao Papa Francisco.
Outro boato de internet compartilhado por muitos usuários dizia ser do Papa a frase: “Quem é da luz não mostra sua religião,mas seu amor”. O pontífice nunca afirmara isso. O problema grave é que muitos católicos ficaram discutindo como se o pontífice tivesse dado tal ensinamento.
Logo depois da vinda do Papa Francisco ao Brasil por conta da Jornada Mundial da Juventude espalharam esta frase atribuindo-a a ele:
“Você pode ter sido batizado na igreja, criado na igreja, servido na igreja. Pode ser que tenha se casado na igreja, morrido na igreja, ter sido velado na igreja e ainda assim acordar no inferno caso esteja meramente na igreja e não em Cristo”.
O autor desta construção é Mark A. Driscoll, pastor e autor norte-americano, co-fundador da igreja Mars Hill Church em Seattle, Washington.
Por isso desconfie quando vir algo suspeito na internet, busque as fontes oficiais e abra uma nova guia em sua navegação.
Fonte: novaguia.org

Nenhum comentário: