Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Parábolas


Parábolas são pequenas histórias que incorporam elementos do dia a dia, e que tem como finalidade transmitir um ensinamento, uma verdade, em uma linguagem de fácil compreensão. Quando queremos nos fazer entender é necessário que as nossas colocações estejam no mesmo nível de entendimento daqueles que estão nos ouvindo.

Só a titulo de exemplo suponhamos que Rui Barbosa fala-se a uma criança do ensino fundamental: “bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa”. Será que ela entenderia? Eu não entendi, e você?

Foi justamente por interagir com pessoas de todos os níveis que Jesus utilizou-se das parábolas, para que se tornasse claro os seus ensinamentos. Uma das características principais nas parábolas – com algumas exceções - era serem curtas, para facilitar ainda mais o entendimento.

Podemos classificar as parábolas em três tipos: - “Reais: que descreve fatos da vida cotidiana; - História: fato centralizado em uma pessoa e que aconteceu no passado; eIlustrações: que trazem um exemplo a ser seguido.

Se você deseja colaborar com a nossa coluna “Parábolas” sugerindo ou enviando matérias, por favor, utilize o Formulário de Contato que se encontra no final da pagina, se tem um depoimento utilize os Comentários.

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família.

Ricardo e Marta
Comunidade São Paulo Apóstolo





·         O que é Parábola?
·         Bom Samaritano
·         Dois devedores
·         Filho pródigo
·         Joio e o Trigo
·         Juiz cruel e a Viúva
·         Semeador

Nenhum comentário: