Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 21 de setembro de 2013

Sábado, 21 de setembro de 2013, 09h16

Papa promove mudanças em cargos da Cúria Romana


Da Redação, Agência Ecclesia


O Papa Francisco nomeou neste sábado, 21, novos responsáveis na Cúria Romana, escolhendo um novo prefeito para a Congregação para o Clero e um secretário-geral do Sínodo dos Bispos, anunciou a Santa Sé.

Francisco escolheu o arcebispo Beniamino Stella, italiano, de 72 anos, que presidia à Academia Eclesiástica, como prefeito da Congregação para o Clero, até agora liderada pelo cardeal Mauro Piacenza.

Este assume as funções de Penitenciário-mor, cargo deixado vago pela renúncia do cardeal português Dom Manuel Monteiro de Castro, por motivos de idade.

Ainda na Congregação para o Clero, o Papa confirmou Dom Celso Morga Iruzubieta como secretário e nomeou  Dom Jorge Carlos Patrón Wong, arcebispo mexicano, como secretário para os seminários, setor que foi entregue à Congregação em janeiro, por Bento XVI.

O atual secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterovic, foi nomeado núncio (embaixador) na Alemanha e é substituído no Vaticano por Dom Lorenzo Baldisseri, arcebispo italiano de 72 anos, até hoje secretário da Congregação para os Bispos e do Colégio Cardinalício.

O Papa confirmou, por outro lado, o arcebispo alemão Gerhard Muller como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, com o secretário, Dom Luis Ladaria, tendo nomeado um secretário-adjunto, o arcebispo norte-americano Joseph Di Noia, até agora vice-presidente da Comissão Pontifícia ‘Ecclesia Dei’.

Também na Congregação para a Evangelização dos Povos foi confirmado o atual prefeito, cardeal Fernando Filoni, com os respetivos secretário (Dom Savio Hon Tai Fai) e secretário-adjunto (Dom Protase Rugambwa).

O novo presidente da Academia Pontifícia Eclesiástica, a escola diplomática da Santa Sé, é Dom Giampiero Gloder, que até agora desempenhava funções na Secretaria de Estado do Vaticano.

Estas decisões foram tornadas públicas a dez dias do primeiro encontro entre Francisco e o grupo de oito cardeais, dos cinco continentes, que escolheu para o aconselharem na renovação da Cúria Romana, o conjunto dos organismos centrais de Governo da Igreja Católica.

Até agora, o Papa tinha escolhido um novo secretário de Estado do Vaticano, Dom Pietro Parolin, que assumir funções a 15 de outubro, substituindo o cardeal Tarcisio Bertone.

Na entrevista que concedeu às revistas jesuítas, publicada esta quinta-feira, 19, Francisco disse que “os dicastérios romanos estão ao serviço do Papa e dos bispos: devem ajudar tanto as Igrejas particulares como as Conferências Episcopais”.

O Papa revelou ainda que pretende fazer dos Consistórios (encontros de cardeais) e Sínodos (organismo consultivo com bispos de todo o mundo) “lugares importantes” para “consultas reais, não formais”.

Tags: Papa Francisco Cúria Romana mudanças
      Enviar para um amigo Enviar por E-mail    Imprimir Imprimir    Assinar mensagem Assinar RSS    Delicious Delicious    Comente
Conteúdo relacionado

Nenhum comentário: