Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

domingo, 19 de janeiro de 2014

A Igreja se prepara para enfrentar os desafios da modernidade

Em 1955, durante o Congresso Internacional do Rio de Janeiro havia sido criado o CELAM, Conselho Episcopal Latino Americano. Este conselho faria com que as decisões do Concílio fossem aplicadas com mais precisão em nosso continente. A CNBB, por sua vez, criada em 1952 teria uma missão semelhante em nosso país, apesar das dificuldades impostas pelo regime militar.
Foto: reprodução. 
Congresso Eucarístico em 1955. 
O Concílio Vaticano II no Brasil e na América Latina
A partir de 1968 com o endurecimento do regime militar, a Igreja, pelos seus documentos e pela ação de seus militantes, sobretudo, aqueles oriundos da ação social, abriu novas formas de ação num período difícil e penoso. Muitos cristãos passaram a ser perseguidos e os movimentos cristãos que lideravam a ação social em profundidade caíram na mira dos revolucionários e foram sendo diluídos ou dispersaram-se até desaparecer. 
Foto: reprodução.
O CELAM ajudou a Igreja a se colocar 
no caminho do Concílio.
No ano em que a ditadura se instaurou no Brasil, o CELAM fez realizar em Medellim, Colômbia, sua segunda reunião. As conclusões de Medellim, oficializando a opção pelos pobres, mostram bem nítidas as duas visões de ser humano, de sociedade e de mundo. Tendências distintas e problemas delas decorrentes sempre aconteceram no bojo da Igreja no Brasil e também neste período estudado está realidade aconteceu. 
Tendências e problemas:
Alguns problemas e desafios continuavam e se fizeram notar a partir do Concilio Vaticano II:
A) A preocupação maior com a qualidade e com a purificação do catolicismo, fez com que a Igreja perdesse uma boa parcela das massas urbanas. Durante certo tempo a religiosidade popular foi desprezada e desencorajada. A religião se tornou mais elitista e racionalizada.
B) A crítica foi superada pela contestação. Muitas e muitas vezes se contestava, especialmente o que dizia respeito à instituição, sem colocar algo novo no lugar. Mas de positivo nesta época, tivemos as atitudes de tolerância, de diálogo e pluralismo sendo cada vez mais respeitadas e incentivadas, fruto do ecumenismo e do diálogo religioso, que agora não eram mais como teoria, mas como fruto de iniciativas concretas.
A partir de 1985 o Brasil começou a voltar ao estado de direito, sendo governado por dirigentes escolhidos pelo povo. O regime tornou-se mais democrático, apesar das dificuldades que ainda enfrentamos, devido à qualidade de nossos políticos e da consciência ainda pouco formada de nosso povo.
Foto: reprodução.
Figuras conhecidas do 
episcopado nacional 
ajudaram na luta pela 
redemocratização do país.
A Igreja e a sociedade moderna - de 1968 aos nossos dias
A partir de 1968 diversos acontecimentos eclesiais, vão contribuir para aplicar concretamente entre nós, o Concílio Vaticano II e vão ajudar a firmar o novo modelo de Igreja conhecido como Pós-Conciliar. Com isso, a Igreja no Brasil se colocou decisivamente nas estradas do Concílio.
Entre estes acontecimentos citamos as conferências episcopais de Medellim – Colômbia (1968), Puebla – México (1979), Santo Domingo em 1992 e a última de Aparecida em 2007. Em nível de Igreja no Brasil vão tornar-se de grande importância as assembleias anuais realizadas primeiro em Itaicí e agora em aparecida, como organismos de estudo, planejamento e coordenação da caminhada pastoral da Igreja.
Alguns acontecimentos de Igreja terão repercussão mundial e o episcopado nacional estará na linha de frente da ação social da Igreja. A opção pelos pobres, a teologia da libertação, a solidariedade da Igreja para com os perseguidos do regime militar e o sofrimento dos padres e leigos perseguidos pelo regime militar mobilizarão as opiniões. 
Foto: reprodução. 
Paulo VI esteve no encerramento de Medellín. 
Pela 1ª vez um papa visitava a América Latina
As últimas décadas do século XX não foram fáceis para a Igreja. Sobre algumas dificuldades já tivemos oportunidade de elencar, como o elitismo da religião, os exageros cometidos na hora da critica e da contestação.

Paralelo a este esforço da Igreja de ser presença atuante na sociedade moderna vem o crescimento dos grupos religiosos autônomos, conhecidos popularmente como seitas, e a fundação de um incontável número de igrejas, especialmente na onda do neopentecostalismo.
Se de um lado o regime militar dificultava a entrada de religiosos e missionários no país, por outro lado facilitava e até mesmo incentivava o crescimento religioso autônomo como forma de diminuir a ação e influência da Igreja, especialmente nas periferias dos grandes núcleos urbanos e nas zonas rurais onde havia uma ação das comunidades de base.  
As Comunidades Eclesiais de Base são uma das heranças do Concílio Vaticano II e das Conferências episcopais.
Dificuldades e Desafios na Ação Pastoral
O avanço rápido da modernidade, sobretudo, a partir do momento em que o Brasil começou a passar por rápidas e profundas mudanças na ordem econômica e social trouxe desafios e dificuldades na ação pastoral da Igreja, provocando a perda de um considerável número de fiéis, a divisão interna e a polarização da Igreja ao redor de algumas questões. Delas, algumas ainda não foram de todo superadas e entre as mais importantes podemos enumerar:
A) As divergências externas e internas com respeito aos métodos de pastoral e mentalidade dos agentes, com acusações, recusas e até mesmo maltrato.
B) As dissenções internas e a falta de unidade no episcopado, no clero e nos grupos de católicos, com ideologias radicalmente contrárias: Conservadorismo X grupos mais liberais.
C) A crise em profundidade no clero, especialmente nos anos de 1970/80 com o fechamento de seminários, diminuição do número de vocações, evasão, laicização de padres e afastamento do ministério.
D) As mudanças na vida religiosa, com a busca de um sentido novo para a consagração religiosa e votos.
Outras novidades, porém, vieram fazer com que a vida eclesial fosse de uma riqueza muito grande neste período.

Padre Inácio Medeiros, C.Ss.R. Província São Paulo
Escreve série sobre a 
História da Igreja no Brasil 
para o A12.co

Nenhum comentário: