Boato de internet espalha mentira sobre o Papa Francisco
A má-intenção de quem disseminou o texto na internet prossegue quando põe na boca do pontífice o que ele não afirmara. “Nossa igreja é grande o suficiente para heterossexuais e homossexuais , por pró-vida e pró- escolha!”. Basta rever os últimos pronunciamentos – estes, sim oficiais – contra o aborto. Jamais ele emitiu parecer favorável aos “pró-escolha”, ou seja, aqueles que são cúmplices da ideologia abortista.
A tradução da mentira espanhola já se disseminou em alguns sites pelo Brasil que publicaram indiscriminadamente o conteúdo. Qual seria a intenção do autor do texto? Para Tobias Cortez, diretor de marketing e relacionamento do novaguia.org “parece ter uma inteligência articulada por trás da disseminação do conteúdo:
1. se o inferno é farsa, se pode viver como quiser;
2. Até é concebível entender Adão e Eva como recurso literário, mas não como justificativa para inexistência do inferno. Uma tentativa clara de desqualificar e empobrecer o que a Igreja fala e ensina”.
O texto termina dizendo que alguns cardeais não gostaram do que o Papa falou. Não cita quem são os purpurados. O motivo é o mesmo, a notícia é falsa.
Nota
O perfil em espanhol do News.va, órgão oficial de comunicação do Vaticano, divulgou nota alertando sobre o perigo de confiar nestas notícias estranhas atribuídas ao Papa.
Confira trecho:
Pela internet circulam milhares de histórias falsas, e às vezes é difícil saber de onde se originou a ‘notícia’ e se esta vem de uma fonte confiável ou não. Por isso, ante uma notícia referente ao Papa Francisco que nos pareça estranha, é bom questionar-nos e ir às fontes vaticanas para ver se também ali estas notas aparecem e com que palavras são escritas.
Não é a primeira vez
É recorrente a má interpretação ou deturpação das falas dos últimos papas pela mídia. Contudo, colocar em sua boca palavras que nunca disse é inaceitável. Republicar postagens sem averiguar a origem das fontes é erro crasso no jornalismo, um desserviço à sociedade, sem contar o desrespeito a milhões de católicos.
Outro boato de internet compartilhado por muitos usuários dizia ser do Papa a frase: “Quem é da luz não mostra sua religião,mas seu amor”. O pontífice nunca afirmara isso. O problema grave é que muitos católicos ficaram discutindo como se o pontífice tivesse dado tal ensinamento.
Logo depois da vinda do Papa Francisco ao Brasil por conta da Jornada Mundial da Juventude espalharam esta frase atribuindo-a a ele:
“Você pode ter sido batizado na igreja, criado na igreja, servido na igreja. Pode ser que tenha se casado na igreja, morrido na igreja, ter sido velado na igreja e ainda assim acordar no inferno caso esteja meramente na igreja e não em Cristo”.
O autor desta construção é Mark A. Driscoll, pastor e autor norte-americano, co-fundador da igreja Mars Hill Church em Seattle, Washington.
Por isso desconfie quando vir algo suspeito na internet, busque as fontes oficiais e abra uma nova guia em sua navegação.
Fonte: novaguia.org
Posted in:
Nenhum comentário:
Postar um comentário