
Os quatro sentidos da Escritura
Pedro Miguel Funes Díaz - CCR
Escritura como parte do tesouro de valor inestimável que Jesus deixou a Igreja, através dos apóstolos. Todo cristão deve se esforçar para conhecer e viver segundo a Bíblia, pois é a santidade. Isso foi entendido pelos Padres da Igreja, ou seja, os sábios, os santos dos primeiros séculos da Igreja, e eles se comprometeram suas vidas no conhecimento e prática do mistério de Deus atestada nos livros sagrados.vida no conhecimento e prática do mistério de Deus atestada nos livros sagrados.Dizem, aliás, que um anão que fica sobre os ombros de um gigante pode ver mais longe que o próprio gigante, mas é claro, a sua visão é principalmente devido ao gigante que apoiou. Algo semelhante acontece neste caso: se nós saltou sobre as costas de estes gigantes, que eram os pais da Igreja, nós, sem dúvida, ver mais adiante. Eles são aqueles que deixaram a Igreja, a fim de entrar no ensinamento da Sagrada Escritura e alavancagem. Podemos percorrer um longo caminho na estrada da vida cristã, se somos guiados por eles.
Caba Sem dúvida, temos também a ajuda de métodos modernos de interpretação de documentos hoje a ciência se desenvolveu. Também não devemos rejeitar seu uso. No entanto, deve ser enfatizado que algo o ensinamento patrístico nos sublinhados, ser essencial, às vezes é esquecido: ler a Escritura com o mesmo espírito com que foi escrita (DV 12, 3).
Um autor medieval resumiu os ensinamentos dos pais sobre os sentidos da Escritura propondo que podemos encontrar nele quatro sentidos: o literal, o alegórico, o sentido moral e do Catecismo anagógico.El sentido da Igreja Católica tenha recolhido propõe este ensino eo número 115 a 119.
Aqui somos informados de que o sentido literal é o significado das palavras da Escritura e descoberto pela exegese que segue as regras de interpretação justa. Isto é o que o autor queria dizer, e é o sentido que está por trás da outra.
O sentido alegórico é o que nos permite adquirir uma compreensão mais profunda dos acontecimentos, reconhecendo sua importância em Cristo e na travessia do Mar Vermelho é um sinal da vitória de Cristo e, portanto, o batismo.Neste sentido, não é, como alguns podem acreditar, um sentido arbitrário, que é definido de acordo com o capricho do leitor, mas para que, iluminado pela fé, ela vê Cristo em toda a Escritura. Alguns pensam que isso é algo como os carros alegóricos do carnaval, e se esqueceram que a alegoria na verdade vem do grego e significa o outro, neste caso, o outro que está contido na letra da Escritura. O sentido alegórico é o que é revelado quando a carta é encontrada no mistério de Cristo.
O senso moral indica que os eventos narrados nas Escrituras deve levar-nos a agir com justiça. Ou seja, se nós descobrimos o mistério de Cristo, através do sentido alegórico, também vivemos. O que isso nos diz como viver o mistério é o sentido moral. Então, nós entendemos que a moral cristã não é apenas um conjunto de regras sobre o que fazer ou não fazer, mas acima de tudo, vida, vida espiritual que vem da fonte da vida, Jesucrito Nosso Senhor nos deu o seu Espírito.
Por fim, o sentido anagógico é aquele pelo qual podemos ver realidades e acontecimentos em sua significação eterna, conduzindo-nos para o nosso país (o céu) e da Igreja na terra é sinal da Jerusalém celeste. Em outras palavras, o sentido anagógico é o que nos diz que o nosso objetivo não é neste mundo, mas nós estamos no nosso caminho para a casa do Pai, na eternidade. Neste sentido está nos encorajando e orientando a nossa esperança.
Eu às vezes pensava que, basicamente, quando uma homilia ou reflexão são boas, é porque somos ensinados os quatro sentidos da Escritura, mas às vezes sem saber o nome de cada um desses sentidos.
Se o sacerdote explica o texto das leituras, mostra-nos como, quando e por que foi escrito, e assim por diante., Ilumina-nos sobre o sentido literal, indispensável para sugerir qualquer outra coisa. Quando explicamos, uma vez sentado no sentido literal, como ele brilha no mistério da salvação realizada por Cristo, estamos propondo o sentido alegórico. Tendo feito isso, quando o sacerdote nos mostra a relação desse mistério com a vida cristã diária, onde vivemos ou implementar Escritura está nos ensinando o sentido moral. No final, quando ele nos diz que se manter o mistério em nossos corações e que nós praticamos alcançar a felicidade dos santos, então estamos propondo o sentido alegórico.
É altamente desejável, portanto, ler e redescobrir a importância dos pais da Igreja neste campo. Você precisa reler Irineu, Orígenes, Santo Agostinho, São João Crisóstomo. Este não é o momento para eles, com certeza, mas certamente sua contribuição foi enorme para nós, hoje, que podemos ler corretamente as Escrituras no espírito em que foram escritos.
http://www.ecclesia.com.br/

Nenhum comentário:
Postar um comentário