Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quinta-feira, 18 de abril de 2013


Quarta-feira, 17 de abril de 2013, 13h21

Assembleia dos bispos aborda JMJ e população negra

André Alves
Da Redação, Assessoria CNBB


A Assembleia Geral dos Bispos do Brasil entra em sua reta final. Nesta quarta-feira, 17, os assuntos são de relevância para a Igreja e para o país. A Jornada Mundial da Juventude e um estudo sobre os povos quilombolas são as principais pautas deste oitavo dia de Assembleia.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a 51ª Assembleia Geral da CNBB 


Pela manhã, os bispos celebraram a Eucaristia no Santuário Nacional, presidida pelo bispo de São Mateus (ES), Dom Zanoni Demettino Castro e rezada na intenção dos bispos negros. Na homilia, Dom Zanoni destacou as batalhas do povo negro na história, o sofrimento durante o período da escravidão e suas lutas atuais.
Sobre a JMJ, o tema apresentado aos bispos para a manhã desta quarta-feira, 17, foi a Semana Missionária. Neste mesmo contexto, os participantes desta assembleia também fizeram uma reflexão sobre o modo como a Igreja no Brasil vai prosseguir sua missão evangelizadora junto aos jovens após a JMJ. A Jornada acontece de 23 a 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro, e vai contar com a participação do Papa Francisco.
Uma sessão na parte da tarde será dedicada ao tema central da assembleia que é “comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Outro assunto que também estava na pauta de ontem (16) e que poderá repercutir hoje é o texto aprovado “Estudo sobre os povos quilombolas”.
O material sobre os negros será publicado na série verde de estudos da CNBB e contém a seguinte afirmação:  “assim como na sociedade em geral tomando uma perspectiva mais ampla, nossas comunidades não estão alheias a situações de preconceito e discriminação contra os quilombolas. Diante desses fatos, muitas vezes velados, cabe compreendermos que evangelizar significa também apoiar as reivindicações por políticacs de enfrentamento ao racismo e à discriminação para superar as práticas que negam a dignidade humana, que são um contra testemunho evangélico”.

Tags: assembleia CNBB 2013 CNBB Aparecida bispos missa negros JMJ 2013
Conteúdo relacionado

Nenhum comentário: