QUINTA-FEIRA, 11 DE ABRIL, 2013
Compêndio da Revisão 1961 da Romanum Pontificale - Parte 4,1: A bênção de um cemitério (1595)
Quando um cemitério é para ser abençoado, cinco cruzes de madeira são criados na mesma: uma no meio, mais alto do que os outros, e os outros quatro em quatro extremidades dos motivos. No pé de cada cruz é definida uma peça plana de madeira, montado sobre uma estaca pequena fixado no solo; estas peças são feitas de tal maneira que cada um deles pode conter três velas, que são colocados sobre eles antes da cerimónia. A faldistório é colocado perto da cruz central para a bênção, o bispo usa uma mitra branca lidar e simples, e leva o seu cajado. Antes da cerimônia começar, ele se senta no genuflexório e brevemente fala ao povo sobre a santidade do cemitério.
Três velas são agora fixados e acendeu ao pé de cada uma das cinco cruzes, após o que o bispo está diante da cruz central e diz a seguinte oração.
Ele agora se move através do cemitério para a cruz atrás da central, aspersão de água como ele vai e dizendo com os Salmos assistentes 6 Domine ne em furor tuo e 31Beati quorum remissae , sem Gloria Patri no final. Estes são os dois primeiros dos sete Salmos penitencial; ao longo da cerimônia, o bispo vai recitar todos os sete. Antes dessa cruz que ele diz a oração seguinte.
Três velas são agora fixados e acendeu ao pé de cada uma das cinco cruzes, após o que o bispo está diante da cruz central e diz a seguinte oração.
Oremos. Deus Todo-Poderoso, que és o guardião de nossas almas, a defesa da nossa salvação, e a fé dos crentes, olha com misericórdia para o trabalho do nosso serviço, de modo que a nossa entrada, este cemitério pode ser purificado, abençoado + , sancti + cados, e consequente + caixote, que os corpos mortais descansam aqui após o curso de suas vidas, no grande dia do julgamento, juntamente com suas almas felizes, pode merecer a obter as alegrias da vida eterna. Através de Cristo, nosso Senhor. R. Amen.O bispo se ajoelha diante da cruz no genuflexório, e os cantores começam a ladainha dos Santos. Após a invocação, "que tu pode se dignou a conceder o descanso eterno a todos os fiéis defuntos", o bispo se levanta, e canta as seguintes invocações adicionais, fazendo o sinal da cruz sobre o cemitério nos locais marcados.
Que Tu pode se dignou a limpar e abençoar + neste cemitério. R. nós te rogamos, ouvi-nos.Os cantores terminar a Ladainha, após o que o bispo abençoa água benta com a mesma bênção encontrado no Rituale. Em pé, diante da cruz, ele entoa a antífona: "Tu polvilhe-me, ó Senhor, com hissopo, e ficarei limpo:. Tu lava-me, e eu vou ser mais branco do que a neve" O coro continua e, em seguida canta o Salmo 50 Miserere, do qual ele é tomado, com Gloria Patri no fim, e repete a antífona. Enquanto isso, o bispo vai sobre o cemitério inteiro, começando a sua direita, e fazer um circuito completo, aspergindo água benta por toda parte. Voltando então à cruz que fica na frente da cruz central, diz a oração seguinte.
Que Tu pode se dignou a limpar, abençoe + e sancti + fy neste cemitério. R. nós te rogamos, ouvi-nos.
Que Tu se digne para limpar, abençoe + , sancti + fy e consequente + caixa neste cemitério. R. nós te rogamos, ouvi-nos.
Oremos. Deus, que és o criador de todo o mundo, e redentor da raça humana, e perfeitamente arrayest todas as criaturas visíveis e as invisíveis, nós Te suplico com voz humilde e de coração puro, que Tu pode se dignou a limpar + , abençoe+ e sancti + fy, este cemitério ou túmulo, em que os corpos de teus servos e servas deve descansar após os cursos de passagem desta vida, e que através da Tua grande misericórdia fizeste concessão remissão de todos os pecados para os que confiam em ti, tu dar em abundância consolação perpétua também para os corpos dos que descanso neste cemitério, e aqui esperam a trombeta do Arcanjo primeiro. Através de Cristo, nosso Senhor. R. Amen.Ele incensos da cruz, e então toma as três velas do suporte ao pé dele e define-os no topo, um no meio do pé, e um em cada extremidade da barra.
Ele agora se move através do cemitério para a cruz atrás da central, aspersão de água como ele vai e dizendo com os Salmos assistentes 6 Domine ne em furor tuo e 31Beati quorum remissae , sem Gloria Patri no final. Estes são os dois primeiros dos sete Salmos penitencial; ao longo da cerimônia, o bispo vai recitar todos os sete. Antes dessa cruz que ele diz a oração seguinte.
Oremos. Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente, tríplice Majestade, e um Deus, Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, autor da justiça, doador do perdão, doador de todas as coisas boas, origem de santidade, dispensador de graças, que em Tua bondade recebeste tudo o que vir a Ti: conceder em Tua misericórdia que este cemitério, estabelecidas para a honra do teu nome, seja abençoado + e sancti + fied; que para o santo patriarca Abraão, teu servo, tu que abençoe a terra prevista enterro dos filhos de Hebrom, e para o povo de Israel gavest a terra prometida para durar para sempre, da tua grande bondade conceder um lugar de descanso para os corpos de teus servos e servas que entrar neste cemitério, e defesa de cada incursão de espíritos malignos, de modo que, após a ressurreição do corpo e da alma reunificada, podem merecer para receber bem-aventurança eterna, da Tua presente e outorgante; Quem no perfeito Trindade vives e dominas, Deus, pelos séculos dos séculos. R. Amen.Ele incensos cruz e corrige as velas em cima dele como antes, e depois segue para a cruz no lado direito do cemitério, novamente, espargindo água benta como ele vai, e dizendo que o terceiro penitencial Salmo 37 Domine ne em furor tuo , sem Gloria Patri no fim. Antes dessa cruz que ele diz a oração seguinte.
Oremos. Senhor Deus, pastor da glória eterna, a luz ea honra de guardião da sabedoria, e força de prudência, a saúde da força, doente da consolação, poderoso da vida sofrida e dos justos glória, dos humildes, nós humildemente e sinceramente suplicar Ti, que Tu se digne a manter, purificar e abençoar + este cemitério dos teus servos de todo tipo de sujeira, e as armadilhas de espíritos imundos, e não deixará de conceder aos corpos humanos que vêm a este lugar pureza eterna, de modo que todos os que receberam o sacramento do Batismo e perseveraram na fé católica até o fim de suas vidas, tendo passado seu tempo na presente época, deram seus corpos para descansar neste cemitério, como o soar das trombetas Angélico, em seu almas e corpos juntos, pode receber as recompensas eternas de alegria no céu. Através de Cristo, nosso Senhor. R.Amen.Ele incensos cruz e corrige as velas para ele como antes, e depois se move através do cemitério para a cruz no lado esquerdo do mesmo, novamente, espargindo água benta como ele vai, e dizendo o quinto penitencial Salmo 101 Domine Exaudi , sem Gloria Patri no fim. (O quarto Penitencial Salmo Miserere já foi dito.) Antes de esta cruz diz a oração seguinte.
Oremos. Senhor Jesus Cristo, que formou o corpo humano a partir da terra para a reparação angelical, e levou-a em Ti para a nossa redenção, que liberá-lo para a terra de acordo com a condição da carne, e levantá-lo novamente a partir da terra para a imortalidade : dignou Tu, o que pedimos, para conse + grade esta terra para uso em enterro, com a bênção do teu corpo sepultado, e conceder que aqueles que, sendo enterrado contigo no Batismo, deve ser enterrado aqui na natureza da carne, pode descansar na esperança de Tua ressurreição, na misericórdia da Tua redenção. Quem te vir a julgar os vivos e os mortos, eo mundo em fogo. R. Amen.Ele incensos cruz e corrige as velas em cima dele como antes, e depois volta para a cruz no meio do cemitério, novamente, espargindo água benta como ele vai, e dizendo os Salmos sexto e sétimo penitencial, 129 De profundis e 142 Domine Exaudi , semGloria Patri no fim. Antes da cruz central diz a oração seguinte.
Oremos. Estar presente, nós te rogamos, Senhor Deus, para o nosso serviço, como visitar este lugar em Teu nome, e para o ministério da nossa fraqueza, e assim como Tu abençoe terra pelas mãos de teus servos Abraão, Isaac e Jacó enterro em suas andanças, por isso peço-Te, Senhor, dignai-vos abençoar + , sancti + fy, e consequente + cemitério desta caixa, comprado (figurativamente) ao preço do sangue de teu Filho unigênito, Nosso Senhor Jesus Cristo, por o resto dos corpos de nosso errante (ou 'peregrinação'), até que, pela nossa mesmo Senhor Jesus Cristo te Tu conceder-lhes a subir a partir do pó para a glória.Quem contigo vive e reina, na unidade do Espírito Santo, Deus.Esta oração agora segues no diálogo Prefácio e prefácio seguinte.
Verdadeiramente é digno e justo ... por meio de Cristo, nosso Senhor. Quem é o dia eterno, o brilho, luz indefectível eterna. Quem ordenou seus seguidores então a caminhar na luz, para que pudessem escapar da escuridão da noite eterna, e felizmente chegou à pátria de luz. Quem em Sua humanidade, assumiu, chorou sobre Lázaro, pelo poder de Sua divindade lhe restituiu a vida, e trouxe a raça humana, que foi esmagada pela massa de quatro vezes dos pecados, de volta à vida. E por Ele, o Senhor, nós Vos peço, humildemente, que aqueles que devem ser enterrados neste túmulo, no último dia, quando as trombetas dos anjos soará, liberado dos laços do pecado, e restaurado para a felicidade eterna, e numeradas nas empresas dos Santos, pode encontrar-Te, que a vida eterna arte, gentil e misericordioso, para que Te louvamos, o autor da vida, exultante com todos os santos.A conclusão longa é dito em voz baixa, como o costume normal com esses tipos de bênçãos. O bispo então incensos cruz e corrige as velas em cima dele como antes. Em pé, diante da cruz, ele então diz com os ministros, "Oremos. Vamos nos ajoelhar.Levanta-te. "Ea seguinte oração final.
Senhor, Pai Santo, Deus eterno e omnipotente, que sanctifiest todos os lugares, e remakest-los para o melhor, de quem e por quem descendeth cada bênção do céu para a terra; deign Tu para abençoar + este lugar, que pode ser um túmulo ou cemitério, um doce descanso e sono dos mortos, e que as almas daqueles que os corpos são ou devem ser enterrado aqui, obter a doçura da Tua alegria, e, no entretanto, se alegrar e exultar na Jerusalém celeste, até que no grande dia do julgamento, eles recebem seus corpos de volta das sepulturas, e assim vêm ao encontro do Senhor, como Ele vem para julgar, com o fruto de suas boas obras.Através de Nosso Senhor.O bispo então dá uma bênção solene para o povo, e se ele quiser, se prepara para dizer missa, caso contrário, ele pode ter um outro padre dizer isso para ele. Em ambos os casos, as orações seguintes são adicionados à missa do dia, sob uma única conclusão.
Colete ó Deus, por cuja misericórdia resto as almas dos fiéis defuntos, nós pedimos, Senhor, envie aqui Teu santo anjo da guarda, e libertar as almas de todos os homens e mulheres cujos corpos estão enterrados aqui de todos os títulos de seus pecados, que em Ti podem infinitamente alegrar com teus santos.Segredo Santificai, Senhor, os dons oferecidos, e Tu que quisestes ser depositados na sepultura ti mesmo, e se dignou a conceder Tua fiéis o exemplo da ressurreição, concessão, nós oramos, perdão de seus pecados para as almas dos fiéis que aqui Tua descansar em Ti, que este Vítima de poupança pode ser o remédio e descanso de suas almas e corpos. Pós-Comunhão Cheio pelos dons sagrados, nós oramos, ó Senhor, nosso Deus, que o teu povo, que acreditamos que irá aumentar no futuro a partir da morte do corpo, pode merecer da Tua misericórdia a subir a partir da morte da alma.



Nenhum comentário:
Postar um comentário