Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Apologética
Em Defesa da Bendita Virgem Maria
Fonte: El Baú del Tesoro Católico
Autor: Bob Stanley
Tradução: Rogério Hirota (SacroSancttus)
Você é tão formosa, tão submissa e você é a Mãe de DEUS...
Porque existe tanta controvérsia sobre Maria?
1. As pessoas admitem que ela é a mãe de Jesus Cristo em Sua humanidade, mas não pode ser a mãe de DEUS.
2. Dizem que ela não pode ser imaculadamente concebida.
3. Dizem que ela não foi perpetuamente virgem e que teve outros filhos.
4. Dizem que ela não pode ser assunta ao Céu de corpo e alma.

Examinemos cada um destes comentarios :


I. Maria é a Mãe de DEUS?

A. A definição de ‘PESSOA’ é, 'O centro de atribuição em uma natureza racional'. Para uma pessoa a pergunta é 'QUEM'. Quem é esta pessoa?
1. Cada pessoa tem um corpo. Mensagens vem ao corpo através dos cinco sentidos.
2. Cada pessoa tem uma alma, o centro da vida.
3. Cada pessoa tem um espírito . Tem o intelecto e o livre arbítrio.
B. A definição de ‘NATUREZA’ é, “o que faz algo ser o que é”. Um cão tem uma natureza de cão, um peixe tem uma natureza de peixe. Um cão não pode ‘miar’ porque não tem a natureza de gato. Tudo tem sua propria natureza. Uma pessoa possui uma natureza. A natureza não possui uma pessoa. Eu não posso mover seu braço porque minha pessoa não possui sua natureza. Para uma natureza a pergunta é ‘QUE’. Que classe de natureza ? Humana, peixe, gato, cão ?
C. Jesus Cristo foi (é) uma pessoa, como você é uma pessoa, e eu sou uma pessoa.
D. Jesus Cristo tem duas naturezas, uma natureza divina e uma natureza humana. Ele é único, a única pessoa nascida com duas naturezas distintas.
E. Ele pode fazer tudo o que DEUS pode fazer, ao mesmo tempo pode fazer tudo o que o homem pode fazer, exceto pecar.
F. Como DEUS, Ele sabia tudo. Como homem, Ele teve que aprender tudo, como você e eu o fazemos. Lc 2:52
G. Seu pai adotivo, São José, ensinou ao criador do universo como ser um carpinteiro. Mc 6:3
H. É um mistério como estas duas natureza co-existiram em Sua ‘única pessoa’. Se conhece como a ‘União Hipostática’.
I. Jesus Cristo é uma pessoa, com duas naturezas.
J. Ele não é duas pessoas, cada uma com Sua propria natureza.
K. Um filho recebe sua natureza de seu pai, masculino, humano, etc.
L. Jesus Cristo recebeu Sua natureza de Seu pai, uma natureza divina.
M. Como Jesus Cristo é o Filho do Pai, Ele é uma pessoa divina. Ele não pode ser uma pessoa humana também, porque isso faria duas pessoas cada uma com uma natureza.
N. Uma mulher dá a luz a uma ‘PESSOA' e essa pessoa possui uma natureza, masculino, feminino etc. Ela não dá luz a uma natureza.
O. Maria deu a luz Jesus Cristo, uma ‘PESSOA DIVINA’.
P. Como Maria deu a luz uma pessoa divina, isso a faz Mãe de DEUS.

--------------------------------------------------------------------------------
II. Maria foi imaculadamente concebida?


A. Isso significa que ela não teve mancha ou pecado em sua concepção, no ‘Pecado Original'.

B. DEUS e pecado são mutuamente incompatíveis. Deus não pode co-existir com o pecado.
C. Quando Adão e Eva pecaram, foram expulsos do Eden (Gen 3:24), as portas do Céu se fecharam. Não havia salvação a humanidade até que Jesus Cristo morreu na cruz e as portas se voltaram a abrir.
D. Quando DEUS deu os planos da ‘Arca da Aliança’, ao povo, Ele foi muito meticuloso de como a ‘morada’ de Sua ‘PALAVRA’, as tábuas de pedra dos ‘Dez Mandamentos’, seriam construidas. Tinha que ser perfeitas e sem mancha. Ex 25:8-40
E. A ‘Nova Arca da Aliança', o meio que seria abrigado a ‘PALAVRA’, Jesus Cristo Encarnado, tinha que ser ‘feito’ também sem mancha.
F. A 'Nova Arca da Aliança' foi Maria. Ela deu a luz para a ‘PALAVRA’, Jesus Cristo. Jo 1:1,14
G. Leia Lucas 1:28, "Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Bendita é entre todas as mulheres'." Lucas 1:30, 'O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.’ ‘Cheia de Graça’, e ‘Graça diante de DEUS’, somente pode significar que Maria não tinha pecado. João Batista não havia aparecido todavia para començar o Sacramento do Batismo. Se DEUS que é todo poderoso criou o universo inteiro do nada, porque você não acredita que o mesmo DEUS que impôs o Pecado de Adão sobre a humanidade poderia fazer uma pequena menina Judia sem pecado original?
H. Ela tinha que ser ‘Imaculadamente Concebida’ para satisfazer a verdade de que DEUS não pode co-existir com o pecado.

--------------------------------------------------------------------------------
III. Maria foi sempre virgem? Ela teve outros filhos?

A. Mateus 13:55-56 e Marcos 6:3 diz, "Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?E suas irmãs, não vivem todas entre nós? "
B. A principio soa como se Jesus tivesse irmãos e irmãs. Estes são os dois versículos principais que alguns dizem ‘provar’ que Ela teve outros filhos. Vejamos as definições.
C. Em quatro dicionários diferentes, a palavra ‘irmão’ significa, filhos dos mesmos pais uu amigo, aliado, parente, companheiro, membro do mesmo clã, da mesma Igreja, etc. Qual definição encaixa com estes versículos?
D. Compare Mateus 10:2-4, Marcos 15:40, João 19:25, e Atos 1:13 e você encontrará que São Tiago, José e Judas foram filhos de Cleofas (Alfeu) e ‘a outra Maria’, não Maria a Mãe de DEUS. Simão foi o ‘Cananeu‘ de Marcos 3:18 e o ‘Zelador'.
E. NENHUM dos quatro ‘irmãos’ foram filhos de Maria, a Mãe de DEUS. Eles forram ‘companheiros’. Isso torna a palavra ‘irmão’ um errado argumento protestante. Mateus 12:50

--------------------------------------------------------------------------------
IV. Maria foi Assunta ao Céu de corpo e alma?

A. Os que negam usam 1Cor 15:50, "...é que nem a carne nem o sangue podem participar do Reino de Deus", portanto era impossível que fosse assumida de corpo e alma. O versículo significa, ‘a distância entre as criaturas e DEUS é demasiadamente larga para ser ponte a menos que DEUS Mesmo nos transforme'.
B. Jesus Cristo ascendeu ao Céu de corpo e alma. Jo 20:17
C. A Biblia claramente assinala que nada menos do que duas pessoas do Antigo Testamento FORAM assuntas ao Céu de corpo (glorificado) e alma.
D. Gen 5:24, "Henoc andou com Deus e desapareceu, porque Deus o levou." Heb 11:5, "... Pela fé Henoc foi arrebatado, sem ter conhecido a morte: e não foi achado, porquanto Deus o arrebatou; mas a Escritura diz que, antes de ser arrebatado, ele tinha agradado a Deus (Gn 5,24).." 2 Reis 2:11, "Elias subiu ao céu num turbilhão."
E. E para Maria, leia o Salmo 16:10, " Porque vós não abandonareis minha alma na habitação dos mortos, nem permitireis que vosso Santo conheça a corrupção." Este versículo pode ser aplicado a María como ao ‘Messias’. Veja también, 1Cor 15:52.
F. Maria certamente é UMA SANTA, pois em Lc 1:28, um anjo lhe disse "Ave , CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONTIGO. BENDITA ÉS TU ENTRE TODAS AS MULHERES." Em Lc 1:30, o anjo diz, "...ENCONTRASTE GRAÇA DIANTE DE DEUS." EM Lc 1:42 Isabel diZ, "...BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES E BENDITO O FRUTO DE TEU VENTRE." Em Lc 1:48 MarIa mesma diz, "...TODAS AS GERAÇÕES ME CHAMARÃO BEM-AVENTURADA." Ela é a única pessoa chamada ‘Bendita és Tú Entre as Mulheres’, em toda a Sagrada Escritura.
G. Como María, sendo a Mãe de DEUS e Rainha dos Santos tem um cargo maior que Enoc ou Elias, como se poderia acreditar que ela não foi assunta, como eles foram?
H. As primeiras Igrejas escavaram ‘reliquias’ dos primeiros Santos quando morreram. Não existe nada referente que alguma Igreja obtivesse ‘reliquias’ da Bem-aventurada Virgem. Suas réliquias seriam as mais valiosas de todas. Não existe reliquias de uma pessoa assunta, porque não existe corpo na terra para se tira-las.




I. Só porque a Biblia não diz nada sobre a Assuncção de Maria não quer dizer que não o foi. Tampouco diz que ela NÃO foi assunta.

Nenhum comentário: